Total de visualizações de página


sexta-feira, 22 de maio de 2009

DVD + CD LEGIÃO URBANA E PARALAMAS JUNTOS


Em 3 de setembro de 1988, eu com 12 anos, tinha combinado com meus amigos e meu irmão de ver no cinema "Rambo III". É... eu era fã de Stallone e Schwarzenegger, quem diria...
Antes de sair de casa, fiquei vendo televisão, e de repente começa o especial "Legião Urbana & Paralamas Juntos", fiquei louco, duas das minhas bandas preferidas tocando juntas. Vi o comecinho, mas tinha que sair até porque meu pai era quem ia levar a galera pro cinema. Não podia nem deixar gravando, porque na época não tinha video cassete.
Em dezembro desse mesmo ano, a Globo transmitiu "Barão & Titãs Juntos". Já tinha o video cassete e gravei o especial todo, e tenho a fita até hoje. Titãs, minha banda preferida, tocando com Barão Vermelho as músicas "Não Me Acabo" e "Lugar Nenhum", e depois as bandas fazendo apresentações solo. E ainda tinha coisas muito interessantes, como Caetano Veloso cantando "Igreja" com os Titãs, e Luiz Melodia com Barão em "Quem Me Olha Só".
Anos depois, em 1991, quando comecei o segundo grau, conheci Roberto. Ele era, e ainda é, o maior fã de Legião. Ficava implicando com ele falando que Titãs era muito melhor (e é mesmo..rsss) e vivia colocando defeitos na Legião só pra irritá-lo. Conversando, descobri que ele tinha um grande acervo de shows, clipes e entrevistas da Legião Urbana. Perguntei se ele tinha o programa com os Paralamas, e respondeu que o havia gravado, mas emprestou o K7 pra um amigo que tinha sumido com a fita.
Portanto o programa permaneceu inédito pra mim. Pro meu espanto e felicidade, vi nas Lojas Americanas o "DVD + CD LEGIÃO URBANA E PARALAMAS JUNTOS". Não resisti e comprei na hora.
Gravado no extinto Teatro Fênix, no Rio de Janeiro (RJ), o especial - dirigido por Roberto Talma e Jodele Larcher, com roteiro de Tom Leão, o especial mostra o super trio dos Paralamas com apaoio dos metais e do tecladista João Fera levando grandes hits e até lados B como "Dois Elefantes", e também o Legião que apesar de das limitações técnicas da banda conseguia soar bacana ao vivo. Mas a graça mesmo é quando as duas bandas estão tocando juntas. Infelizmente, a edição foi infeliz, pois mostra apenas flashes na abertura em "The Song Remaisn The Same" (do Led Zeppelin), "Purple Haze" (Jimi Hendrix), "Get Back" (Beatles), e de uma versão Blues da música "Ska" dos Paralamas com Renato Russo nos vocais. Os dois grupos unidos na íntegra só no medley "Ainda é Cedo"/"Jumpin'Jack Flash", além do duo muito bacana entre o vocal de Renato Russo e a sempre excelente guitarra de Herbert Vianna em "Nada por Mim" (balada de Paula Toller e Herbert, gravada pela primeira vez por Marina Lima).
Valeu muito a pena a compra, e o preço bem razoável, R$39,90.
DVD com imagem muito boa e audio excelente, e é o único registro digital das duas bandas, servindo até como registro histórico, num momento muito interessante no país, tanto na cultura quanto na política. Além das perfomances musicais, há depoimentos dos dois vocalistas, de atores da Globo (como Tony Ramos e Claudia Abreu), de Fernando Gabeira, e do saudoso Bussunda que tira um sarro dizendo gostar muito das músicas apesar de não conseguir entender nada das letras.
O CD tem todas as músicas, mas vale mais como um bônus, o som muito tosco, não houve o mesmo cuidado dedicado ao DVD.
Agora é torcer e esperar pelo lançamento do especial com os Titãs e Barão Vermelho.

Abaixo a relação das músicas do DVD, e videos do especial:
1. Abertura - Legião Urbana e Os Paralamas do Sucesso
2. Será - Legião Urbana
3. Meu Erro - Os Paralamas do Sucesso
4. Tédio (Com um T Bem Grande pra Você) - Legião Urbana
5. Depois que o Ilê Passar - Os Paralamas do Sucesso
6. Tempo Perdido - Legião Urbana
7. Alagados - Os Paralamas do Sucesso
8. O Beco - Os Paralamas do Sucesso
9. Que País É Este? - Legião Urbana
10. Nada Por Mim - Legião Urbana e Os Paralamas do Sucesso
11. Dois Elefantes - Os Paralamas do Sucesso
12. Eu Sei - Legião Urbana
13. Ainda É Cedo / Jumpin' Jack Flash - Legião Urbana
e Os Paralamas do Sucesso

Extras:
1. Melô Do Marinheiro (Globo de Ouro) - Os Paralamas do Sucesso
2. Tempo Perdido (Globo de Ouro) - Legião Urbana
3. Alagados (Globo de Ouro) - Os Paralamas do Sucesso
4. Soldados (Globo de Ouro) - Legião Urbana
5. Ska (Globo de Ouro) - Os Paralamas do Sucesso
6. Será (Globo de Ouro) - Legião Urbana
7. Óculos (Globo de Ouro) - Os Paralamas Do Sucesso
8. Que País É Este? (Videoclipe do Fantástico) - Legião Urbana

Renato Russo e Hebert Vianna - Nada por Mim


Legião e Paralamas Juntos - (ao vivo) - Ainda é Cedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário