Total de visualizações de página


domingo, 24 de abril de 2011

SALVE GEORGE!!! - Em 2011 serão lançados livro e filme sobre a vida de Harrison

Martin Scorsese, talvez o maior diretor vivo, está prestes a lançar "Living in the Material World: George Harrison". Anunciado durante o Festival de Cannes de 2010, o documentário sobre o beatle George Harrison foi montado por David Tedeschi e será lançado no segundo semestre de 2011. O filme vai abranger os anos de Harrison nos Beatles e também a carreira solo. Segundo a Variety, a viúva de Harrison se dedicou a buscar material em fitas, fotos e escritos inéditos. Entrevistas com Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono, Eric Clapton, Phil Spector e outros contemporâneos aos Beatles integrarão o lançamento.
Scorsese já tem bastante experiência com música. Em 1978,dirigiu "The Last Waltz", que registrou a última apresentação da The Band, que contou com participações especiais de Eric Clapton, Neil Diamond, Ringo Starr, Dr. John, Bob Dylan, Joni Mitchell, Van Morrison, Stephen Stills, Muddy Waters, Ronnie Wood, Neil Young, entre outros.
Em 2003, o cineasta produziu uma ótima série de documentários sobre as raízes do blues. Dois anos depois, realizou o documentário sobre Bob Dylan em "No Direction Home". Em 2008, foi a vez da banda de Mick Jagger, Keith Rochard e Cia, em "The Rolling Stones - Shine a Light", onde em meio à mega turnê "A Bigger Bang", Scorsese filmou duas apresentações da banda britânica no elegante Beacon Theater, em Nova York. Junto com o filme sobre Harrison, será lançado um livro com o mesmo nome, com fotos inéditas, cartas pessoais e diários escritos por George Harrison serão publicados em "Living in the material world". Olivia revelou a existência de uma infinidade de documentos no arquivo pessoal do músico. O material será reunido na biografia ilustrada da vida de Harrison. O livro abrangerá toda a vida do guitarrista e terá o prefácio escrito por Scorsese.
Martin Scorsese, Olivia Harrison e o produtor de "Living in the Material World: George Harrison", Nigel Sinclair

sábado, 23 de abril de 2011

Dois DVDs/ Blu-Rays do AC/DC serão lançados em 2011

O DVD "AC/DC: Live at River Plate" que documenta a turnê mundial "Black Ice" estará à venda em 10 de maio. Gravado em dezembro de 2009, o documentário registra as apresentações do AC/DC em Buenos Aires onde, aproximadamente, 200 mil fãs, em três shows com bilheterias esgotadas, delirando após 13 anos de hiato na Argentina. Um jornal argentino na época estampou a seguinte frase, que eu assino em baixo: ""atualmente ninguém está no mesmo nível quando se diz respeito ao puro e claro rock n' roll".
No show do U2 que vi em Buenos Aires pude constatar como os argentinos são fanáticos, e porque muitas bandas tem escolhido as terras portenhas como locação para a gravação de seus DVDs.
Os cinco integrantes do AC/DC participarão do lançamento mundial, no dia 6 de maio, no legendário HMV Hammersmith Apollo, em Londres. Gravado completamente em HD com 32 câmeras, a emoção estrondosa e a intensidade de "AC/DC: Live at River Plate" poderá ser visto pelos fãs da Inglaterra na maior tela de cinema do país (o equivalente a quatro ônibus de dois andares empilhados). Foi dirigido por David Mallet e produzido por Rocky Oldham e traz 19 faixas, além dos bastidores dessa produção.
Track list:
01. Rock N Roll Train
02. Hell Ain't A Bad Place To Be
03. Back In Black
04. Big Jack
05. Dirty Deeds Done Dirt Cheap
06. Shot Down In Flames
07. Thunderstruck
08. Black Ice
09. The Jack
10. Hells Bells
11. Shoot To Thrill
12. War Machine
13. Dog Eat Dog
14. You Shook Me All Night Long
15. T.N.T.
16. Whole Lotta Rosie
17. Let There Be Rock
18. Highway To Hell
19. For Those About To Rock (We Salute You)
Confira o trailer oficial:

O dia 7 de junho de 2011 marcará o lançamento da edição em Blu-Ray do “AC/DC: Let There Be Rock”, em uma versão limitada com conteúdo especial. O filme apresenta o concerto de dezembro de 1979, gravado em Paris, durante a lendária turnê do álbum "Highway to Hell". Entrevistas e vídeos do backstage mostram outro lado dos músicos, especialmente do saudoso Bon Scott, que acabou morrendo dois meses após esta apresentação. O material será também lançado em DVD.
Veja o track list completo:
1- Live Wire
2- Shot Down in Flames
3- Hell Ain’t a Bad Place to Be
4- Sin City
5- Walk All over You
6- Bad Boy Boogie
7- The Jack
8- Highway to Hell
9- Girls Got Rhythm
10- High Voltage
11- Whole Lotta Rosie
12- Rocker
13- Let There Be Rock

