Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

OS 80 MELHORES GUITARRISTAS DE ROCK E BLUES, NA MINHA OPINIÃO

Na edição americana de Novembro da Rolling Stone, um seleto grupo de guitarristas foi convidado para eleger os "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos" (veja a lista), entre os eleitores estavam feras como Ritchie Blackmore (Deep Purple), Jerry Cantrell (Alice in Chains), Don Felder (The Eagles), Kirk Hammett (Metallica), Warren Haynes (The Allman Brothers Band), Lenny Kravitz, Robby Krieger (The Doors), Alex Lifeson (Rush), Brian May (Queen), Mike McCready (Pearl Jam), Roger McGuinn (The Byrds), Scotty Moore, Tom Morello, Dave Mustaine (Megadeth), Joe Perry (Aerosmith), Vernon Reid (Living Colour), Robbie Robertson (The Band), Rich Robinson (The Black Crowes), Carlos Santana, Andy Summers (The Police), Mick Taylor, Eddie Van Halen e Joe Walsh.
A mesma revista em 2009, já havia feito uma outra lista, mas que contava apenas com a opinião de críticos e jornalistas, confira

Como eu sou muito metido, comecei a fezer a minha listinha em MEUS 20 GUITARRISTAS PREFERIDOS DE ROCK E BLUES , aonde listei os meus preferidos, utilizando os seguintes critérios:
- técnica
- criatividade e originalidade
- sonoridade
- importância e relevância histórica
- Influência sobre os outros músicos
- E PRINCIPALMENTE MEU GOSTO PESSOAL!!!

Dessa forma, os 20 primeiros colocados foram:
1- Jimmy Page
2- Jimi Hendrix
3- Steve Howe
4- Stevie Ray Vaughan
5- Eddie Van Halen
6- Eric Clapton
7- Steve Vai
8- Carlos Santana
9- David Gilmour
10- George Harrison
11- Joe Satriani
12- Jeff Beck
13- Brian May
14- Ritchie Blackmore
15- Gary Moore
16- John Petrucci
17- Steve Morse
18- Alex Lifeson
19- Jeff Healey
20- Angus Young

Mais tarde, no post MEU TOP 40 DE GUITARRISTAS DE ROCK E BLUES, acrescentei:
21- Vernon Reid
22 - Frank Zappa
23 - Tony Iommi
24 - JohnnyWinter
25 - Jan Akkerman
26 - Mark Knopfler
27 - Buddy Guy
28 - Randy Rhoads
29- Zakk Wylde
30 - Paul Gilbert
31 - Eric Johnson
32 - Nuno Bettencourt
33 - Joe Perry
34 - Joe Walsh
35 - Duane Allman
36 - Pepeu Gomes
37 - Robert Cray
38 - Matthias Jabs
39 - Yngwie Malmsteen
40- Dimebag Darrell

Em abril desse ano, em OS 60 MELHORES GUITARRISTAS ROCK E BLUES, NA MINHA OPINIÃO, quando inclui mais 20:
41 - Rory Gallagher
42 - Eduardo Ardanuy
43 - Peter Frampton
44 - Prince
45 - Steve Lukather
46 - Joe Bonamassa
47 - Steve Hackett
48 - Tony MacAlpine
49 - Neal Schon
50 - Freddie King
51 - Robert Fripp
52/53 - Dave Murray & Adrian Smith
54 - Billy Gibbons
55 - Ry Cooder
56 - Trevor Rabin
57 - Kirk Hammett
58 -Michael Schenker
59 - Mick Taylor
60 - Hank Marvin

Agora, chego ao TOP DOS 80 MELHORES GUITARRISTAS ROCK E BLUES, na minha opinião, com mais 20 feras da guitarra elétrica, prometo que ainda esse ano, completo a lista dos 100

61- Derek Trucks Derek é sobrinho de Butch Trucks, baterista Allman Brothers, e começou a tocar guitarra aos nove anos de idade, e aos 12 já saia em turnê. É um fiel seguidor do Blues e da escola do Southern Rock, sendo um dos melhores no slide, na atualidade. Possui fãs como Eric Clapton, que se desmancha em elogios: "Seu talento é como um poço sem fundo".


