Total de visualizações de página


segunda-feira, 25 de março de 2013

19 de Março de 2013 - ED MOTTA NO NEW YORK CITY CENTER (RJ)

Exaltar o talento superlativo de Ed Motta, e sua técnica vocal muito acima da média já é um pleonasmo. Mas ao mesmo tempo, deixar de fazer isso em qualquer texto sobre ele é uma tarefa praticamente impossível. Por isso é bom começar a resenha enchendo o cara de elogio.
Essa foi a quarta vez que assisto a seu show em versão intimista, onde o artista sozinho se alterna entre a guitarra e o teclado. A primeira vez foi no Teatro Rival em 2011, e as outras duas na Lona Cultural de Jacarepaguá. Todas elas tiveram a característica de serem bem diferentes uma das outras. Isso acontece pela sua versatilidade, sua grande lista de sucessos, pelo seu carisma, e principalmente pelo fato de Ed Motta ser um sujeito extremamente engraçado e comunicativo.
Dessa vez a interação com a platéia foi pequena, talvez pela distância em que o público permaneceu do palco montado no New York City Center, de costas para o Outback. A galera se manteve um tanto quanto fria, talvez um pouco hipnotizada pela perfomance e pela voz de Ed.
Com isso, ele não soltou nenhuma piada, não falou nenhuma gracinha, e não fez nenhuma imitação. Com sua Gibson em punho, abriu os trabalhos com a bela balada "Por Você Ser Mais", que foi emendada com "Fora da Lei", um dos seus maiores hits, e sua primeira parceria com Rita Lee. Aproveitou para anunciar que em seu próximo álbum, com previsão de lançamento pra ainda esse ano, terá uma nova composição sua com  letra da Rainha do Rock, e que ele só não a mostrou  porque tem como superstição só tocar ao vivo as canções depois que o disco é lançado.
Em "Caso Sério" ele exalta Roberto de Carvalho: "Ele é o compositor mais sofisticado das FMs. Sou muito fã". No fim ele perguntou se alguém filmou: "Alguém gravou? Pô, coloca no Youtube, porque descobri na hora um acorde que nunca usei que achei que ficou lindo demais. E já me esqueci qual era. Não tenho a menor idéia. Alguém põe o video lá pra eu descobrir".
Já em seu teclado Rhodes ele manda "Minha Casa, Minha Cama, Minha Vida"; relembra os tempos de Conexão Japeri em "Baixo Rio", e faz a galera cantar em "Vendaval".
Com alguns problemas técnicos, Ed Motta dá uma parada e pede para que seus técnicos ajustem as coisas. Pra testar se está tudo nos conformes, manda um trechinho de "Superstition" do Stevie Wonder, que deixou todo mundo com o gostinho de quero mais.
Com tudo devidamente ajustado, ele confidencia que trabalhou como uma espécie de office boy, no programa de TV "Som na Caixa", só pra poder ter acesso a coleção de LPs do saudoso apresentador Mounsieur Limá. E dessa época ela saca "Stay" do  The Controlers, deixando alvoroçados os charmeiros de plantão. Pra manter o astral elevado, toca em sequência dois de seus grandes hits: "Daqui Pro Méier" e "Tem Espaço Na Van".
De volta à guitarra, relembra seus duetos com Roupa Nova e Marisa Monte, respectivamente em "Bem Simples" e "Ainda Lembro". Mantendo o clima de romance, é a vez de prestar tributo a Stevie Wonder. um dos seus maiores ídolos, na doce "My Cherie Amour".
Depois da bela "Outono No Rio", pede para todos marcarem o tempo com as palmas nas pulsantes "Vamos Dançar" e "Colombina" que encerram a apresentação.
É claro que não iria faltar o Bis, que no caso foi triplo: a esperadíssima do público, "Manuel"; a singela "Got To Be There" do Rei do Pop Michael Jackson; e mais Stevie Wonder em "Signed, Sealed, Delivered, I'm Yours", cantada no mais perfeito idioma "edmottês".
É sempre um privilégio testemunhar Ed Motta em ação. Afinal ele é uma das maiores vozes do país, músico completo, excelente guitarrista-base, tecladista inventivo, pesquisador musical, compositor inspirado. Assim o texto acaba exatamente como começou: destacando os adjetivos de um dos grandes músicos desse planeta, que orgulhosamente é brasileiro.


SETLIST:
1- Por Você Ser Mais
2- Fora Da Lei
3- Caso Sério
4- Minha Casa, Minha Cama, Minha Vida
5- Baixo Rio
6- Vendaval
7- Stay
8- Daqui Pro Méier
9- Tem Espaço Na Van
10- Bem Simples
11- Ainda Lembro
12- My Cherie Amour
13- Do You Have a Other Love?
14- Outono No Rio
15- Vamos Dançar
16- Colombina

Bis:
17- Manuel
18- Got To Be There
19- Signed, Sealed, Delivered, I'm Yours

2 comentários:

  1. Belo texto, belíssima resenha, vale 99 pontos. só não ganhou 100 porque escreveu "imendada" ao invés de "emendada", rs.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkk...
    Esse é o problema de não ter revisor de texto. Acontece...
    Mas então, se fosse na redação do ENEM eu tirava 10, né?
    Pq lá tinha coisas piores.
    Valeu, Marcelo! Pelo elogio e pela correção.
    Abração

    ResponderExcluir