Quando se tem uma namorada ou esposa, você gosta dela por vários motivos. Pela Beleza, pelo sorriso, pelas curvas, pelo perfume, pelo brilho dos cabelos, por ela ser carinhosa, atenciosa e doce, por exemplo. Mas na verdade você gosta dela pelas coisas que ela tem de bom, e também pelas coisas que não são boas, mas que a fazem ser quem ela é; ou seja, você acaba aprendendo a gostar até dos defeitos. Como quando ela fica nervosa e desbocada quando está torcendo pelo Vasco, do bicão que faz quando está zangada ou dormindo, e do fato dela ser fã do Bon Jovi.
Os fãs de Beto Guedes funcionam da mesma forma, o amam pelo o que ele é, com todas as virtudes e defeitos. Beto é todo sem jeito no palco, fica meio sem graça pra falar com o público, fica nervoso, se atrapalha com as afinações da guitarra, erra as letras, se enrola colocando e tirando os óculos pra enxergar as anotações. Mas isso tudo serve pra aumentar seu mito, criar um charme diferenciado, e sobretudo diverte a todos que estão lá pra curtir sua apresentação.
Beto Guedes é o gênio criador de belíssimas melodias, em harmonias que ganham complexidade no uso de acordes com os baixos alterados, o que cria uma obra de altíssimo nível, apesar da simplicidade aparente. As canções normalmente recebem os inspiradíssimos poemas de Ronaldo Bastos, que falam de amor e paz de uma forma tão bem feita, que os versos nunca perderam a força, mesmo passado tanto anos. "Amor de Índio", "O Sal da Terra", "Gabriel", "O Medo de Amar é o Medo de Ser Livre" (poxa...essa ele não tocou), todas elas são músicas eternas, que falam de sentimentos universais, de coisas tão importantes de se ouvir ainda mais nos dias de hoje.
O Teatro Rival estava lotado pra recebe-lo, na turnê de divulgação do CD/DVD "Outros Clássicos", gravado no ano passado em Belo Horizonte, comemorando 60 anos de vida, e privilegiando os "lados B", que podem ser até um pouco menos conhecidas, mas tem uma imensa legião de admiradores.
E é complicado agradadar e atender a todos os pedidos. Nos intervalos entre uma música e outra, as pessoas gritavam o nome da sua preferida. Beto ficava meio constrangido, mas chegou a atender o pedido de uma delas, cantando um trechinho de "Cruzada", sozinho, acompanhado apenas por sua Fender Stratocaster (toda colorida e psicodélica, modelo idêntico usado por Eric Clapton em suas mais recentes turnês).
A banda formada por grandes músicos como o incansável baterista Nenê, o jovem guitarrista Ian Guedes, e pelo tecladista Claudio Farias, mostrou-se muito bem entrosada em bons arranjos, aonde todos conseguiam mostrar o talento individual.
Beto ao poucos ia se sentindo a vontade, e foi se soltando durante o show, chegando a arriscar alguns solos de guitarra, com som puro, quase sem efeitos.
O repertório escolhido foi muito bom, e é claro que ficaram muitos clássicos de fora. Mas justiça seja feita, pra caber todos, o show teria que ter pelo menos mais duas horas de duração.
SETLIST:
1- Sonhando O Futuro
2- Balada dos 400 Golpes
3- Luz e Mistério
4- Dias de Paz
5- Canção do Novo Mundo
6- Nascente
7- Espelhos D'água
8- Tanto
9- Maria Solidária
10- Sol de Primavera
11- Feira Moderna
12- Quatro
13- Tudo em Você
14- Meu Ninho
15- Cruzada
16- Quando Te Vi
17- Amor de Índio
18- Lágrima de Amor
19- O Sal da Terra
Bis:
20- Gabriel
21- Lumiar
22- Água da Minha Sede
23- Paisagem da Janela
24- San Vicente
Agredecimentos especiais a Gabriela Harrison que cedeu essas lindas fotos feitas por ela.
Sensacional!!! Você conseguiu "nos descrever" muito bem!! Amamos o Beto por inteiro!
ResponderExcluirO repertório foi muito especial, pérolas como "Tanto", "Quatro" e "Tudo em Você" , sem sombra de dúvidas, fizeram desta noite algo inesquecível na memória dos fãs.
Oi Gabi, ficou fácil de descrever os fãs do Beto Guedes, poque eu também sou um deles.
ResponderExcluirMuito bom ver vc aqui no Blog, e obrigado pelas belíssimas fotos
Beijão
o beto é perfeito!!!
ResponderExcluirÉ ISSO AÍ, QUEM GOSTA DO BETO, SABE DO QUE GOSTA!!
ResponderExcluirFui no dia 11 - 6 feira ao show, eu adorei!
ResponderExcluirBeto, obrigada por ter tocado Izabel, você é um poeta! Chorei muito! EU TE AMO! Bjs.
IZABEL
Oi Amanda, Antônio e Izabel,
ResponderExcluirfico feliz de tê-los aqui no meu Blog.
Beto Guedes é um dos grandes nomes da nossa música, e todos os seus admiradores são bem vindos aqui.
Beijos e abraços
Beto Guedes é um gênio da MPB e gênios não são pra ser julgados... sorte de quem teve a oportunidade de estar no Teatro Rival e poder apreciar um show de Beto Guedes.
ResponderExcluirCom certeza!
ResponderExcluirVocê tá se superando a cada postagem, sabia? Bela comparação... Suas palavras foram de uma sensibilidade ímpar!
ResponderExcluirEssa garota que vc descreveu no começo da postagem é mesmo de muita sorte, se vc a descreve assim, provavelmente ela é mesmo tudo o que vc diz (ou talvez ela não saiba disso). Mas, será que ela sabe que ela é a sortuda por ter alguém como vc ao lado dela?
Sabe! E como sabe! Se não soubesse diria que vc deveria larga-la, porque alguém que não enxerga o ser humano maravilhoso que vc é não é digna de ser chamada "sua namorada".
Ela tem muito orgulho de vc! E tb te adora muito!
Feliz 2 anos!
Bjs, "Ela" rsrs
Mell, pode acreditar q ela é tudo isso, e muito mais.
ResponderExcluirSó não sei se ela é sortuda...
Ah..e Feliz dois anos pra vc tb!
ResponderExcluirJ.C. estou vendo que temos muitas coisas em comum (menos os clubes eu sou Flamengo e vc Vasco mas tudo bem ninguém é perfeito, serve para nós dois). Beto Guedes, Rock, Blues, Pepeu...junto com o Beto vem Lô e MILTON outros compositores do C.E. seus poetas, muito bem falado, como Ronaldo Bastos (aí de Niterói) Fernando Brandt, Márcio Borges entre outros. O que vc acha do Toninho Horta ícone dos meus acampamentos na Serra de Ibitipoca com seu Manuel, O Audaz?
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho e acabei virando seu seguidor!
É Carlos, vamos deixar o futebol de lado, rsss
ResponderExcluirAdoro Toninho Horta. Excelente compositor e guitarrista brilhante. Depois da uma olhada no post Meus 20 Guitarristas Brasileiros preferidos (http://rocknrollmusic4ever.blogspot.com/2009/01/meus-20-guitarristas-brasileiros.html), aonde eu o coloquei entre os meus prediletos.
Abração
Fui ao show no sábado e o Beto é realmente maravilhoso. Tudo estava perfeito e simples como ele. Ficaria ouvindo suas músicas por toda a noite. Com certeza estarei lá no próximo.
ResponderExcluirOi Anônimo (a),
ResponderExcluiré provável que eu também estarei.