Total de visualizações de página


terça-feira, 2 de junho de 2009

Tom e Vinicius, o Musical


No sábado, dia 23 de Maio, finalmente vi "Tom e Vinicius, o Musical" que estava em cartaz desde 10 de janeiro no João Caetano. Escrito por Daniela Pereira de Carvalho e Eucanaã Ferraz, o musical retrata o período na vida dos dois amigos entre o fim dos anos 50 e meados dos 60. Passando pela montagem de "Orfeu da Conceição", pelas tardinhas com a turma na praia, pela apresentação de Tom no Carnegie Hall e pelo programa da TV americana em que o maestro cantou "Garota de Ipanema" com Frank Sinatra; tudo com muito bom gosto e feito com capricho.
A direção do musical coube a Daniel Herz que conduziu muito bem o grupo de atores/cantores, deixando espaço para todos brilharem: destaques para Vanessa Jackson cantando muitíssimo bem sem os exageros da época do programa "Fama", para Luiz Nicolau (ex-Inimigos do Rei) que brilhou interpretando Frank Sinatra, e para o barítono Pedro Lima(ex-integrante do grupo Garganta Profunda). Além é claro dos dois atores principais, Marcelo Serrado como Tom Jobim, e Thelmo Fernandes como Vinícius.
Marcelo Serrado foi o idealizador do projeto, e se deidicou por 4 anos, estudando piano, violão, tendo aulas de canto, e pegando autorizações com as famílias dos homenageados. Sua interpretação mostra bem a personalidade e timidez de Jobim, e defende com dignidade seu papel.
Mas quem rouba mesmo a cena é Thelmo Fernandes, mostrando toda a paixão do "Poetinha" pela música, pelas mulheres, pela literatura e pela vida.
Outro destaque da peça são os cenários de Ronald Teixeira, sempre interessantes. O que me chamou a atenção foi a utilização de projeções nos "panos de fundo", esse uso na abertura e no término do espetáculo, colocando os créditos como se fossem um filme no cinema, grande sacada.
Uma das cenas mais tocantes é uma emocionante conversa de bar entre os dois amigos, onde os anos que viriam são contados por Tom a Vinicius falando o que vai acontecer pelo resto de sua vida, e Vinicius faz o mesmo com Tom.
Uma bela homenagem que recomendo, já que o musical ficará mais um mês na cidade.


Tom & Vinicius, o musical'. Teatro João Caetano: Praça Tiradentes s/n, Centro. Tel: 2332-9166. Sex a dom, às 20h. R$ 40(Inteira)/ R$20,00(Meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário