Total de visualizações de página


quinta-feira, 22 de julho de 2010

NA MÚSICA TUDO SE COPIA...

Jake Holmes, cantor folk americano, está processando o Led Zeppelin, alegando que ele compôs a clássica canção "Dazed and confused".
Holmes fez o show de abertura da então banda de Page, Yardbirds, em um clube do Greenwich Village em agosto de 1967. Jim McCarty (baterista dos Yardbirds) contou ter ido a uma loja de discos no dia seguinte para comprar uma cópia do LP de Holmes. "Decidimos fazer uma versão", disse ele. "Trabalhamos nela juntos, com Jimmy contribuindo com os riffs de guitarra no meio". Quando os Yardbirds se separaram em 1968, Page levou a música para seu novo grupo, lançando-a no primeiro disco do Led Zeppelin. Mas, apesar da contribuição de Holmes ser frequentemente citada, Page é creditado como o único autor da faixa.
Não se sabe porque Holmes esperou mais de 40 anos para entrar com um processo por plágio. De acordo com as limitações legais, o músico de 70 anos só pode pedir royalties e indenização pelos últimos três anos. E é isso que ele está querendo conseguir. Três anos de ganhos sobre a música e indenização estatutária de US$ 150 mil por cada violação de direitos. O total pode ultrapassar US$ 1 milhão.
O única caso comprovado de plágio relacionado ao Led Zeppelin foi em "Whole Lotta Love", cuja letra foi considerada cópia de "You Need Love", de Willy Dixon. Houve uma ação judicial, vencida por Dixon, que a partir de 1985 passou a dividir a autoria da canção com Robert Plant e Jimmy Page.
Outro caso foi o de "Bring It On Home"; a primeira parte é regravação da música homônima de Willy Dixon, e a segunda parte é original de Page e Plant. Porém, não foram dados os créditos relativos à primeira parte. Esta questão foi resolvida por meio de um acordo extra-judicial entre as gravadoras.

Para provar que Plágio não é problema exclusivo do Led Zeppelin, mais 9 exemplos:



John Lennon – "Happy Wmas"

John Lennon criou uma das mais tradicionais músicas de natal de todos os tempos ao compor e lançar “Happy Christmas(War Is Over)”. A melodia é chupada de uma tradicional canção irlandesa cahamda “Stewball”, que no video abaixo é tocada pela banda The Hollies:





Deep Purple - "Black Night"

"Black Night" lançada pelo Deep Purple em 1970, tem um dos maiores e melhores riffs da história do Rock. Mas na verdade é um plágio de "We Ain’t Got Nothin’ Yet" (1967) da banda americana Blues Magoos:





Rod Stewart - "Do you think I'm sexy"

Em 1978, Rod Stewart copiou a melodia de "Taj Mahal" de Jorge Benjor (aquela do " "Tê-tetere-teretetê"), no refrão da ótima "Do Ya Think I'm Sexy?". Jorge ganhou a ação e a coautoria, mas não levou nenhum tostão, pois Rod doou os direitos da música para UNICEF.





George Harrison – "My Sweet Lord"

Harrison foi processado no seu maior hit em sua carreira solo. Os autores de "He’s So Fine", gravado pelo grupo Chiffons, reclamaram o plágio da melodia do vocal em "My Sweet Lord". Depois de longo processo judicial, George acabou com a confusão ao comprar os direitos da canção.




Nirvana - "Come As you Are"

Nirvana se "inspirou" no riff de “Eighties” do Killing Joke (do disco “Night Time”) , para criar “Come As You Are“, um dos maiores sucessos do clássico disco "Nevermind".





Vanilla Ice – "Ice Ice Baby"

Em 1990, Vanilla Ice copiou descaradamente a linha de baixo da excelente "Under Pressure", gravada por Queen e David Bowie. O rapper foi processado mas saiu vencedor, por malandramente não ter copiado todas as notas do mesmo compasso, não sendo por isso conseiderado um plágio. Freddie Mercury levou esse desgosto para o túmulo.





Beach Boys - “Surfin’ USA“

Os Beach Boys copiaram toda a música “Sweet Little Sixteen“, do Chuck Berry, para compor “Surfin’ USA“. Usando as mesmas notas, mesmas melodias vocais, e até o mesmo arranjo. Antes mesmo do processo, a banda comprou os direitos da música do Chuck Berry para evitar complicações.





Coldplay - "Viva La Vida"

Em 2008, o guitarrista Joe Satriani abriu processo contra a banda Coldplay, alegando que a música "Viva la vida" tem trechos originais substanciais de "If I could fly", canção instrumental lançada por ele em 2004.





Offspring - “Why don’t you go get a job”

Não sei é uma cópia descarada, ou se trata de uma homenagem; mas não há dúvidas de que as semlhanças entre “Why don’t you go get a job” do Offspring e "Obla Di Obla Da" dos Beatles não são mera coincidência.

2 comentários:

  1. Outro muito bom eh o plágio do Iron Maiden a duas musicas anteriores a 2 Minutes to Midnight
    o plágio está no riff princiapal de ambas as musicas.

    http://www.youtube.com/watch?v=U2HDpHBR_ag&feature=player_embedded

    A musica original do Budgie de 1980

    http://www.youtube.com/watch?v=bzC0bGCdxis&feature=player_embedded

    Primeiro plagio essa é do Accept de 1982

    http://www.youtube.com/watch?v=L75ikjK1vaI&feature=player_embedded

    E a mais conhecida de todas 2 Minutes to Midnight dos malandros do Iron Maiden que conseguiram fazer com que a música alcançasse status de clássico da banda plagiando o riff do Budgie.

    E os plágios não param por ai.

    http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=266727

    No link acima tem uma matéria com mais plágios a música do Budgie e alguns outros.

    ResponderExcluir