62- Slash
Tem muita gente me xingando por não ter colocado Slash antes na lista. Então fãs de Guns N'Roses, aí está o cara. Sua maior virtude é beber na fonte dos Anos 70, além de possuir extremo bom gosto na escolha dos timbres, efeitos e nas composições de seus solos.


63- Pete Townshend Apesar de serem raros seus solos de guitarra, Pete Townshend é um dos guitarristas mais influentes da música popular. No The Who popularizou o "Power chord", que serviu de pilar para o Hard Rock, Punk e Heavy Metal.


64- BB KingSua história se confunde com a da guitarra elétrica. BB King é o músico de Blues que conseguiu o maior renome e fama. E quem duvida de seu merecimento?


65- Marty FriedmanCom seu virttuosismo, marcou época no Megadeth, aonde se tornou referência no estilo.


66- Richie SamboraGrande guitarrista! É um pena que Sambora desperdice seu talento numa pseudo banda de Rock como Bon Jovi.


67- Albert KingUm dos pioneiros do Blues elétrico, Albert King era canhoto e usava sua Flying V sem trocar as cordas de posição, ou seja tocava tudo "ao contrário". Super influência para Clapton, Hendrix, Page e Beck.


68- Robertinho do RecifeJá passou por todos os estilos, Regional nordestino, pop brega (com a banda Yahoo), Heavy Metal (nos anos 80), música clássica (no disco Rapsódia Rock) e MPB (acompanhando artistas como Fagner, Zé Ramalho e Gal Costa). Infelizmente, hoje em dia ele é apenas produtor, e não se apresenta mais ao vivo; o que é lamentável para os apreciadores de boa música.


69- Don FelderGuitarrista de solos altamente melódicos, se imortalizou na história do Rock no The Eagles, onde duelava e combinava lindos solos com Joe Walsh.


70- Sergio DiasFormou na década de 60, ao lado de Rita Lee e do irmão Arnaldo Baptista, a maior banda de rock do Brasil: Os Mutantes. Seus solos são sempre criativos e originais.
Chegou a ser eleito pela revista americana Rolling Stones, em 1972, como o melhor guitarrista do mundo.


71- John FogertyA frente do Creedence Clearwater Revival criou solos que pela simplicidade e bom gosto se tornaram inesquecíveis e influenciaram gerações.


72 / 73- Bernie Marsden & Micky Moody Marsden e Moody formaram uma das melhores duplas de guitarristas do Rock, acompanhando David Coverdale em 1977, originando Whitesnake. Simbiose perfeita, com Moody no slide fazendo parceria com o Hard Blues de Marsden.


74- Allen CollinsO Lynyrd Skynyrd fez fama trazendo sempre 3 guitarristas em suas várias formações, e Allen Collins é sem dúvida o mais iluminado deles.


75- Doug AldrichFez parte da última banda da carreira solo de Ronnie James Dio, e já está a alguns anos no Whitesnake. Trata-se de um guitarrista na estirpe de Zakk Wylde, ou seja, técnica apurada aliada a muita atitude e pegada animal.


76- Reb BeachPoser? Sim, e daí? Reb Beach esbanja talento, técnica e virtuosismo a serviço do Hard Rock. Atualmente faz dupla com Doug Aldrich no Whitesnake.


77- Carl PerkinsO compositor de "Blue Suede Shoes", Carl Perkins é talvez a maior influência declarada de George Harrison, que sempre fez questão de enaltecer o mestre do Rockabilly.


78-Scotty MooreO guitarrista presente nas gravações de clássicos de Elvis Presley como "That's All Right", "Heartbreak Hotel" e "Hound Dog, Scotty Moore possui admiradores célebres como Jimmy Page.