Confira o trailer:

sexta-feira, 22 de abril de 2011

SETE SUPER BATERISTAS COMPETEM PARA ENTRAR NO DREAM THEATER

O Dream Theater está prestes a escolher o substituto de Mike Portnoy. A decisão sairá em breve, e o novo baterista será um dos sete que foram selecionados em audições para a banda. Os finalistas são:
Mike Mangini - Steve Vai.

Virgil Donati - Planet X.

Marco Minnemann - Paul Gilbert.

Peter Wildoer - Arch Enemy.

Thomas Lang - King Crimson.

Derek Roddy - Nile.

Aquiles Priester - Hangar / ex-Angra.Na lista só tem feras. É claro que torço muito pelo brasileiro Aquiles, apesar de não apreciar muito o lance do "bumbo duplo supersônico".
Na minha opinião, Virgil Donati é o favorito por ser o mais técnico da lista.
Veja o video oficial que o Dream Theater disponibilizou sobre as audições:

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PROJETOS DE BONO E U2 NO BRASIL

Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da "Folha de São Paulo", durante sua passagem por São Paulo, Bono disse que gostaria de fazer um show na véspera da final da Copa do Mundo de 2014.
O cenário escolhido para a apresentação seria a praia de Copacabana, mas especificamente, uma plataforma flutuante no mar para que os fãs pudessem acompanhar tudo direto da areia.
Ainda segundo a colunista, é grande a probabilidade de que o show aconteça mesmo e a publicação até adiantou alguns detalhes de como seria a apresentação.
O show seria feito em cima de um porta-aviões estacionado perto da praia. Barcos e iates teriam autorização para se aproximar e ver o espetáculo e telões devem ser instalados na areia para que todos tenham uma boa visão do grupo.
Outra ideia, caso o show no mar não vingue, é instalar um palco de 180º em Copacabana. A equipe de Bono acredita que o público pode ser recorde e que não seria difícil conseguir patrocínio para a apresentação.
No dia seguinte, os integrantes da banda assistiriam à final ao lado de Dilma Roussef, no Maracanã.
Mônica fala também de outros planos do U2 na cidade, a gravação de um DVD no Corcovado na mesma época. A idéia é convidar parceiros para cantar com a banda. A renda seria revertida para projetos humanitários do mundo todo. Entre os brasileiros que Bono Voz quer convidar estariam Ivete Sangalo, e o Roberto Carlos.
E esperar pra ver se tudo isso é verdade...

quarta-feira, 20 de abril de 2011

KIKO LOUREIRO DO ANGRA ACUSA PARANGOLÉ DE PLÁGIO

Via Twiter, o guitarrista do Angra, Kiko Loureiro acusou o grupo de Axé Parangolé por plágio.
Os riffs da música "Nova Era" foram parar em "Azevixe", música gravada pelo grupo baiano, presente no disco "Dinastia parangoleira". Embora a faixa tenha sido gravada em 2007, só nesta terça o hit chegou aos ouvidos de Loureiro.
Temos que nos conformar com a nova era do creative commons e tals. Eu concordo, mas só não queria que começasse pelo Parangolé... Os caras querem zoar geral... Que vergonha! 'Tomba ae Tomba'. Absurdo! Cara de pau! Que feio os parangolés roubando músicas dos outros", escreveu Loureiro nesta terça, em uma sequência de mensagens no Twitter.
As editoras responsáveis pelas música do Angra e do Parangolé já estão em contato para um acordo financeiro.
Isso não me espanta, seria curioso se o Angra tivesse copiado alguma música do Parangolé.
Escutem as duas músicas no video e vejam como foi descarado:

Veja mais plágios famosos:

NA MÚSICA TUDO SE COPIA... , estrelas mundiais como Led Zeppelin, John Lennon, George Harrison, Deep Purple, Nirvana, Rod Stewart, Coldplay, Offspring e Beach Boys tiveram uma "ajudinha" pra comporem.

NA MÚSICA TUDO SE COPIA...(Continuação): , Iron Maiden e Accept plagiaram o mesmo riff da música "Wildfire", da banda britânica Budgie.

NA MÚSICA TUDO SE COPIA... (Parte III) - Raulzito e Paulho Coelho: , Raul Seixas e Paulo Coelho se "inspiraram" na letra de uma canção de Elvis Presley para comporem "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás"

NA MÚSICA TUDO SE COPIA... (Part IV): TIM MAIA E SEU SUPERHIT "SOSSEGO" Tim Maia "chupou" "Boot-leg", da Booker T. & the M.G.'s, banda americana de soul instrumental,para criar "Sossego".

Banda Gloria fecha escalação do dia do metal no Rock in Rio

Mas decepção... Pra quem aguardava por System Of Down pra fechar a escalação do dia do metal no Rock In Rio, vai ter que se contentar com a banda paulista Glória.
O dia 25 de setembro, dedicada ao metal, terá também os confirmados Metallica, Motörhead, Slipknot e Coheed and Cambria.
A banda Glória, que mistura heavy metal com letras sentimentalóides em português, vai abrir a noite do Palco Mundo. Com nove anos de carreira, tem dois CDs lançados por selos independentes e o álbum "Gloria", lançado pela pela Universal em 2008. O grupo de São Paulo é formado por Mi (voz), Elliot (guitarra/voz), Peres (guitarra), João (baixo) e Fil (bateria). Os caras até tocam bem, mas pro palco principal poderiam ter colocado o Sepultura ou Angra que estarão no Palco Sunset no mesmo dia; ou então se a intenção é colocar um artista nacional, poderiam chamar André Mattos, Cavalera Conspiracy, ou Dr Sin.
Fazer o quê? É a produção do Rock In Rio decepcionando mais uma vez.

terça-feira, 19 de abril de 2011

WHITESNAKE NO BRASIL EM SETEMBRO DE 2011

EHHHH!!!!!
David Coverdale estará no Brasil para shows com o Whitesnake em Setembro de 2011. E não será no Rock In Rio. Azar do Rock In Rio!As datas locais divulgados no SITE OFICIAL (http://www.whitesnake.com/)são:
  • 10 September 2011 Sao Paulo, BR - Estádio da Portuguesa (Canindé)

  • 11 September 2011 Rio De Janeiro, Citibank Hall

  • 13 September 2011 Belo Borizonte, Chevrolet Hall

  • 15 September 2011 Brazilia, Ginásio Nilson Nelson

Segundo o mesmo site, a pré-venda começa em 4 de maio, será feita através do site: http://www.ticketsforfun.com.br/ a partir da meia-noite do dia 04, ou através do telefone 4003-5588 a partir das 9 da manhã, ou em postos autorizados da Tickets For Fun.
Vendas para o público em geral a partir de 11 de maio.
Fortes rumores dizem que será uma turnê conjunta com o Judas Priest, como em 2006.

OS 70 ANOS DE UM REI

Esqueça a cafonice do repertório a partir dos Anos 80, sobretudo as melôs criadas para as gordinhas, baixinhas, dentuças, caolhas... Ignorando essa fase terrível, não tem como negar que Roberto Carlos é um grande artista.
Começou a carreira imitando João Gilberto, até conhecer e se apaixonar pelo Rock de Elvis Presley e Chuck Berry.
Em 1957, na Rua do Matoso, no bairro da Tijuca (Rio de Janeiro), conheceu a banda The Sputniks, que era formada por seus colegas Edson Trindade, José Roberto "China", Wellington, Arlênio, e Sebastião (Tim) Maia. No mesmo ano, conheceu aquele que seria seu maior parceiro musical: "O Meu Amigo, Erasmo Carlos!".
Liderou o primeiro movimento de música jovem do Brasil, a Jovem Guarda, que teve papel importantíssimo na formação do Rock nacional. Daí em diante, foi se tornando o maior ícone da música brasileira.
Em 1968, com a romântica canção "Canzone per te", se tornou o primeiro e único estrangeiro a ganhar o Festival de San Remo na Itália. A mudança de estilo do cantor viria definitivamente em 1969, seu novo LP foi marcado por um maior romantismo em lugar dos tradicionais rocks e temas típicos da Jovem Guarda. Entre os sucessos deste disco estão "As Curvas da Estrada de Santos", "Sua Estupidez" e "As Flores do Jardim da Nossa Casa", todas parcerias com Erasmo Carlos.
Fez uma transição, talvez nunca vista na careira de nenhum cantor. Foi como se Elvis Presley se transformasse em Frank Sinatra. Apesar de gradual, foi uma mudança radical, que culminou nos Anos 70, época de pérolas como "Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos", Proposta", "Além do Horizonte", "Os Seus Botões", "Café da Manhã", "Amigo", "Amada Amante", e da maravilhosa "Detalhes". Em 1981, lançou aquela que na minha opinião foi sua última obra-prima: "Emoções".
Roberto Carlos é o primeiro, e talvez único artista latino-americano a superar a barreira dos 100 milhões de cópias vendidas. Segundo o "RankBrasil", ele é o "Cantor Brasileiro que Mais Vendeu Discos no Mundo", com um total de 120 milhões de cópias, em 50 anos de carreira.
Não é à toa que o cara é chamado de Rei.A minha favorita é "Outra Vez", uma canção que nem foi feita por ele, e sim pela compositora Isolda.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

NA MÚSICA TUDO SE COPIA... (Part IV): TIM MAIA E SEU SUPERHIT "SOSSEGO"

Em 1978, depois de abandonar a seita da "Cultura Racional", e de lançar 3 excelentes LPs independentes, totalmente ignorados pelo grande público - "Racional Volume 1", "Racional Volume 2" e "Tim Maia" (gravado em inglês) - Tim Maia volta arrebentando nas paradas com "Tim Maia Disco Club". A melhor faixa do disco é "Sossego", uma das minhas prediletas da carreira de Tim.
Um Funk dançante, com a batida pesada e suingada, e com uma letra genial. Mas o que pouca gente sabe, é que Tim Maia chupou "Sossego" de "Boot-leg", da Booker T. & the M.G.'s, banda americana de soul instrumental, que fez grande sucesso na década de 60.O quarteto desafiou o preconceito, sendo um dos primeiros grupos interaciais da música Pop. Seu maior hot foi a clássica "Green Onions".
Confira a canção do Tim, e depois a do Booker T. & the M.G.'s, e tire suas conclusões:






Veja no Post NA MÚSICA TUDO SE COPIA... , que Tim Maia não está sozinho no mundo dos plágios, tem a compania de grandes estrelas mundiais como Led Zeppelin, John Lennon, George Harrison, Deep Purple, Nirvana, Rod Stewart, Coldplay, Offspring e Beach Boys.

Confira no post NA MÚSICA TUDO SE COPIA...(Continuação): , que Iron Maiden e Accept plagiaram o mesmo riff da música "Wildfire", da banda britânica Budgie.

Veja em NA MÚSICA TUDO SE COPIA... (Parte III) - Raulzito e Paulho Coelho: , que Raul Seixas e Paulo Coelho se "inspiraram" na letra de uma canção de Elvis Presley para comporem "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás"

domingo, 17 de abril de 2011

16 de Abril de 2011 - JOÃO BOSCO no Teatro Sesi (Jacarepaguá)

João Bosco em sua genialidade e excentricidade é um artista único, original em tudo. Muitos tentam imitar a batida de seu violão ou seus improvisos vocais improváveis; mas a verdade é que nimguém consegue chegar perto, daquilo que se tornaram seu estilo e marcas registradas.
É um verdadeiro privilégio vê-lo em ação num show totalmente intimista, onde canções de todas as fases de sua carreira são mostradas na simplicidade mais do que sofisticada da sua voz e de seu violão.
É claro que sua célebre parceria com o poeta Aldir Blanc teve destaque, como as eternas "De Frente Pro Crime", "O Mestre Sala dos Mares", "Incompatibilidade De Gênios", e "Bala Com Bala"; esta última foi a primeira da dupla gravada por Elis Regina.
Elis foi uma espécie de madrinha, gravando ao todo 28 músicas de Aldir e João. O único compositor que supera essa marca é Tom Jobim, que teve 30 canções nos discos da Pimentinha.
E Tom também teve papel importante ma história de João Bosco, além da influência e inspiração musical. João contou no show a história do seu debut, no projeto "Disco de Bolso", compacto 33 rpm, em vinil, encartado no semanário carioca O Pasquim
Lançado em maio de 1972, entitulado "O Tom de Antonio Carlos Jibim e o tal de João Bosco", trazendo no lado A a primeira gravação de "Águas de Março", com Tom Jobim cantando, e no lado B do compacto, "Agnus Sei", de João Bosco, que fazia sua estréia em disco. Bosco brinda o público tocando as duas em sequência.
O Maestro Soberano da Música Popular Brasileira também foi homenageado na bela "Ligia", que abriu espaço para as doces baladas "Perfeição" (de seu CD mais recente), "Desenho de Giz" e "Memória da Pele".
Mostrando a importância que a palavara e a poesia tem na sua obra, João Bosco recita ao invés de cantar, duas letras. A primeira foi "Granito" de Antônio Cícero. Quando começava a falar os versos de "As Mil e Uma Aldeias", de seu filho Francisco Bosco, perdeu a concentração e foi interrompido por um incômodo telefone celular que tocou na platéia. Apesar da imperdoável gafe, João Bosco demosntrou muito bom humor, dizendo que deveria ser o Ali Babá, e atacou com "Jade", e com duas pérolas da dobradinha Blanc/Bosco: "Corsário" e "O Bêbado e A Equilibrista", onde se limitou a tocar violão enquanto que o público cantava em uníssono a grande e fabulosa letra.
Depois de despediu e saiu do palco, com todos no teatro de pé aplaudindo e pedindo o Bis obrigatório.
E João tem a sua "Conceição"; para os presentes não ouvir "Brinquedo de Papel Machê" seria como a ir a um show dos Stones e não vê-los tocar "Satisfaction". Ao obedecer os pedidos, fez a platéia ter um orgasmo musical.
Exageros a parte, ouvir a música de João Bosco é sempre um prazer.

SETLIST:
1- Coisa Feita
2- De Frente Pro Crime
3- Nação
4- O Mestre Sala dos Mares
5- Pret-a-porter de Tafetá
6- Feminismo no Estácio
7- Incompatibilidade De Gênios
8- Bala Com Bala
9- Agnus Sei
10- Águas de Março
11- Odilê, Odilá
12- Ronco da Cuíca
13- Nas Escadas da Penha
14- Saída de Emergência
15- Ligia
16- Perfeição
17- Desenho de Giz
18- Memória da Pele
19- Granito (recitado)
20- As Mil e Uma Aldeias (recitado)
21- Jade
22- Corsário
23- O Bêbado e A Equilibrista
Bis:
24- Brinquedo de Papel Machê

sexta-feira, 15 de abril de 2011

MAIS BEBÊS CURTINDO O ROCK AND ROLL

Continuando o mesmo tema. Quem Resiste?

Primeiro um video de 2006, onde um garotinho de dois anos arrebenta dublando "Chop Suey" do System Of Down":


E um lindo bebê coreano cantando de verdade "Hey Jude":


Não tem como não curtir!

ACALMANDO O BEBÊ COM BLACK METAL

Não sei o porquê, mas me amarro em ver bebês ou crianças pequenas interagindo de forma positiva com a música, sobretudo com o Rock and Roll. É um tema frequente e recorrente aqui no Blog. Veja alguns exemplos:
ROCK AND ROLL JÁ VEM DE BERÇO
O PODER DE BOB MARLEY
GARANTINDO O ROCK AND ROLL PARA AS FUTURAS GERAÇÕES
MAIS UM EXEMPLO DE COMO INVESTIR NO FUTURO DO ROCK AND ROLL

Talvez seja o instinto paternal aflorando... Quem sabe?

Dessa vez um pai demonstra um método pouco ortodoxo, mas eficiente, de alcamar o bebê, parando o choro de modo instantâneo. Como? Colocando o rebento pra ouvir o Black Metal Norueguês, da banda Satyricon. Não acredita? Então veja o video:

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PAUL MCCARTNEY FARÁ SHOW EXTRA NO RIO

Paul McCartney fará um segundo show no Rio de Janeiro em maio. A apresentação será realizada dia 23, segunda-feira, no mesmo local, o estádio João Havelange, o Engenhão. A informação foi confirmada hoje (dia 14) pela produtora do evento, após os ingressos para a primeira data, no dia 22, terem se esgotado em menos de uma hora. Está tudo nas mãos dos cambistas e das Companias de Viagens...

A pré-venda exclusiva para clientes Bradesco começa à meia-noite do próximo dia 16 (madrugada de sexta para sábado) pelo site www.ingresso.com. O público geral poderá tentar comprar suas entradas no dia 18, a partir das 9h, pela web e nas bilheterias do Engenhão.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ROCK IN RIO CONFIRMA MANÁ E JAY-Z

O rapper Jay-Z e a banda mexicana Maná foram confirmados como atrações internacionais do Rock in Rio, ,ambos se apresentam no dia 1º de outubro, juntamente com Coldplay, Skank e Frejat.
Não gostei das escalações. É verdade, não sou chegado em Rap, mas não entendo qual a graça que as pessoas vêem em Jay-Z. Pra mim a única coisa que ele tem de bom é a esposa, a gostosa da Beyonce. Será sua primeira apresentação no Brasil.
Os mexicanos do Maná são uma grande banda, sem dúvida, com um currículo respeitável que inclui participação no disco de Carlos Santana, vários prêmios como três Grammys , além de cinco estatuetas do Grammy Latino. Fazem uma interessante mistura de rock, pop e ritmos latinos. Mas acredito que no Brasil não possuem tanto público pra ganhar a pompa de tocar no Palco Mundo, o Sunset estaria de bom tamanho.

terça-feira, 12 de abril de 2011

A CARTA DE TIM MAIA PARA JOHN LENNON

Em 1974, no auge de sua fama, Tim Maia aderiu à cultura Racional, uma excêntrica seita exotérica sedeada na Baixada Fluminense.
Tim estava recém contratado pela RCA pra gravar um álbum duplo, à época, privilégio reservado apenas aos grandes campeões de vendas; quando boa parte das bases estavam gravadas, ele desapareceu.
Tim Maia passava a maior parte do tempo numa casa em Belford Roxo, onde funcionava a irmandade, aprendendo os fundamentos da Cultura Racional, com o fundador, Manoel Jacinto Coelho, um mulato de quase 2 metros de altura, já com seus 72 anos.
Era um mix de crenças, onde cabiam seres extraterrestres, desmagnetização, Origem da Vida, Imunização Racional...
Tais conceitos e lições eram transmitidas a Jacinto, o "Grão-mestre" da seita, por uma entidade supeiror, o Racional Superior, através de uma série de mais de mil livros chamada "Universo em Desencanto", todos psicografados pelo próprio Jacinto.
Nessa fase Tim Maia abandonou as drogas e o álcool; de apologista e consumidor desenfreado, passou a combater os entorpecentes de forma veemente. Além disso, começou uma dieta rigorosa. Talvez por estar mais saudável, sua voz nesse período está primorosa.
Entretanto, a nova fase teve resultados ambíguos, do ponto de vista musical: ao mesmo tempo que sua voz, suas interpretações, e suas melodias compostas estavam em grande forma; suas letras eram muitas vezes quase incompreensíveis, sempre fazendo uma exaltação compulsiva e repetitiva dos ensimanentos da seita.
A RCA desistiu de produzir o LP duplo, e Tim comprou os direitos e as fitas com as bases gravadas, e lançou de forma independente atrvés de seu selo "Seroma Discos", dois álbuns em 1975, separados pelos meses necessários para a prensagem dos discos: "Racional Volume 1" e "Racional Volume 2".
Ambos passaram despercebidos pelo grande público, pois sem o esquema de distribuição das grandes gravadoras, eram vendidos pelo próprio Tim, colegas e pelos integrantes das bandas, em shows, bailes, em sinais de trânsito, e até mesmo de porta em porta, juntamente com o livro "O Universo em Desencanto".
As melodias, os arranjos e o canto de Tim Maia nesses discos estão entre os pontos altos da carreira, mostrando ser um artista de raro talento. Suas músicas eram riquíssimas, funk-soul-gospel de grande qualidade; apesar das letras delirantes e repetitivas, que sempre mandavam a mensagem: "Leia o livro o Universo em Desencanto".
O negócio é tão sério, a sua pregação é tão intensa, que depois de passar duas semanas ouvindo os dois discos, me deu uma vontade louca de ler o tal livro. Mas já passou.... rssss
No fim de 1975, Tim Maia magnetizou-se novamente, e deixou a Cultura Racional revoltado, acusando seus condutores de charlatães.
Com vergonha desse período, passou o resto da vida evitando o assunto, e nunca mais permitiu que os discos "Racional Volume 1 e 2" voltassem a circular. As raras cópias em vinil acabaram virando peça de colecionador.

Como conta Nelson Motta, na excelente biografia do cantor ("Vale Tudo - O SOM e Fúria de Tim Maia"), quando se encontrava no auge do encantamento pela doutrina, Tim Maia resolveu enviar exemplares em portugês mesmo, dos livros da série "Universo em Desencanto" para astros da música internacional, como James Brown e Marvin Gaye. Segundo Tim: "O Racional Superior se encerregará de fazer com que eles se entendam".
Tim enviou livros e o LP para John Lennon, e obteve uma respota inesperada e irônica: uma foto de Lennon totalmente nu, acompanhada de um bilhete com os dizeres "Dear freak, I don't understand Portuguese. What about listen to this photo?" ("Caro maluco, eu não entendo portugês, que tal você escutar essa foto?"
Tim Maia ficou puto, e declarou aos jornais que o Racional Supeiror dera apenas nove anos de vida a Lennon.
Será que foi praga? Pois cinco anos depois, em 8 de Dezembro de 1980, John Lennon foi assassinado pelo retardado do Mark Chapman.

