Total de visualizações de página


terça-feira, 17 de julho de 2012

13 de Julho de 2012 - BEATLES NUM CÉU COM DIAMANTES - NO NOVO IMPERATOR (RJ)

O Imperator foi recém inaugurado, agora como Centro Cultural João Nogueira. A lendária casa de shows do Méier ganhou 3 salas de cinema (que ainda não funcionam), bistrô, salão de exposições (a atual é sobre o grande João Nogueira) e uma grande sala para teatro e shows (menor do que a original).
O teatro é amplo, bonito, confortável, com ar condicionado tinindo, e com equipamentos de luz e som perfeitos.
Minha primeira visita no local foi para conferir o elogiadíssimo musical "Beatles Num Céu Com Diamantes".
Depois de ganhar inúmeros prêmios, desde sua estréia em 2008, e de passar por várias cidades do Brasil e algumas do mundo, o espetáculo volta ao Rio para novamente encantar os cariocas com o fantástisco e mágico repertório dos Beatles. A peça é mais um bem-sucedido espetáculo dos diretores Charles Möeller e Claudio Botelho. A dupla é responsável pela pela recente ascensão do teatro musical no Brasil. Com grandes produções, como “É com esse que eu vou”, “Hair”, “Um violinista no telhado”, “As bruxas de Eastwick”, “Judy Garland – O fim do arco-íris”, e a mais recente, a nova montagem de “O mágico de Oz”.
"Beatles num céu de diamantes" tem a direção musical de Botelho, direção de arte de Charles Möeller, e a direção de movimento de Renato Vieira. Os arranjos foram feitos por Delia Fischer e os arranjos vocais por Jules Vandystadt (que é um dos atores/cantores), com desenho de som de Marcelo Claret e iluminação de Paulo Cesar Medeiros. No roteiro, assinado por Möeller e Cristiano Gualda, não há diálogos, apenas música. É por meio de cerca de 50 canções compostas por Lennon, McCartney e Harrison, que o público acompanha a história de uma menina saindo de casa, prestes a fazer novas descobertas. Usando recursos cênicos diversos como guarda-chuvas, malas, bolhas de sabão e papel picado, uma história, que pode até passar dispercebida pelo público, é contada de forma doce e sutil.
As músicas vão sendo apresentadas e interpretadas, enqunato os atores tentam passar a passagem do tempo, o crescimento, o amadurecimento, o descoberta do amor, os desafios da vida adulta com seus problemas e dilemas
Acompanhados pelos excelentes músicos Claudia Elizeu (piano), Lui Coimbra (violoncelo) e Jonas Hammar (percussão, que também canta e atua no espetáculo), dez atores soltam a voz em vôos solos, ou em corais com arranjos vocais muito bem feitos e executados.
Já havia assistido a um pocketshow da peça,  realizado  no Rio Design Barra em 2008. O elenco sofreu algumas mudanças, mas o destaque continua sendo  Kacau Gomes (foto acima). Que voz! E como coloca sentimento em seu canto!
Os outros artistas (Alessandra Verney, Analu Pimenta, André Loddi, Chris Penna, Jules Vandystadt, Malu Rodrigues, Pedro Sol, Raul Veiga e Rodrigo Cirne) também brilham com intensidade em suas perfomances, nos 90 minutos da apresentação.
Os arranjos são muito interessantes. Alguns são parecidos com os originais. Outros ganham nova roupagem, como "Here Comes The Sun" que ganhou uma batida de Bossa Nova.
São raras as que são tocadas na íntegra como "Lucy in the sky with diamonds", "Strawberry fields forever" e "Here, there and everywhere". Dentre essas, destaco "Something", onde o solo de guitarra de Harrison foi reproduzido nota por nota com perfeição por Lui Coimbra no violoncelo.
Uma sacação interessante foi a união de duas canções em uma só. Recurso usado, por exemplo em  "Lovely Rita" /  "Dear Prudence", "I want to hold your hand" / "A hard day's night", e "Yesterday" / "Let it be".
"Beatles Num Céu com Diamantes" diverte e emociona, tocando até mesmo aquele que não domina o repertório beatle.
Não consigo imaginar outra banda, se não os Beatles, que possua um acervo tão grande de canções capazes de dar corpo e formato a um espetáculo como esse. Outros exemplos muito bem sucedidos são o filme "Across The Universe" (2007) e o "Love" do Cirque du Soleil.

Veja abaixo o Setlist completo de todas as canções do espetáculo; lembrando que em grande parte das vezes, as músicas não são tocadas na íntegra, e em alguns momentos podem chegar a ser pequenos trechos.

SETLIST:
Lucy in the sky with diamonds
Because
She's leaving home
Strawberry fields forever
Lucy in the sky with diamonds
Magical mystery tour
Help!
Blackbird
Here comes the sun
Get back
Lady Madonna
Julia
Martha my dear
Lovely Rita /  Dear Prudence
Michelle
Hey Jude 
Eleanor Rigby
In my life
Girl
If I fell
She loves you 
I want to hold your hand / A hard day's night
Can't buy me love 
All my loving 
And I love her 
Something You've got to hide your love away
A day in the life
Golden slumbers / Carry that weight / You never give me your money
While my guitar gently weeps
Yesterday / Let it be 
Come together 
Penny Lane
Honey pie
I am the walrus 
Ob-la di ob-la da 
Yellow submarine
The long and winding road
Across the universe 
Lucy in the sky with diamonds
Here, there and everywhere 
The end 
All you need is love 



6 comentários: