Total de visualizações de página


domingo, 3 de janeiro de 2010

HERMETO PASCOAL - O MAGO DOS SONS


Sem dúvida, Hermeto Pascoal é um dos maiores músicos do mundo. Alagoano (conterrâneo de Djavan), desde cedo se interessou por música, e sempre apreciou os sons do mundo e da natureza.
Trata-se de um verdadeiro muili-instrumentista: sanfona, escaleta, piano, clavinete, violão, guitarra, viola caipira, contrabaixo, pífano, flauta, saxofone, flugel, cavaquinho, bombardino, trompete, bateria, percussão, acordeão... Na verdade, acho que não existe instrumento que ele não toque.
Além disso, domina a arte de fabricar instrumentos e de utilizar qualquer objeto pra fazer música; quando criança costumava fazer um pífano com cano de mamona de abóbora, e ficava tocando acompanhando o canto dos pássaros.
Músico iventivo, criativo e inquieto, compõe e toca inúmeros estilos musicais: frevo, chorinho, jazz, baião, forró, fusion, maxixe, música para orquestra; sempre misturando tudo em combinações incomuns, composições extremamemte originais, apresentações empolgantes, aonde demonstra sua incrível habilidade de improvisação.
Pra quem quer conhecer Hermeto, indico o excelente "Hermeto Pascoal - Ao Vivo Montreaux Jazz Festival (1979)" (foto abaixo).
Com intensa carreira internacional, conseguiu o respeito e admiração de músicos de todo mundo. Impressionando até o exigente e excentrico Miles Davis, que o convidou para gravar o álbum "Live Evil" (1970), que ainda contaram com duas composições suas: "Igrejinha" ("Little Church") and "Nem Um Talvez" ("Not even a maybe"). Também teve sua obra gravada por Gil Evans e a Sinfônica de Berlin, e tocou com músicos no quilate de Chick Corea, Airto Moreira, Flora Purim, Heraldo do Monte e Sivuca.
Atualmente, Hermeto Pascoal pode fazer seus shows em cinco formatos diferentes : "Hermeto Pascoal e Grupo", "Hermeto Pascoal e Aline Morena", "Hermeto Pascoal Solo", "Hermeto Pascoal e Big Band" e "Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica".
Característica marcante, a utilização de objetos e sons de animais em suas músicas; bomba de encher bola de gás, garrafa plástica, panela, copo com água, chaleira, apitos de bonecos de borracha, buzina, máquina de costura, galinhas e um porco são alguns exemplos de "instrumentos" usados em suas gravações ou apresentações ao vivo.
Acredito que Hermeto pode tirar som de qualquer coisa, uma das provas disso é essa charge:

Nenhum comentário:

Postar um comentário