79- Albert CollinsOutro grande mestre do Blues, e um dos heróis de Hendrix. Sua marca registrada era tocar com "capo traste".


80- Keith RichardsSer criador de Riffs como "Honky Tonk Women", "Satisfaction", "Jimpin' Jack Flash", "Start Me Up" e "Brown Sugar" já justifica sua presença na lista.

7 comentários:

  1. O nº 1 para mim é Hendrix, pois mostrou que o som da guitarra poderia ir além. Embora goste mais da sonoridade limpa de de Page, Clapton, Gilmour e Beck.

    É complicado fazer um ranking, agora Jeff Beck ficar atrás de George Harrison e Joe Satriani, deve-se ao quesito "gosto pessoal".

    Duane Allman tocou horrores em 27 anos de vida.

    Ponto positivo é destacar David Gilmour, erradamente ignorado pela maioria dos rankings. Se um cara com mais de 100 solo de alto nível, que compõe obras complexas e possuidor de técnica apurada não constar nas primeira posições, então os outros seriam seres místicos.

    Conhece Steve Gaines? O cara tocou no Lynyrd Skynyrd e detonou em poco tempo de atividade. Ao lado do The Doors acho a melhor banda dos EUA, os Doors levam vantagem por serem precursores do rock n roll psicodélico, mas a obra dos Skynyrds é obra de arte.

    Respeito sua opinião, porque o rock n' roll possui vários pontos de vista. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Oi Never Too Old To Rock,
    gostei muito do seu comentário.
    Concordo que Hendrix é o maior nome da guitarra, mas como disse no primeiro post, o som do Page é paixão.
    Quanto a Harrison x Beck, vamos lá:
    pra mim os dois empatam em todos os quesitos, exceto "Técnica" (onde admito Beck tem muito mais), e em "importância e relevância histórica" (afinal George foi guitarrista da maior banda do mundo). Então o desempate foi feito com o coração.
    Já Satriani é um monstro ma guitarra, e tenho vários amigos guitarristas que o colocariam em primeiro na lista.
    Conheço sim o Steve Gaines, muito fera tb.
    Pra mim a melhor banda americana é o Creedence, mas The Doors e Lynyrd Skynyrd são duas superbandas tb.
    Discordo de vc em outro ponto: quem inventou o Rock psicodélico foram os Beatles, um anos antes pelo menos do The Doors; é só vc conferir o LP "Revolver".
    Também respeito muito todas as suas opiniões, e espero ler sempre seus comentários.
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao critério de desempate referente ao Mr. Harrinson concordo. Fazer parte da banda ais popular e tomada por muito como a melhor é um peso extra.

    Sabe porque não se compara na da com a guitarra do page? Porque ela e a voz Robert Plant são uma só. Como em Echoes dos Floyds a voz do Gilmour e do Wright são duas, mas consegue se fundir m uma só.

    Eu queria dizer que os Doors espalharam o rock psicodélico pela costa oeste. Mas que realmente começou com o psicodelismo foi Pink Floyd Com o single Arnold Lane e See Emily Play em 1965, já embalsamados com space rock.

    Gostei muito da discussão. Pode acrescentar algo mais. Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Rapaz,
    vc está certo sobre Page & Plant; na verdade a quimica entre os 4 integrantes do Led Zeppelin é pura magia. Pink Floyd tb.
    Agora, tenho q te corrigir mais uma vez:
    o single Arnold Layne e See Emily Play é de 1967, e não de 1965, portanto o Revolver veio antes.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. bando de hotários slash é o melhor o resto é balela flw

    ResponderExcluir
  6. Era disso que eu falava...
    pode crer:
    Slash, Axl, e Guns N'Roses são as maiores Estrelas do Rock de todos os tempos...
    Fazer oq?

    ResponderExcluir
  7. Cara... eu acrescentaria aí na sua lista o Jack White! Toca muito...

    Mas a lista ta ótima!
    Jeff Healey, Bryan May, Page, hendrix...

    t+

    ResponderExcluir