Total de visualizações de página


domingo, 4 de janeiro de 2009

Meus 20 Guitarristas Brasileiros preferidos


1- HÉLIO DELMIRO
Lamentavelmente, Hélio Delmiro, um dos maiores guitarristas de jazz do mundo, não tem o reconhecimento merecido em seu país. Já tocou com grandes nomes da MPB (Elis Regina, Milton Nascimento, Djavan) e da música mundial (Sarah Vaughan, Joe Pass).
Lançou ao lado de Cesar Camargo Mariano seu primeiro disco solo em 1981, "Samambaia", considerado um dos melhores discos instrumentais da música brasileira.



2- PEPEU GOMES
Quem apenas conhece as suas músicas, muitas vezes se surpreende ao ver Pepeu Gomes tocando a sua guitarra ao vivo. Trata-se de um dos maiores guitarristas do mundo.
Começou sua carreira na lendária banda Novos Baianos, onde misturavam o peso do Rock com a mais tradicional música brasileira. Além da guitarra, Pepeu também destrói no bandolim e na guitarra baiana.



3- EDUARDO ARDANUY
Impressionante, é a melhor descrição de Eduardo Ardanuy (do Dr.Sin) tocando guitarra. Velocidade impressionante, domínio das técnicas, bom gosto, pegada e feeling fenomenais. É virtuose sem ser chato.



4- ROBERTINHO DO RECIFE
Já passou por todos os estilos, Regional nordestino, pop brega (com a banda Yahoo), Heavy Metal (nos anos 80), música clássica (no disco Rapsódia Rock) e MPB (acompanhando artistas como Fagner, Zé Ramalho e Gal Costa). Infelizmente, hoje em dia ele é apenas produtor, e não se apresenta mais ao vivo; o que é lamentável para os apreciadores de boa música.



5- SERGIO DIAS BAPTISTA
Formou na década de 60, ao lado de Rita Lee e do irmão Arnaldo Baptista, a maior banda de rock do Brasil: Os Mutantes. Seus solos são sempre criativos e originais.
Chegou a ser eleito pela revista americana Rolling Stones, em 1972, como o melhor guitarrista do mundo.



6- VICTOR BIGLIONE
Argentino de nascimento, brasileiro por opção; Victor Biglione é um dos guitarristas mais completos do Brasil: Jazz, Fusion, Samba, MPB, Rock, Blues, passa por todos os estilos com competência.
Começou sua carreira, tendo a responsabilidade de substituir Armandinho no A Cor do Som. Mais tarde tocou ao lado de Ivan Lins, Marcos Valle, Marina, Sergio Mendes, Gal Costa, Wagner Tiso. Gravou também vários discos solos e trilha para cinema. Gravou e fez shows ao lado de Andy Summers (ex-guitarrista do The Police)



7- WANDER TAFFO
Como já foi comentado na postagem anterior, perdemos em 2008 este incrível guitarrista. Batalhador, estudioso, virtuoso, e pelo que demonstrava em suas entrevistas era bastante humilde.
Só não recebeu o reconhecimento que merecia, porque a sua paixão era o Hard Rock, estilo que nunca teve muita tradição no Brasil.



8- TONINHO HORTA
Um dos maiores músicos do Clube da Esquina, Toninho Horta conseguiu fazer uma respeitada carreira, até mais reconhecida no exterior.
Magnífico compositor, de harmonias complexas e belas, consegue em seus solos juntar a riqueza da música brasileira e mineira com o Jazz americano.



9- EDGAR SCANDURRA
Considerados por muitos como hours concurs entre os guitarristas do B-Rock dos anos 80, Edgar Scandurra sempre mostrou muita atitude ao tocar sua guitarra. Misturando várias influências (Pete Townshend, Hendrix, Punk Rock e música eletrônica) conseguiu juntamente com o Ira!, marcar seu nome na música brasileira.



10- DAVI MORAES
Virtuose desde de criancinha, quando tocava cavaquinho nos shows do pai Moraes Moreira, Davi Moraes bebeu na fonte do "Tio" Pepeu Gomes. Juntando velocidade, felling e peso do Rock, com o swing e balanço da música brasileira. Um grande músico, sem dúvida.



11- KIKO LOUREIRO
Um grande exemplo de um guitarrista virtuose, Kiko Loureiro, junto com seu parceiro Rafael Bittencourt, mostra no Angra toda a sua habilidade e criatividade a serviço do heavy metal. E também surpreende lançando um disco solo no estilo Fusion.



12- CELSO BLUES BOY
O maior bluesman do Brasil, Celso Blues Boy influenciou toda uma geração de guitarristas. Traz na sua guitarra toda tradição do original e verdadeiro blues, chegando a tocar até com o mestre B.B. King.



13- HERBERT VIANNA
Felling, é a principal característica do guitarrista dos Paralamas do Sucesso.
Possui uma pegada que conseguiu criar um estilo próprio. Criador de belos solos, é só conferir "Lanterna dos Afogaods", "Caleidoscópio" e "Vital e sua Moto".



14- ANDREAS KISSER
Guitarrista bastante versátil, pode ser visto fazendo solos rápidos e bases pesadas no Sepultura, ou dedilhando seu violão em belas harmonias.
Além disso participa de várias jams com os mais diferentes músicos; mostrando muia versatilidade.



15- ANDRÈ CHRISTOVAM
Bluseiro de fama internacional; antes de lançar "Mandinga" seu disco primeiro disco solo em 1988, tocou com Kid Vinil , Rita Lee ,Raul Seixas e Marcelo Nova



16- MOZART MELLO
Um dos maiores nomes do Fusion e do Jazz brasileiro. É um verdadeiro monstro no seu instrumento, misturando velocidade, feeling e diomínio total da guitarra.



17- LUIS CARLINI
Rock'n'Roll é a melhor palavra pra definir esse guitarrista.Ficou famoso ao fazer parte do grupo Tutti-frutti, que acompnhou Rita Lee, após a sua saída dos Mutantes. Gravou discos célebres como "Babilônia" e "Fruto Proibido".
Também tocou com Marcelo Nova e Camisa de Vênus.



18- HERALDO MONTE
Grande virtuose do Jazz e da MPB.
Acompanhou artistas consagrados como Dominguinhos, Osvaldinho do Acordeon e Elba Ramalho.



19- FAISKA
Além de uma sólida carreira-solo onde navega facilmente entre blues, rock, jazz, Faiska já acompanhou vários artistas renomadoas da MPB e do Pop brasileiro (Ney Matogroso, Rita Lee, Fabio Junior, Fagner).
Sua maior influência é Jeff Beck



20- TORQUATO MARIANO
Outro argentino de nascimento, veio para o Brasil aos 14 anos de idade. Fez parte em 88 do grupo de Leo Gandelman. Trabalhou em seguida como guitarrista e produtor de artistas como Djavan, Flavio Venturini, Gal Costa, Gilberto Gil, Cazuza, Caetano Veloso, Marina, Jorge Vercilo.
Dono de técnica invejável, e muito bom gosto nas composições dos solos e nas escolhas de efeitos.

22 comentários:

  1. Já tive o prazer de ver tocar Celso, Herbert e workshops do Faiska, Ardanuy e Kiko.
    A lista realmente é boa, mas eu destacaria o Ardanuy e o Celso por gosto pessoal, mas são todos muito bons...

    Everton Freitas

    ResponderExcluir
  2. Francamente, não chegou a conheçer Yamandu Costa?

    ResponderExcluir
  3. Yamandu é violonista, esta lista é de guitarristas...

    ResponderExcluir
  4. Em breve farei uma lista de violonistas, aguarde

    ResponderExcluir
  5. Oi João, obrigado pela visita e pelo comentário. Realmente o Juninho Afran toca muito, e é um dos melhores do Brasil. Inicialmente minha lista teria dez nomes, mas como acabou ficando muita gente boa de fora, coloquei 20.
    Um dos motivos do Juninho não ter entrado na minha lista é o fato q o trabalho dele está limitado ao Gospel. Nada contra, mas acho q acaba ficando num gueto.
    Por que vc não paproveita e deixa aqui os seus 20 preferidos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi Pitty,
    eu não colocaria o Augusto Licks na lista dos melhores do Brasil. Mas sua opinião é sempre benvinda, por favor comente sempre as minhas postagens,
    Também gostaria de ver aqui sua lista dos 20 melhores.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Como eu to numa de brasilidade e como gosto pra caramba de rock ( ouço todo dia mesmo)só participo de listas de JOVENS guitarristas brasileiros de rock. Menos de 30 anos. E hoje o moleque que ta arrasando chama Pedro Castilho. Eu e muitos que viram o DVD dele ficaram de boca aberta. Jogo games de PC sem som e ouvindo ele.
    Mas tem muita gente boa na guitarra, falta a LISTA deles. Cadê ela?

    ResponderExcluir
  8. Oi Anônimo, que pena vc não ter se identificado...
    Olha, eu não conheço o Pedro Castilho, mas obrigado pela dica.
    Quanto a lista "dos jovens guitarristas", não conheço tantos assim pra fazer uma lista.
    Gostaria que vc deixasse aqui sua lista dos seus novos e antigos guitarristas prediletos.
    Abração, e obrigado pelo comentario

    ResponderExcluir
  9. Oi Anônimo,
    fico feliz por vc ter adorado a postagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. falto augusto licks e frejat.mas alista ta otima o sergio dias realmente e um baita guitarrista.

    ResponderExcluir
  11. Oi Anônimo,
    O Frejat é realmente fera, um dos melhores do Brasil, sem dúvida, mas acabou ficando de fora da lista.
    Já Augusto Licks não minha opinião está num nível muito abaixo dos 20 que listei.
    Abração

    ResponderExcluir
  12. so falto o juninho afram neh cara ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Athylla,
      já expliquei aqui porque o Juninho ficou de fora.
      Abraço

      Excluir
  13. Respostas
    1. Oi Bruno,
      realmente faltou o Lanny Gordin. Esse cara também é muito fera, e tem sua marca na música brasileira.
      Abraço

      Excluir
  14. Gostei muito...

    O meu top seria:

    1°: Roberto Frejat
    2º: Sergio Dias Batista
    3°: Herbert Vianna
    4°: Luis Carlini
    5°: Edgard Scandurra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus,
      também gosto muito do Frejat. Acho q ele tem uma pegada animal.

      Excluir
  15. O melhor da sua lista foi colocar este monstro chamado Hélio Delmiro em primeiro lugar. O pior foi deixar de fora um guitarrista como Armandinho que possui mais técnica e originalidade do que a maioria destes citados. Mas valeu

    ResponderExcluir