1- FRAGILE (Yes) - 1971
É Campeão!!! Foi o primeiro disco do Yes que contou com Rick Wakeman. Cada música do disco era precedida com uma faixa que continha um solo de cada integrante, com destaque para a belíssimo violão de Steve Howe em " Mood For a Day". Fazem parte desse álbum os clássicos eternos "Roundabout" e "Heart Of Sunrise".
2- THE DARK SIDE OF THE MOON (Pink Floyd)- 1972
Um dos discos mais revolucionários e vendidos da história da música. Foi um dos primeios álbuns lançados com efeito quadrofônico.
Impressionante utilização de efeitos sonoros, sons inusitados e belas canções. Mostra Waters, Gilmour, Mason, Wright e o produtor Alan Parson inspiradíssimos.
E a capa é demais!
3- MOVING PICTURES (Rush) - 1981
Veja o comentário sobre esse disco na postagem Obras Primas 3: MOVING PICTURES - RUSH (1981)
4- SELLING ENGLAND BY THE POUND (Genesis) - 1973
Obra prima do Genesis, mostrando um Peter Gabriel viajando em suas letras cheias de metáforas políticas e crises existenciais; um Tony Banks sublime nos seus teclados; um Mike Rutherford elegante com seu baixo; um Steve Hackett original e criativo; e um Phil Collins endiabrado na batreia. Destaque para "Firth Of Fifth" e " I Know What I Like (In Your Wardrobe)", essa última é a mais conhecida música da fase progressiva da banda.
5- KING ARTHUR (Rick Wakeman) - 1975
É impressionante como o Rick Wakeman fez sucesso na década de 70, quase chegando a ficar mais conhecido que o próprio Yes.
Nesse álbum de 75, ele se inspira na lenda do Rei Arthur pra criar as canções e arranjos.
6- A NIGHT OF OPERA (Queen) -
Os mais puristas vão torcer o nariz, por eu ter colocado um álbum do Queen numa lista de Progressivo. Mas qual a melhor definição pra mistura de ópera, rock, música clássica, jazz, música de cabaré e hard rock? A resposta é rock progressivo.
E esse disco é uma obra-prima; e a presença de " Bohemian Rhapsody" já justifica.
7- CLOSE TO THE EDGE (Yes) - 1972
Por ser a maior banda de Rock progressivo, o Yes merece ter mais de um disco nessa lista. A faixa que dá título ao álbum é a mais bem acabada e produzida da carreira da banda. Em "You And I" e "Siberian Khatru" elevam o nível do rock pra um patamar próximo ao da música erudita.
8- BRAIN SALAD SURGERY (Emerson, Lake & Palmer) - 1973
Fazer uma lista do melhor do progressivo e não colocar nada desse trio seria um absurdo. Esse eu considero o melhor disco da carreira dos virtuosos Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer.
9- MISPLACE CHILDHOOD (Marillion) - 1985
Sei que vão me crucificar por não ter incluído nenhum disco do King Crimson, Focus ou Gentle Giant. E muitos vão falar que o Marillion não merece tanto destaque.
Mas é que esse disco foi muito importante pra minha formação musical, e além disso tem músicas maravilhosas: "Kayleigh", "Lavender", "Heart Of Lothian".
10- THICK AS A BRICK (Jethro Tull) - 1972
Com apenas uma música no disco (de mais de 40 minutos), a banda de Ian Anderson constroe uma obra extraordinária
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Todos estes discos são fodas ! especialmente o do Queen,do Rock Wakeman e do Rush !
ResponderExcluirHUAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
ResponderExcluirCadê o King Crimson?????
RUSH?????????????
CADÊ OS ÁLBUNS DO GENTLE GIANT??????????
Cadê o Larks' Tongues In Aspic???
Cadê o Tarkus???
Cadê o Leftoverture?????
SÓ RINDO COM ESSE BLOG
Oi Anônimo feliz,
ResponderExcluirse vc tivesse lido a postagem iria saber pq não coloquei nenhum disco do Gentle Giant.
Em relação ao Tarkus, prefiro muito mais o BRAIN SALAD SURGERY (Emerson, Lake & Palmer).
Continue sempre rindo e feliz.
Obrigado prla visita
Cara òtima seleção
ResponderExcluirParabens
Oi Leanderson,
ResponderExcluirmuito obrigado pelo elogio e pela visita.
Seja sempre benvindo.
Abraço
MArillion sempre é esquecido até em listas dos 50 maiores do progressivo, apesar do Misplaced Childhood ser um álbum com grandes momentos.
ResponderExcluirParece ser uma lista de quem é interessado por música, e entende um pouco, mas precisa pesquisar um pouco mais.
Mesmo assim, valeu. Parabéns pelo bom gosto.
Átila
Oi Átila,
ResponderExcluirnão é questão de pesquisa. Com essa lista não tive nenhuma intenção de fazer uma tese ou documento sobre o rock Progressivo. É apenas uma lista com os 10 discos q mais gosto...
Abração
falto o primero disco do rush!aqualung pra mim é melhor q quase todos dai tbm.
ResponderExcluirOi Anonimo,
ResponderExcluirApesar de reconhecer que "Aqualung" é um clássico, mas não sou muito chegado no disco.
Já o primeiro disco do Rush não tem nada de progressivo; é puro Hard Rock. Acho q vc se confundiu.
Abraço
Toda lista é complicada, uma vez que ao estipular um limite - 10, nesse exemplo, deixa sempre de fora aquele disco que um ou outro curte mais. A lista está boa, mas realmente acho injusto excluir King Crimson, dado à importância da banda (mais até do que gosto pessoal). Por outro lado, até o termo "progressivo" é discutível. Dependendo do ponto de vista, Queen estaria fora. Acho que pela importância das bandas, é imprescindível ter King Crimson, ELP, Genesis, Yes, Van der Graaf Generator, Gentle Giant, Camel, P. Floyd e algum representante italiano (ou Premiata ou Banco del Mutuo Soccorso ou Le Orme). Mas, enfim, como disse no começo: listas são sempre complicadas. Abraço.
ResponderExcluirCara, você merece o respeito de cada um que lê essa lista. Você parece ser alguém que sabe bastante sobre o Rock Progressivo. Não acho que o A Night At The Opera um album Progressivo, é um ótimo album.
ResponderExcluirMeu Top 10:
In The Court Of The Crimson King - King Crimson
Close To The Edge - Yes
Dark Side Of The Moon - Pink Floyd
Seeling England By The Pound - Genesis
Trick As Brick - Jethro Tull
Brain Salad Sugery - E, L & P
Pawn Hearts - Van Der Graaf Generator
2112 - Rush
In A Glass house - Gentle Giant
Tubular Bells - Mike Oldfield
Meio dferentes uns albuns dos outros mas é isso ai.
Bom, tô começando nesse gênero e tô gostando muito, sua lista com certeza vai me auxiliar a buscar novas bandas e álbuns. Eu tenho a minha lista que é um pouco diferente da sua, mas eu respeito a sua lista também, pois mostra que você conhece bastante do Rock Progressivo.
ResponderExcluirFlw!
The Dark Side of the Moon foi lançado em 1973, não 1972.
ResponderExcluir