Total de visualizações de página


segunda-feira, 29 de junho de 2009

FLÁVIO VENTURINI NA LONA CULTURAL DE JACAREPAGUÁ - 28 de JUNHO de 2009


O último show que tinha visto do Flávio foi nesse mesmo palco, no dia 13 de dezembro de 2008, era o pré-lançamento do CD e DVD “Não Se Apague Esta Noite”, acompanhado de uma banda de jovens e talentosíssimos músicos, tinha tudo pra ser um showzaço, e foi.
O problema é que eu estava profundamente triste, e passei boa parte da apresentação chorando. Acabei associando a música do Flávio Venturini a sofrimento e sensações ruins. E isso não era justo, tinha que fazer alguma coisa pra mudar essa situação, porque sua música sempre foi marcante na minha vida, servindo de trilha-sonora para namoros, amores, e quase impossível escutar uma canção dele e não lembrar do meu irmão, que é um super fã. Então nesse sábado foi a oportunidade perfeita...
Ao entrar na Lona, me decepcionei ao ver que não teria banda, Venturini foi acompanhado por um guitarrista, e ia cantando suas músicas alternando-se entre os teclados e o violão.
Abriu o show com a linda "Fênix", sua parceria com Jorge Vercilo, que muita gente não sabe que também é do Flávio. Depois vieram várias de suas belas baladas consagradas como "Noites com Sol", "Beija-Flor", "Pierrot", "Nascente", "Espanhola". Houve espaço para as novas como "Não se Apague esta Noite" de Lô Borges, "Mantra da Criação" (que levou no violão), e a parceria com Ronaldo Bastos em "Recomeçar" que é uma homenagem ao seu maior ídolo Paul McCartney.
Um dos pontos altos foi o medley com trechos de várias músicas da sua carreira, que começou com "Anjo Bom" e "Nuvens" (linda canção gravada nos tempos do 14 Bis e mais tarde na carreira solo no excelente disco "Noites com Sol"), passando por "Pensando em Você", "De Sombra e de Sol", e encerrando com "Até Outro Dia".
Tocou sozinho nos teclados "Criaturas da Noite" sua composição da época do O Terço, e aproveitou pra comentar que tinha feito com dois shows com a banda de rock progressivo nos dois dias anteriores no Teatro Rival, e que estava bastante feliz com isso, e que esse ano voltaria a se reunir também com o 14 Bis para a gravação de um DVD, a platéia veio a baixo. Uma pessoa do público o perguntou se iria rolar outra parceria com Annie Haslam ,a vocalista do Renaissance; Flávio explicou que não teve mais contato com ela depois dos shows que fizerma juntos em 2001.
Com a sequência "Princesa" (talvez a minha preferida) e "Todo Azul do Mar" (uma das mais aplaudidas), ele deixou o palco, voltando para o Bis com o violão pra fechar com mais duas do 14 Bis: "Linda Juventude" e "Natural". Como o público pediu mais uma, ele atendeu as solicitações com "Mais Uma Vez", sua parceria com Renato Russo, que foi cantada em uníssono com empolgação por todos.
Excelente show que serviu pra tirar todos os traumas, e trazer de volta o lugar que as músicas de Flávio Venturini têm na minha vida. Mas é claro que uma doce e especial compania que tive ao meu lado durante todo espetáculo ajudou e muito...

2 comentários:

  1. Meu primeiro show do Flávio Venturini.
    Confesso que conhecia grande parte das músicas e não sabia que também eram dele... Exemplo? Fênix. Me apaixonei por essa música desde a primeira vez que a ouvi na minissérie " A Casa das 7 mulheres" e sempre pensei que fosse só do Jorge Vercilo.
    De qualquer forma, nenhuma música desbanca "Todo azul do mar" Não adianta, é a mais bonita de todas, e ela mexe tanto comigo que cheguei a chorar (brega, não?). Vc viu, né? Até me sacaneou, mas sem problema nenhum em adimitir que me emociono toda vez que ouço essa música.
    Quanto ao último parágrafo, vc não faz idéia do quanto fico feliz em ler essas palavras, vc é especial demais pra ficar com feridas abertas e "traumas" ainda mais se tratando de uma coisa que vc ama tanto, que é a música.
    Muitos amores vêm e vão, mas toda a sua paixão pela música tá no sangue, e isso não vai embora nunca.
    Adoro vc.

    ResponderExcluir
  2. Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado
    Excelente livro para quem sofre por uma pessoa "ESPECIAL"

    ResponderExcluir