Total de visualizações de página


domingo, 22 de fevereiro de 2009

MEUS 20 GUITARRISTAS PREFERIDOS DE ROCK E BLUES

1 - JIMMY PAGE

É pura paixão... Eu poderia dar mil motivos por ele ser meu guitarrista favorito, mas todos estariam envolvidos com a emoção. Foi indescritível vê-lo tocando ao vivo.


2 - JIMI HENDRIX

Com certeza é o guitarrista mais influente de todos os tempos; de Beatles a Miles Davis, todos se renderam a genialidade de Hendrix.


3 - STEVE HOWE

Um guitarrista diferenciado. No estilo de tocar, na pegada, no som. Toca guitarra como se estivesse tocando violão clássico, e no violão ele simplesmente distroe. O Yes só passou a ser Yes de verdade com a sua entrada na banda.


4 - STEVIE RAY VAUGHAN

ANIMAL!!! Stevie Ray Vaughan tocando é nitroglicerina pura. É de arrepiar. O Bluseiro mais rock'n'roll que já existiu. Nos deixou precocemente em 27 de Agosto de 1990 num acidente de helicóptero.


5 - EDDIE VAN HALEN

Com certeza foi o guitarrista mais influente dos anos 80. Seu estilo foi tão copiado e imitado que passou a ser clichê. Mais as pessoas se esquecem que foi ele quem criou, e que é muito original, e que ninguém tocava assim antes dele.


6 - ERIC CLAPTON

Elegância é sua principal característica. Seus solos são cheios de sentimento e mostram toda a pegada de um verdadeiro Bluesman. É triste ver que guitarristas da sua estirpe são cada vez mais raros. Também é o rei do improviso, é só ver que cada vez que toca a mesma música na hora os solos de guitarra são sempre diferentes.


7 - STEVE VAI

Falam que ele é presepeiro, estrela, showman. E isso tudo é verdade. E pra mim ser é assim é o máximo. É muito maneiro vê-lo ao vivo por esses motivos. Mas é calro que ele também é um excelente guitarrista. Habilidoso, rápido, criativo, técnico, original. Se alguém duvida das suas qualidades como músico, é só lembrar que ele foi durante anos membro da banda de nada mais nada menos que Frank Zappa, que além de exímio guitarrista era um dos músicos mais exigentes e iventivos.


8 - CARLOS SANTANA

Respeitado por músicos de todos os estilos, do jazz ao pop; Carlos Santana é um dos guitarristas mais estilosos de todos os tempos. O som de sua guitarra é mais do que uma marca registrada. Assim como todos reconhecenm a voz de Frank Sinatra ou Gal Costa, qualquer um consegue reconhecer um solo de Santana.


9 - DAVID GILMOUR

Quem nunca viajou ouvindo um solo de Gilmour que atire a primera pedra...
Muito feeling e bom gosto na escolha dos efeitos. Ele é o rei do bend.*
*Bend é uma técnica utilizada na guitarra na qual você levanta ou abaixa a corda do instrumento para chegar em outra nota. Ao se curvar a corda, a nota que era tocada tem sua afinação mudada, elevada a uma nota mais aguda.


10 - GEORGE HARRISON

Simplicidade... com poucas notas ele consegue dizer muita coisa.
Beleza... como são belos seus solos!
Sentimento... não precisa ser guitarrista pra sentir as vibrações que ele passa.
Não precisava acrescentar mais nada, mas eu simplesmente adoro ouvir ele tocando com slide. É simples, belo e tem muito sentimento, como na introdução de "Blow Away"


11 - JOE SATRIANI

Os preconceituosos vão dizer que ele é uma máquina de vomitar notas. Mas isso é no mínimo injustiça. Verdadeiro virtuose da guitarra, Satriani também é muito original, criativo, e possuidor de um estilo próprio exaustivamente copiado e imitado no mundo inteiro. Um músico de verdade.


12- JEFF BECK

Literalmente ele faz a guitarra cantar, falar e chorar. Usa seu instrumento pra se comunicar e passar seus sentimentos. Nunca foi atrás de modismos, e sempre procurou trazer inovações pra sua música e pro seu instrumento; tanto que foi um dos precurssores do Jazz-Rock e do Fusion.


13 - BRIAN MAY

O som da guitarra de Brian May é inconfundível. Impressionante: é ouvir os primeiros acordes e logo identificar. Além disso, ele só faz solos bonitos, são composições dentro da música. É só conferir a discografia do Queen pra constatar que estou "dizendo" a verdade.


14 - RITCHIE BLACKMORE

Um dos primeros a colocar a influência das músicas eruditas e medievais nos solos da guitarra-rock. No Deep Purple gravou todos os discos clássicos da banda. Depois fundou o Rainbow e mais tarde o Blackmore's Knights. Trata-se de um verdadeiro Guitar Hero.


15 - GARY MOORE

Um Guitar Hero a moda antiga. E acho que pegada é o que ele tem que mais chama a atenção. E é o no Blues que ele arrepia. Realmente impressionante sua perfomance.


16 - JOHN PETRUCCI

A sensação que se tem ao ver esse cara tocar é de que ele veio de outro planeta. Virtuose ao extremo sem ser chato; rápido sem perder o sentimento. Talvez o melhor guitarrista de sua geração. Confira sua perfomance nos DVDS do Dream Theater.


17 - STEVE MORSE

Um raro exemplo de guitarrista que alia virtuosismo, feeling, técnica e sentimento. Já mostrou seu talento no Dixie Dregs, na Steve Morse Band, e é o atual guitarrista do Deep Purple


18 - ALEX LIFESON

Ele escolheu o caminho mais difícil, o da origininalidade e a da busca de um estilo e som próprios. Fato esse que faz com que os não-iniciados ignorem seu talento e técnica. Um monstro no seu instrumento, ele tem 1/3 de culpa do Rush ser a melhor banda em atividade.


19 - JEFF HEALLEY

Talvez pela sua deficiência visual, ele tenha inventado uma forma totalmente diferente de tocar guitarra. E é impressionante a sua pegada e o som que ele tirava da guitarra. O Blues fica mais triste por perdê-lo.


20 - ANGUS YOUNG

Junto com seu irmão Malcolm compôs vários dos maiores riffs da história do Rock. Atitude e muita presença de palco, esse guitarrista endiabrado faz com que as apresentações do AC/DC sejam verdadeiras celebrações ao bom e velho Rock'n'Roll

5 comentários:

  1. Maus Parabéns! Tem um ótimo gosto pra som, e aliás, boas escolhas para guitarristas. Mas eu, como guitarrista, acredito que você deixou alguns grandes guitarristas de lado, um deles Blues Boy King. Ou talvez o próprio Zakk Wylde, atual Black Label Society. Mas com certeza, esses caras são excelentes e você os escolheu excelentemente. Novamente, meus parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aquiles, obrigado pela visita e pelos elogios. Meu Blog estará sempre aberto para seus comentários.
    Realmente muita gente boa ficou de fora da lista... Mas é que na lista só tem 20 guitarristas, não deu pra colocar todo mundo que eu gosto.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  3. so acho que tenha faltado o slash!!

    ResponderExcluir