Cartas escritas por John Lennon serão reunidas e lançadas em novo livro

Yoko Ono autorizou a publicação das correspondências de John Lennon em uma compilação que será lançada em outubro de 2012. Segundo a editora Brown, "The Lennon Letters" trará cartas enviadas para "amigos, família, estranhos, imprensa, organizações, advogados e lavanderias".
A coleção será editada por Hunter Davies, autor da biografia autorizada dos Beatles . Davies já reuniu mais de 200 cartas e cartões postais e qualquer um que tenha recebido correspondência de Lennon pode entrar em contato pelo email johnlennonletters@hotmail.co.uk.
A correspondência será apresentada em ordem cronológica, "para construir uma narrativa, refletindo a vida de John", diz a editora. Muitas das cartas serão reproduzidas no original, com escrita a mão ou datilografadas. As informações são do New York Times

segunda-feira, 11 de abril de 2011

TITÃS E PARALAMAS FARÃO SHOW DE ABERTURA DO ROCK IN RIO

Até que enfim uma boa notícia : na abertura do Rock in Rio 2011, no dia 23 de setembro, um show pirotécnico, com queima de fogos e efeitos especiais, vai preceder a apresentação de duas das maiores bandas de Rock do Brasil. No Palco Mundo, Titãs e Paralamas do Sucesso vão se unir para celebrar o começo do festival, tocando músicas das duas bandas e apresentando também uma homenagem especial ao Queen e seu vocalista, o saudoso Freddie Mercury, com a participação especial de Milton Nascimento.
Medina comenta a ideia: "Essa historia começou quando comecei a pensar nos momentos históricos do Rock in Rio. E a apresentação do Queen, na primeira edição, foi um desses momentos. Isso nos levou à ideia de fazer uma homenagem, em vídeo, ao Freddie Mercury, através da maior voz do Brasil, que é a do Mílton Nascimento. Além disso, vamos trazer para o palco duas das maiores bandas do país, Paralamas e Titãs, que também tiveram passagens marcantes pelo Rock in Rio."
No palco Mundo, o cantor e as duas bandas terão a imponente companhia da Orquestra Sinfônica Brasileira. Na apresentação do projeto, na casa de Roberto Medina, na Barra, um telão montado na sala onde os músicos estavam reunidos dava a dica de qual música poderia ser a escolhida: ele exibia Freddie Mercury cantando o hit "Love of my life" no primeiro Rock in Rio, em 1985.
"Essa é uma boa música mesmo. Independente de qual seja o repertório escolhido, vai ser uma responsabilidade muito grande fazer o show de abertura do Rock in Rio e lembrar o talento do Freddie Mercury.", disse Milton.
A cantora Maria Gadú é outra convidada especial; seu empresário é mesmo sinistro, porque a moça está em todas.
João Barone, baterista dos Paralamas também comentou sobre o encontro: "No primeiro Rock in Rio, nós éramos praticamente desconhecidos do grande público. Vai ser muito emocionante pisar naquele palco de novo. Acho que vai ser um momento de afirmação da nossa trajetória, já que estamos quase completando 30 anos de estrada."
O guitarrista dos Titãs Tony Bellotto é outro entusiasmado: "A gente viu o primeiro Rock in Rio no meio de uma turnê pelo Sul do país, e ficamos todos com a maior inveja. Mas compensamos isso com um show muito legal em 1991. Agora, em 2011, passado tanto tempo, vai ser incrível subir ao palco junto com os nossos amigos Paralamas, o Milton e a Orquestra Sinfônica Brasileira. No caso das duas bandas, vamos pinçar momentos especiais, já que vai ser um show curto, de cerca de uma hora. Mesmo assim, vai ser marcante para lembrar a geração dos anos 1980, que criou um rock mais brasileiro e popular. "

Veja o Vídeo que mostra os bastidores do encontro entre Titãs, Paralamas do Sucesso e Milton Nascimento para divulgação do show de abertura do Rock in Rio 2011:


O triste dessa história é que esse showzaço de Rock and Roll abrirá a noite para bobagens pops como Claudia Leite, Rihanna e Kate Perry. Sugiro que o Sr Medina faça as seguintes mudanças no dia 23 e dia 30, que melhoraria sensivelmente o evento:

Ao invés do original:
Dia 23:
- Titãs & Paralamas do Sucesso (com Milton Nascimento e Orquestra SinfônicaBrasileira)
- Claudia Leite
- Rihanna
- Kate Perry
- Elton John

