Total de visualizações de página


domingo, 4 de janeiro de 2009

MESTRES QUE DEIXARAM SAUDADE EM 2008


RICHARD WRIGHT
Um dos fundadores do Pink Floyd, o tecladista Richard Wright morreu vítima de câncer.
Durante a gravação de "The Wall" (1979), Wright deixou a banda devido a diferenças irreconciliáveis com Waters. No entanto Wright seguiu tocando com o Pink Floyd como músico contratado durante a turnê de "The Wall" em 1980 e 1981.
Autor de dois discos solos, "Wet Dream" (1978) e "Broken China" (1996), o músico continuou colaborando com o Pink Floyd, sobretudo após a saída de Waters da banda, em 1985.
Em Londres, no Live 8, em 2005, foi a única vez que a formação clássica da banda se reuniu depois da saída de Waters. Em 2007, os integrantes do Pink Floyd se apresentaram em Londres em um show de tributo ao fundador do grupo, Syd Barrett, morto em 2006 em decorrência de diabetes, mas o baixista Roger Waters optou por fazer uma apresentação à parte.
As últimas apresentações ao vivo de Wright foram ao lado de David Gilmour, nos shows da turnê do dico solo de Gilmour "On An Island"
Faleceu aos 65 anos, no dia 15 de Setembro de 2008



JEFF HEALEY
Um dos maiores guitarristas de sua geração, Jeff Healey morreu vítima do câncer.
Healy lutava contra o câncer desde seu primeiro ano de vida, quando uma forma rara da doença na retina o deixou cego. Passou por diversas operações nos últimos anos para remover tumores dos pulmões e de uma perna.
Ficou conhecido como líder da Jeff Healey Band, um trio que ganhou reconhecimento internacional, principalmente com o álbum "See the Light", que continha a música "Angel Eyes" e "While My Guitar Gently Weeps" (cover dos Beatles).
Muito respeitado pelos músicos, chegou a dividir o palco com nomes como George Harrison, B.B. King e Stevie Ray Vaughan.
Faleceu aos 41 anos, no dia 3 de Março de 2008



MICHAEL LEE
Baterista de pegada impressionante, Michael Lee morreu, tendo a causa de sua morte não divulgada.
Trabalhou com o vocalista Robert Plant em 1993 no álbum "Fate of Nations". No ano seguinte, ele começou a tocar em um projeto envolvendo Plant e o guitarrista Jimmy Page em "No Quarter: Jimmy Page and Robert Plant Unledded".
Lee também tocou com o Cult, Echo And The Bunnymen e em uma versão reformulada do Thin Lizzy.
Quem pode conferir ao vivo sua perfomance, ficou impressionado.
Faleceu aos 39 anos, os rumores são de que ele tenha morrido no dia 24 ou 25 de Novembro de 2008.



JAMELÃO
Uma das vozes mais marcantes e conhecidas do Samba, Jamelão morreu em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Entre seus sucessos estão "Fechei a Porta" (Sebastião Motta/ Ferreira dos Santos), "Leviana" (Zé Kéti), "Folha Morta" (Ary Barroso), "Matriz ou Filial" (Lúcio Cardim), "Exaltação à Mangueira" (Enéas Brites/ Aluisio da Costa), "Eu Agora Sou Feliz" (com Mestre Gato), "O Samba É Bom Assim" (Norival Reis/ Helio Nascimento).
Nos anos 50 começou a atuar como intérprete de samba-enredo para a Estação Primeira de Mangueira.
Faleceu aos 95 anos, no dia 14 de Junho de 2008



MITCH MITCHELL
Baterista da Jimi Hendrix Experience, Mitch Mitchell foi encontrado morto em seu quarto de hotel em Portland, Oregon.
Ele se juntou ao Jimi Hendrix Experience em 1966, foi o responsável pela bateria de clássicos como "Fire", "Purple Haze", "Foxy Lady".
Tocou com Hendrix em vários festivais importantes como Festival Pop de Monterey (1967), Woodstock (1969) e Festival da Ilha de Wright (1970).
É sem dúvida um dos bateristas mais influentes da história da música, misturando jazz com rock, ajudando a formar as bases do que viria a ser o fusion.
Faleceu aos 62 anos, no dia 13 de Novembro de 2008



