1- Jimmy Page
2- Jimi Hendrix
3- Steve Howe
4- Stevie Ray Vaughan
5- Eddie Van Halen
6- Eric Clapton
7- Steve Vai
8- Carlos Santana
9- David Gilmour
10- George Harrison
11- Joe Satriani
12- Jeff Beck
13- Brian May
14- Ritchie Blackmore
15- Gary Moore
16- John Petrucci
17- Steve Morse
18- Alex Lifeson
19- Jeff Healey
20- Angus Young
E agora mais 20, e nada de Slash, Tiagão....

Assim como sua banda, o Living Colour, Vernon é uma mistura de estilos: o virtuosismo do jazz-fusion, a velocidade do metal, o sentimento do Blues, e a força do Rock somada a música negra. É surreal vê-lo ao vivo, e já tive o privilégio por duas vezes.

Músico genial, de obra extensa, sendo um guitarrista brilhante, e muitas vezes pouco reconhecido. Segundo palavras de Steve Vai, que já fez parte de sua banda: "Aprendi como não tocar vendo vários guitarristas tocarem. Com Zappa aprendi como tocar da maneira certa..."

É impressionante o som que Iommi tira da guitarra; é único. Pude conferir isso, ao vivo no ano passado. No Black Sabbath foi criador de vários dos maiores e mais marcantes Riffs da história do Rock.

Esse albino louco possui uma das técnicas mais originais da guitarra blues-rock. É também mestre no slide. Vi seu show esse ano, e mesmo carcumido pelo tempo e pelas drogas, botou pra quebrar.

O exímio e criativo guitarrista da banda holandesa de Rock Progressivo dos Anos 70, o Focus, Akkerman fazia solos bem a frente de seu tempo.

Com simplicidade e leveza, sempre colocando as notas certas, formando os mais belos desenhos, Mark Knopfler possui na sua carreira a frente do Dire Straits inúmeros solos que marcaram para sempre.

Verdadeira lenda do Blues, influenciando todos os grandes guitarristas da década de 60, de Hendrix a Clapton, Buddy Guy não poderia ficar fora dessa lista.

Tirado do Quiet Riot para alavancar a seminal carreira solo de Ozzy Osbourne, Rhoads juntou Rock com música clássica em solos eternos como em "Mr.Crowley" e "Crazy Train". Infelizmente faleceu no auge, aos 26 anos.

Outro que deu gás para Ozzy brilhar, Zakk Wylde é ao mesmo tempo agressivo e virtuoso. Um verdadeiro animal, que também já tive a felicidade de assisti-lo em ação.

Técnica, virtuosismo, feeling, bom gosto, criatividade; paul Gilbert tem tudo isso e muito mais.

Consegue o respeito dos puristas com seus solos cheios de feeling. Ao mesmo tempo participa dos shows do G3 com Vai e Satriani, deixando a molecada presente de queixo caído, literalmente.

Se você estranha a inclusão de Nuno Bettencourt na lista, sugiro que ouça o solo da música "Rest In Peace", gravada por sua antiga banda, o Extreme. Tenho certeza que seus conceitos mudarão.

Toca pra cacete! Rock and Roll de verdade. Joe Perry é tudo que um guitarrista de Rock precisa ser. Os fãs do Aerosmith sabem muito bem disso.

Desde do Jame's Gang já mostrava que era um dos melhores do mundo. No Eagles fazia verdadeiros duelos com Don Felder, e quem sempre saia ganhando eram os ouvintes, que se deliciavam com belíssimos solos como os de "Hotel California".

A frente do Allman Brothers, Duane mostrava o que Southern Rock tinha de melhor, com sua pegada totalmente Blues, e arrasando no slide guitar.

Como já escrevi em várias postagens anteriores, Pepeu é um dos maiores do mundo. Pena que nem todos sabem disso...

O som estalado da sua Fender Stratocaster já é uma marca registrada. É um dos guitarristas favoritos de ninguém menos que Mr Eric Clapton.

Seus belos e rasgantes solos de guitarra influenciaram meio mundo, o próprio Eddie Van Halen assume a sua admiração por Matthias Jabs.

Muita gente o acusa de metralhadora de notas. E ele realmente o é. Mas além disso é um puta guitarrista, e nem tem como negar isso.

Assim como Zakk Wylde, o guitarrista do Pantera aliava agressividade com técnica refinada. Um retardado que se dizia fã o assassinou a tiros durante um show. Uma perda irreparável para o Rock e os bons sons.
matthias jabs é meu favorito
ResponderExcluirOi Sol,
ResponderExcluirO Matthias é mesmo muito fera.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Beijão