Dia 30:
- Marcelo D2
- Jota Quest
- Ivete Sangalo
- Leny Kravitz
- Shakira

Podia ser assim:
Dia 23:
- Titãs & Paralamas do Sucesso (com Milton Nascimento e Orquestra SinfônicaBrasileira)
- Marcelo D2
- Jota Quest
- Leny Kravitz
- Elton John

Dia 30:
- Claudia Leite
- Rihanna
- Ivete Sangalo
- Kate Perry
- Shakira

Não seria perfeito, mas além de combinar mais, me pouparia de aguentar muita porcaria....



domingo, 10 de abril de 2011

CONFIRMADÍSSIMO: PAUL MCCARTNEY NO RIO DE JANEIRO, DIA 22 DE MAIO

O show de Paul McCartney no Rio de Janeiro está confirmado, e acontecerá no dia 22 de maio, no Estádio Olímpico João Havelange, o "Engenhão". As vendas de ingressos - que variam de R$ 180 a R$ 700, com direito a meia-entrada - começam na próxima semana no site Ingresso.com
À meia-noite de segunda-feira (11) para terça (12) será realizada uma pré-venda especial na internet para clientes do banco Bradesco. O público em geral poderá comprar suas entradas na quinta (dia 14), a partir das 9h.
No mesmo dia, os fãs também poderão adquirir seus ingressos na bilheteria do Engenhão, que tem capacidade de público de 45 mil.
É quase inacreditável que 6 meses depois de assistir a inesquecível apresentação de São Paulo, terei a chance de mais uma vez sentir a emoção de estar em um show do Paul McCartney, e dessa vez no Rio.
Veja a resenha que fiz do show de Sampa, em novembro do ano passado: 21 de Novembro de 2010 - SHOW HISTÓRICO DE PAUL MCCARTNEY NO MORUMBI (SP)

Confira abaixo os preços dos ingressos e setores para a apresentação de McCartney no Engenhão. Estudantes podem pagar meia-entrada.
Pista Prime:
R$ 700
Pista:
R$ 300
Setor inferior leste e oeste:
R$ 340
Setor superior leste e oeste:
R$ 180

Veja o video em que Paul McCartney fala a fãs brasileiros: "Mal posso esperar para voltar à Cidade Maravilhosa. Vejo vocês no Engenhão", diz o cantor. "Valeu, galera", finaliza Paul arranhando português.

LEMBRANÇAS DE UMA ANTIGA CAMISETA DO BLACK SABBATH

Encontrar meu amigo Chipa no show do Ozzy promoveu uma catarse de nostalgia. Ele foi meu companheiro em diversos shows antológicos, durante a década de 90: o próprio Ozzy em 1995, Faith No More, Iron Maiden com Blaze Bailey nos vocais, Sepultura, Robert Plant, Titãs, Raimundos, Black Crowes, Jimmy Page & Robert Plant, Aerosmith, entre outros.
Ao me ver com uma t-shirt do Black Sabbath no estacionamento do Via Parque, a primeira coisa que ele me falou é que lembrava que eu tinha uma camiseta dessa mesma banda, que havia na estampa vários desenhos que representavam músicas da antiga banda de Ozzy Osbourne.
Demorei alguns minutos pra entender, mas logo lembrei que se tratava de uma antiga camisa da minha coleção, que tinha a capa do disco "Live Evil", o primeiro ao vivo do Black Sabbath com Ronnie James Dio nos vocais; LP esse que foi comentado no post com a resenha do Showzaço do Ozzy, que aconteceu nessa quinta, dia 7 de Março.
A capa é mesmo muito maneira, e como o Chipa tinha falado, traz dez figuras que simbolizam clássicos das duas fases do Sabbath, entre elas "Paranoid", "Voodoo", "Heavem And Hell", "Neon Knight", "War Pigs", "Iron Man" e "Childreen Of The Sea".

Ah, e Chipa, pára de ser teimoso, no show do Ozzy de 1995 o guitarrista não foi o Zakk Wylde, e sim Joe Holmes (foto ao lado).

sábado, 9 de abril de 2011

OS FAMOSOS VIDEOS DE INTRODUÇÃO DOS SHOWS DO OZZY QUE FICARAM FORA DA TOUR BRASILEIRA DE 2011

É uma pena que a Turnê desse ano no Brasil não contou com os videos hilários que fazem a Intro dos shows do Ozzy Osbourne.
A nova tour possui um video, e não da pra entender porque não o colocaram nas apresentações brasileiras. Confira:



Veja o da Tour de 1995, que assisti no antigo Metropolitam, atual Citibank Hall:



E o de 2008, que vi em 3 de Abril de 2008: