Total de visualizações de página


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CARNAVAL ROCK'N'ROLL


Era pra ter sido postado durante o Carnaval, mas graças a Oi Velox, que me deixou sem internete e telefone por quase duas semanas, lá vão as minhas dicas para você que não suporta Samba, conseguir curtir um pouquinho essa grande festa pagã. O desse ano já era, então coloque em prática em 2011...

Não sou exatamente um amante do samba, mas aprecio o estilo do ziriguidum, do telecoteco e da malemolência. Mas convenhamos que Carnaval é foda!
Nos dois sentidos da expressão.
É bom porque é um feriadão, quando podemos fazer coisas diferentes , viajar, descançar. Fora o fato de ser uma festa alegre, bem humorada, aonde pode-se viver uma outra realidade, literalmente vestir uma fantasia e sair por aí, distribuindo bom humor. Além do fato da pegação, que pode ser bem aproveitado pelos solteiros ou pelos caras-de-pau.
O ruim está nas aglomerações, confusões, e principalmente na trilha-sonora. Desde os tempos de Noel Rosa que não temos boas músicas no Carnaval. Tá bom, é um pouco de exagero, mas atualmente é terrível. Axé, sambas-enredo repetitíveis e acelerados, e até funk dominam o repertório dos dias de folia.
Um fato que sempre me incomodou e nunca vi ninguém reclamar, é que pra cada Escola de Samba, durante o seu desfile pela Avenida, uma única música é tocada durante mais de uma hora. Desculpem, mas é muito chato...
Imaginem, se acontecesse um mega festival aonde se reuniriam 6 das maiores bandas do mundo. Vizualizem o Pearl Jam tocando por uma hora "Even Flow", seguidos pelo Metallica com "One" por 70 minutos. O U2 subiria ao palco pra tocar "Sunday Bloody Sunday" sem parar; depois os Stones com uma versão gigante de "Satisfaction". Dando lugar pro Rush com "Tom Sawyer" por quase uma hora e meia. Fechando o espetáculo, já amanhecendo Paul McCartney cantaria "Hey Jude" por quase duas horas.
Alguém iria aguentar?
Pois os desfiles das tradicionais agremiações de Samba são exatamente assim.

Pensando nessa galera que quer mudar um pouco, e colocar pitadas de Rock nos quatro dias de folia, sugiro o CD "Carnavelhas" dos já veteranos Velhas Virgens, a maior banda independente do Brasil. Nesse disco eles gravam 17 "marchinhas" com letras de dulpo sentido, ou discaradamente cheias de sacanagem, tocadas com guitarra, pegada Rock'n'Roll e com a tradicional tosqueira do grupo.

Muito engraçado, ele pode ser tocada na íntegra em qualquer festinha carnavalesca que você organizar. Vou destacar a que considero a melhor: "O QUE É QUE VOCÊ TEM NA BOCA MARIA?", confira abaixo:

Esse anos os caras gravaram mais 4 marchinhas que estão disponíveis de graça para dowload em http://www.velhasvirgens.com.br/
Entre elas a regravação de "Samba do Arnesto", numa merecida homenagem aos 100 Anos de Adoniram Barbosa.

Outra música que pode entrar na seleção é "Apogeu e glória do rock'n'roll", composta por Mu Chebabi, e pelos cassetas Beto Silva, Bussunda e Claudio Manoel. Lançada originalmente em 1994, no CD do Casseta & Planeta, intitulado "Pra Comer Alguém", e está presente também na coletânea de 2000 "The Bost of Casseta & Planeta" (foto).
Nesse verdadeiro Samba-Enredo, o grupo canta a história do Rock, desde os seus primórdios, falando das bandas mais importantes e citando o festival de Woodstock. Muito bacana! Abaixo a letra completa e no fim um video de uma apresentação do músico Mu Chebabi intepretando a música. Mas não deixem de ouvir a gravação original que é engraçadíssima.

Apogeu e Glória do Rock'n'Roll'
Casseta & Planeta
Composição: Beto Silva/Cláudio Manoel/Bussunda e Mu Chebabi

Casseta & Planeta
Vem cantar o rock'n'roll
De Bill Haley e seus cometa
Chuck Berry e Elvis Presley
Onde tudo começou

Teve um tal de Woodstock
A maior festa do rock
Ficou todo mundo nu
Cabeludo teve vez
O John Lennon e aqueles três
E a galera dos The Who

Janis Joplin faleceu
Adeus, adeus
Jimmi Hendrix foi também
E eu mesmo já não venho
Me sentindo muito bem

Salve o Led Zeppelin
Zep-pe-lin
A Madonna e o Springsteen
Sei que o rock não morreu
Mas 'tá meio assim-assim

Wa-bop-a-loo-ba
Oh yeah, oh yeah
Camoni Baby
Oh yeah, oh yeah
Taca fogo na guitarra
Faz a sua apoteose
Depois morre de overdose!

[falado]
Vocês querem rock'n'roll?

[público]
Nããão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário