Total de visualizações de página


quinta-feira, 28 de abril de 2011

OS 60 MELHORES GUITARRISTAS ROCK E BLUES, NA MINHA OPINIÃO

No post MEUS 20 GUITARRISTAS PREFERIDOS DE ROCK E BLUES listei os 20 primeiros colocados:
1- Jimmy Page
2- Jimi Hendrix
3- Steve Howe
4- Stevie Ray Vaughan
5- Eddie Van Halen
6- Eric Clapton
7- Steve Vai
8- Carlos Santana
9- David Gilmour
10- George Harrison
11- Joe Satriani
12- Jeff Beck
13- Brian May
14- Ritchie Blackmore
15- Gary Moore
16- John Petrucci
17- Steve Morse
18- Alex Lifeson
19- Jeff Healey
20- Angus Young

Em MEU TOP 40 DE GUITARRISTAS DE ROCK E BLUES cheguei aos 40:
21- Vernon Reid
22 - Frank Zappa
23 - Tony Iommi
24 - JohnnyWinter
25 - Jan Akkerman
26 - Mark Knopfler
27 - Buddy Guy
28 - Randy Rhoads
29- Zakk Wylde
30 - Paul Gilbert
31 - Eric Johnson
32 - Nuno Bettencourt
33 - Joe Perry
34 - Joe Walsh
35 - Duane Allman
36 - Pepeu Gomes
37 - Robert Cray
38 - Matthias Jabs
39 - Yngwie Malmsteen
40- Dimebag Darrell

Agora, chegarei ao TOP DOS 60 MELHORES GUITARRISTAS ROCK E BLUES, na minha opinião. Mais 20 feras da guitarra elétrica:

41 Rory Gallagher
O maior guitarrista da história da Irlanda, e um dois maiores do Blues Rock. Roots total: com 15 anos, comprou uma Fender Stratocaster de segunda mão,sendo a única guitarra que usou em toda a sua carreira. Como Bono do U2 disse: "Sua morte é uma perda irreparével."


42 - Eduardo Ardanuy
Velocidade impressionante, domínio das técnicas, bom gosto, pegada e feeling fenomenais. Infelizmente por ser brasileiro, ele e o Dr Sin não tiveram ainda o reconhecimento que merecem.


43 - Peter Frampton
Feeling, muito feeling; essa é a característica mais marcante desse guitarrista que foi um dos maiores artistas da música pop dos Anos 70. Foi o responsável pela popularozação do Talk-box.


44 - Prince
Se você está estranhando a sua presença nessa lista, é porque nunca assistiu Prince em seus insanos solos de guitarra, em improvisos sem fim... Pegue um DVD de um dos seus shows, ou dê uma fuçada no Youtube, com certeza você se surpreenderá.


45 - Steve Lukather
Parafraseando o Filé, guitarrista e figuraça amigo meu, "O Lukather é um danado!". E é mesmo, tanto tocando nos discos do Toto, ou participando como arranjador, compositor ou músico em mais de 1000 álbuns, com algumas das maiores estrelas da música como Michael Jackson, Paul McCartney, Aretha Franklin.


46 - Joe Bonamassa
Aos 33 anos, é sem dúvida o melhor guitarrista da sua geração. Glenn Hughes que sabe das coisas, tratou de montar com ele o Black Country Communion.


47 - Steve Hackett
Sua enorme originalidade fez dele um guitarrista único, criador de várias técnicas, sendo um dos primeiros a utilizar o tapping. Marcou época no Genesis, sendo um dos guitarristas mais influentes do Rock Progressivo.


48 - Tony MacAlpine
A dificuldade é saber o que ele toca melhor: guitarra ou teclado. De qualquer forma seu estilo único fundindo Heavy Metal e Jazz é de cair o queixo. Confira seu trabalho no Planet X.


49 - Neal Schon
Um dos fundadores do Journey; o cara é fera, com 15 anos de idade entrou pra banda de Carlos Santana. É protótipo do guitarrista: técnico, criativo, ótima pegada, e muito feeling.


50 - Freddie King
Um dos precursores do Blues Elétrico, sendo um dos artistas principais da cena do chamado Chicago Blues dos anos 50 e 60, tendo papel fundamental na formação do Rock and Roll. Foi grande influência para Jimi Hendrix e Eric Clapton.


51 - Robert Fripp
Tão original, experimental e sombrio quanto a sua banda King Crimson. Famoso por suas técnicas inovadoras no seu instrumento, como o uso de um aparelho denominado Frippertronic que dá a guitarra a capacidade de gerar sons de sintetizadores.


52 - Dave Murray / Adrian Smith
Obrigatoriamente colocados na mesma posição, pois juntos realizam uma perfeita simbiose no Iron Maiden, somando forças a serviço do Metal.


54 - Billy Gibbons
O tiozinho do ZZTop toca pra cacete! Rock and Roll com pegada bluseira pra ninguém botar defeito.


55 - Ry Cooder
Mestre do slide guitar. Músico eclético que tem suas raízes fincadas no Blues. Compositoe de inúmeras trilhas sonoras, as mais famosas são "Paris, Texas" e "Crossroads" (A Encruzilhada), onde o "Karate kid" Ralph Macchio dubla a sua guitarra, inclusive no famoso duelo com Steve Vai.

56 - Trevor Rabin
Foi o responsável por atualizar o som do Yes para a geração MTV. Atualmente é um conceituado compositor de trilhas sonoras em Hollywood.


57 - Kirk Hammett
Talvez o mais influente guitarrista do Heavy Metal e do Trash. Alia peso, atitude e virtuosismo.


58 -Michael Schenker
Primeiro virtuose do heavy metal/hard rock, fez parte do lendário UFO, e foi membro fundador do Scorpions, saindo da banda em 1979 pra seguir carreira solo.


59 - Mick Taylor
Ganhou fama mundial ao substituir o falecido Brian Jones no Rolling Stones de 1969 a 1974; mas Mick Taylor já era um virtuose do Blues, com renomados trabalhos ao lado de John Mayall's Bluesbreakers.


60 - Hank Marvin A frente do The Shadows influenciou de Beatles a Frank Zappa. Escute "Sleep Walker" pra constatar como ele sabe como poucos como fazer a guitarra "chorar gentilmente".

18 comentários:

  1. Muito Bom meu ! Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. parabens pela maravilhosa lista,mas na minha opinião faltou o Frank Zappa,pois ele consegue transitar c/seu estilo musical em todos os generos em uma só musica

    ResponderExcluir
  3. Carlos, vc não viu direito
    o Frank Zappa está na vigésima segunda posição do meu Ranking. Abraço

    ResponderExcluir
  4. E o john mayer?e o john mayer?e o john mayer?

    ResponderExcluir
  5. Cara ..a sua lista é muito louca ...mas em minha humilde opinião faltou um mano aí que é indispensável em qualquer lista ...Mister Robert Johnson..lendário gênio dos Blues dos anos 30 nos EUA e influenciou muito cara da sua lista ...Abraço...Mauro...

    ResponderExcluir
  6. Não constar aqui Robin Trower demonstra que não sabem nada. São tolos!

    ResponderExcluir
  7. Fala em Blues...é Obrigatório Mencionar BB King...como Guitarrista...ele tem muita personalidade, um timbre único, suave, doce...você pode até Não Gostar...entre os Maiores guitarristas BB King Jamais Fica de fóra !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa doeu, valew pela observação Marcelo....Justo o mestre...ótimo dia a todos !

      Excluir
  8. Impressionante como um blog tem a capacidade de publicar tantas asneiras, coloca uma porção de guitarristas famosos, mesmo que não toquem nada e deixa essa fera de fora John McLaughlin. Parabéns, não sabe nada de rock e muito menos de guitarristas, mais tem piores, vem outro pateta pedir Robert Johnson, p q p.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. John Mclaughlin pra mim é guitarrista de Jazz e Fusion. E é um dos grandes. A lista é de Rock e Blues
      Parabéns pra vc tb! Principalmente pela educação

      Excluir
  9. Scott Gorham, Martin Barre, George Thorogood, Nuno Mindelis, Uli Jon Roth, Robin Trower, 58 -Michael Schenker, 51 - Robert Fripp, 41 Rory Gallagher, e o pior é deixar estes guitarristas que estão com as suas colocações atrás de vários pseudos guitarrista só em função da fama. George Harrison não toca nada, foi membro da mais influente banda de de rock todos os tempos, mais é muito fraco, jimi Hendrix, tem um legado pelas inovações, e a coragem de arriscar sem medo de errar, mais assim mesmo seus solos são muitos simplórios, qualquer aprendiz faz melhor.

    ResponderExcluir
  10. George Harrison nao toca nada???
    Hendrix com solos simplórias?
    Ok!!!
    Valeu a visita

    ResponderExcluir
  11. Faltou o Bonitinho do Eco do minuano R S , n@o perde para nenhum desses caras !!!!

    ResponderExcluir