Mas enfim, estava eu prestes a conferir ao vivo, uma das mais importantes e influentes bandas do Brasil. Descobri, e fiquei imprecionado com o fato de que muita gente pensa que o 14 Bis acabou, com a saída de Flavio Venturini em 1987. Mas Claudio Venturini (guitarra e voz), Sérgio Magrão (baixo e voz), Vermelho (teclados e voz) e Hely Rodrigues (bateria) continuaram com a banda, e lançaram seis discos (incluindo dois "ao vivo", sendo um deles ao lado do Boca Livre; e um Acústico).
A abertura ficou a cargo da Nave de Prata, banda formada por garotos entre 16 e 20 anos, declaradamente fãs do 14 Bis, o próprio nome foi tirado de uma das músicas da banda mineira. A garotada até que mandou bem, se mostrando bastante nervosos, o que é normal; mas me pareceram um pouco crus, e com limitações técnicas principlamente no baixo e nos solos de guitarra. E tiveram grandes méritos, principalmente com boas músicas autorais, com destaque para o baterista e o jovem tecladista.
0 14 Bis subiu ao palco para a alegria do bom público presente, tocando logo de cara um dos seus maiores hits: "Bola de Meia, Bola de Gude", composta por Milton Nascimento e Fernando Brant especialmente para o grupo. Nos shows o quarteto conta sempre com a participação do tecladista Sérgio Vasconcelos, fiel escudeiro que não poderia faltar.
É um privilégio presenciar Claudio Venturini tocando guitarra, com solos melodiosos e belíssimos, muito bem executados, é sem dúvida um verdadeiro "Guitar Hero". Magrão com seu baixo sempre econômico, na maior parte do tempo se limitando a marcação, mas com algumas belas intervenções. Vermelho sempre discreto e eficiente nos teclados. Hely é preciso e simples, tem a sabedoria daqueles bateristas que sabem que na maioria dos casos "menos é mais", como os mestres Ringo Starr (Beatles), Doug Clifford (Creedence Clearwater Revival) e Nick Mason (Pink Floyd). Não posso esquecer de comentar o casamento perfeito das 3 vozes, em afinação e sintonia perfeitas.
Na sequência vieram o clássico "Uma Velha Canção Rock'n'Roll" e "Canções de Guerra" (o carro-chefe de "Outros Planos", seu mais recente disco de estúdio, lançado em 2004).
O guitarrista apresentou Magrão, que fez a voz principal em "Caçador de Mim" (composta pelo baixista e Luis Carlos Sá), que foi a primeira da noite a ser cantada em coro por toda a Lona. É claro que não foi a única; "Espanhola", "Todo Azul do Mar" e "Planeta Sonho" foram cantadas em uníssono e a plenos pulmões pelos fãs.
Para o Bis, os meninos da Nave de Prata foram chamadas pra subir novamente ao palco e levar com seus mestres, um dos maiores hinos do 14 Bis: "Linda Juventude". Com certeza, todo mundo saiu satisfeito, mas a rapaziada da banda de abertura deve ter ido pra casa extasiados de dividirem o mesmo palco com seus ídolos.
SETLIST:
1- Bola de Meia, bola de Gude
2- Sonhando o Futuro
3- Uma Velha Canção Rock’n’Roll
4- Canções de Guerra
5- Caçador de Mim
6- Siga o Sol
7- Canção da América
8- O Fogo do Teu Olhar
9- Eu Já Fechei Meus Olhos (I Can’t Make You Love Me)
10- Espanhola
11- Nave de Prata
12- Todo Azul do Mar
13- Perdendo a Razão
14- Mais Uma Vez
15- Mesmo de Brincadeira
16- Natural
17- Planeta Sonho
18- Linda Juventude
Nenhum comentário:
Postar um comentário