SILVINHA ARAÚJO
A cantora da jovem guarda Sylvinha Araújo morreu em decorrência de um câncer de mama. Mulher do cantor Eduardo Araújo, ela convivia com a doença havia 12 anos.
Sylvinha ganhou fama na época da jovem guarda - ao lado de ícones como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Sua voz potente rendeu comparações até com Janis Joplin.
Chegou a vender mais de um milhão de discos na carreira e gravou inúmeros jingles publicitários. Nos anos 70 afastou-se da música. Voltou a cantar no final da década.
Faleceu aos 56 anos, no dia 26 de Junho de 2008



BO DIDDLEY
Um dos precursores do Rock'N'Roll, Bo Diddley faleceu por insuficiência cardíaca.
Um dos grandes nomes do rock e blues, Bo Diddley era conhecido por sua guitarra quadrada, óculos escuros e chapéu preto. O músico entrou para o Hall da Fama do Rock em 1987, ganhou uma estrela na calçada da fama de Hollywood e recebeu um prêmio em homenagem a carreira no Grammy de 1999.
É um dos pioneiros do Rock ao lado de Chuck Berry, Litle Richard, Elvis Presley, Bill Halley e Jerry Lee Lewis.
Faleceu aos 79 anos, no dia 2 de Junho de 2008



DORIVAL CAYMMI
Um dos maiores compositores da música brasileira, Dorival Caymmi criou obras primas como "Marina", "Modinha para Gabriela", "Maracangalha", "Saudade de Itapuã", "O Dengo que a Nega Tem", "Rosa Morena".
Faleceu aos 94 anos, no dia 16 de Agosto de 2008



ISAAC HAYES
Um dos maiores ícones da Soul Music, Isaac Hayes, foi encontrado inconsciente em sua casa e levado ao hospital, onde foi oficialmente declarado morto.
Conhecido pelo visual extravagante e voz grave e profunda, ganhou o Oscar e o Grammy em 1971 pelo tema do filme "Shaft". Em 1972 ganhou outro Grammy pelo disco "Black Moses". Ao lado de nomes como Al Green, James Brown e Stevie Wonder, Hayes foi um dos mais populares artistas negros dos anos 70.
A partir de 1997, o músico ficou mais conhecido entre os jovens por ter sido a voz do personagem Chef na série "South Park". O músico deixou a série em 2006 por causa das piadas do programa em relação a cientologia, religião a qual seguia.
Faleceu aos 65 anos, no dia 10 de Agosto de 2008.



WANDER TAFFO
O músico e guitarrista Wander Taffo morreu vítima de um infarto e não tinha histórico de problemas de saúde. Considerado por publicações internacionais, como a "Guitar Player", um dos expoentes da guitarra no mundo, Taffo era um dos fundadores da EM&T (Escola de Música e Tecnologia).
Um dos maiores guitarristas do Brasil, Taffo estourou com a banda Rádio Táxi no início dos anos 80. Ele também fez parte de grupos como Made in Brazil, Secos & Molhados, Joelho de Porco, Gang 90, além de ter tocado com nomes como Rita Lee e Guilherme Arantes.
Na década de 90 formou a banda Taffo , com os irmãos Ivan e Adrian Busic; banda de hard rock que chegou a ter alguma projeção.
Seu projeto atual era voltar com a banda Taffo.
Faleceu aos 53 anos, no dia 14 de Maio de 2008.



MEL GALLEY
Grande guitarrita britânico, o músico perdeu a batalha contra um devastador câncer de esôfago.
Ganhou fama inicialmente ao fazer parte do power trio Trapeze, ao lado de Glenn Hughes (baixista, que foi do Trapeze para o Deep Purple) e Dave Holland (baterista, que foi do Trapeze para o Judas Priest).
Em 1982 ele entra para o Whitesnake, gravando os LPs "Saints and Sinners" e "Slide It In". Depois fez parte da banda banda Phenomena II, do hit "Did it all for love" (aquela da propaganda do cigarro Hollywood...).
Na mais recente tour do Whitesnake (incluindo nas apresentções no Brasil em maio de 2008), David Coverdale dedicou "Love Ain’t No Stranger" para o amigo todas as noites, canção essa inclusive composta pela dupla. Outro ex-companheiro e amigo, o baixista e vocalista Glenn Hughes, também se manifestou sobre a morte de Galley: "Melville, comigo, o seu legado está em boas mãos! Nos encontramos um dia no Jardim, e logo o reconhecerei como meu irmão".
Faleceu aos 60 anos, no dia 1 de Julho de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário