Total de visualizações de página

domingo, 6 de dezembro de 2009

DE QUEM É ESSA MÚSICA MESMO???

Existem músicas que a versão mais famosa não é necessariamente a original. Ou aquelas em que a regravação por ter sido feita muitos anos depois, acaba ficando pro público mais novo como a única.
Fiz uma lista com alguns exemplos que fui lembrando. Quem lembrar de mais alguma, por favor coloque nos comentários.

TWIST AND SHOUT
Escrita por Phil Medley e Bert Russell. A primeira gravação da canção foi feita pelos The Topnotes, depois ela foi regravada pelos The Isley Brothers e mais tarde pelos Beatles, e lançada pelo "Fab Four" em seu primeiro álbum Please Please Me. A canção também foi regavada pelo The Mamas & the Papas em 1967 no álbum Deliver.

Beatles:


Original - Top Notes




LET'S STAY TOGETHER
Composta e interpretada originalmente por Al Green em 1972 no álbum de mesmo nome. Seu single chegou ao número 1 da parada da Billboard, permanecendo no topo por 16 semanas.
A veraão de Tina Turner foi gravada em 1982, e ficou no Top 10 das paradas britânicas e norte-americanas.
Tina Turner:


Original - Al Green:




THE MAN WHO SOLD THE WORLD
É uma canção composta por David Bowie, presente no álbum de mesmo nome, lançado em 1971.
O Nirvana a regravou em 1993, em seu acústico, o "MTV Unplugged in New York".

Nirvana:


Original - David Bowie:




COCAINE:
Composta e gravada originalmente em 1976 pelo compositor e guitarrista J.J. Cale.
Eric Clapton a regravou em 1977 no disco "Slowhand", tornando-se uma das músicas mais conhecidas de seu repertório. J.J.Cale assina também "After Midnight", outro grande sucesso de Clapton. Os dois são grandes amigos, chegando a gravarem juntos em 2006 o álbum "The Road to Escondido".

Eric Clapton:


Original - J.J. Cale:




STAND BY ME
Originalmente gravada por Ben E. King, composta por ele em parceria com Jerry Leiber e Mike Stoller, e lançada em 1961, alcançao o primeiro lugar nas paradas de R&B.
A versão famosíssima de Lennon foi gravada no seu disco de covers "Rock an Roll", lançado em 1975.

John Lennon


Original - Ben E. King




LIVE AND LET DIE
Ao incluir essa música no repertório da minha banda Crossroads, tive a surpresa de descobrir que muita gente pensa que ela foi composta pelo Guns N'Roses, que a lançou no disco "Use Your Illusion II" em 1991.
Mas trata-se de uma canção de Paul McCartney e do grupo Wings, composta por Paul e sua esposa Linda para o oitavo filme de James Bond, "Live and Let Die". Após seu lançamento em 1973, a música se tornou um grande sucesso, chegando ao segundo lugar nas paradas americanas e o sétimo nas britânicas, e mais tarde foi indicada ao Oscar de melhor canção.

Guns N'Roses


Original - Paul McCartney & The Wings:




AMERICAN WOMAN:
É a faixa título do álbum "American Woman" da banda canadense The Guess Who, lançado em 1970.
Leny Kravitz a regravou na trilha sonora de "Austin Powers: The Spy Who Shagged Me"; e mais tarde incluída no seu disco "5".

Leny Kravitz:


Original - The Guess Who



EASY:
Composta por Lionel Ritchie, e gravada pela sua banda, Commodores em 1977, atingiu o número um da parada de Billboard R&B chart, e o número quatro da Billboard Hot 100.
A verão do Faith No More, que é idêntica a original, ouvi pela primeira vez como Bis na apresentação da banda no Rock In Rio 2 em 1991. E foi gravada por eles como "lado B" do álbum "Angel Dust" de 1993.

Faith No More:


Original - Commodores




ORGASMATRON
A música foi gravada no disco homônimo do Motorhead em 1986 (sexto da carreira da banda).
A gravação do Sepultura foi lançada em 1991, e foi a primeira música do grupo mineiro a ficar conhecida do grande público brasileiro, chegando a levar o prêmio na MTV Brasil de "Melhor Video Clipe do Ano" (eleito pelo público)

Sepultura:


Original - Motorhead:




WHISKEY IN THE JAR
É uma famosa canção tradicional irlandesa, que fala de um viajante que é traído pela esposa. Foi gravada por artistas profissionais desde a década de 1950, mas teve sua primeira grande exposição com a banda irlandesa The Dubliners, que gravaram a canção em três de seus álbuns na década de 1960. Com base no sucesso dos The Dubliners, a banda de rock irlandesa Thin Lizzy atingiu as paradas de música pop da Irlanda e Reino Unido no início dos anos 1970.
O Metallica regravou a versão do Thin Lizzy no seu disco de covers "Garage Inc.", lançado em 1998.

Metallica:


Original - Thin Lizzy:




I WILL ALWAYS LOVE YOU
Escrita por Dolly Parton em 1973 e gravada por ela mesma em 1974. Foi um grande sucesso na parada country. Foi regravada em 1982 para o filme "A Melhor Casa Suspeita do Texas".
Mas a versão mais famosa é a da trilha sonora do filme O Guarda-Costas, interpretada por Whitney Houston; tornando-se single feminino mais bem sucedido da história, a sexta música de maior sucesso de todos os tempos e ficou em 1º lugar nas paradas dos Estados Unidos e do Reindo por 14 semanas consecutivas.

Whitney Houston


Original: Dolly Parton




YOU REALLY GOT ME:
Escrita por Ray Davies e gravada por sua banda, The Kinks em 1964, considerada um dos maiores clássicos da banda. Mas a versão do Van Halen, presente no seu disco de estréia, talvez seja mais famosa que a original.

Van Halen:


Original - The Kinks:




LAST KISS
É uma música de Wayne Cochran escrita em 1962 e tocada originalmente por Wayne Cochran & the C.C. Riders. A versão do Pearl Jam que fez bastante sucesso foi lançada no CD "No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees", a favor dos refugiados do Kosovo, que contou também com músicas de Alanis Morissette, Rage Against The Machine, Neil Young, Black Sabbath, Oasis, Jamiroquai, Peter Gabriel, Korn, entre outros.

Pearl Jam:


Original - Wayne Cochran:




SOLDIER OF LOVE
Canção de 1962, escrita por Buzz Cason e Tony Moon, originalmente gravada pelo cantor de soul Arthur Alexander.
Os Beatles a tocaram durante as sessões na Rádio BBC de Londres em 1963, sendo lançada no disco "Live at the BBC".
A versão do Pearl Jam aparece no CD "No Boundaries: A Benefit for the Kosovar Refugees", e também aparece no lado B do single de "Last Kiss".

Pearl Jam


Original:




I HEARD IT THROUGH THE GRAPEVINE
É um clássico da Motown. Escrita por Norman Whitfield e Barrett Strong em 1966; sendo gravada pela primeira vez pelos The Miracles, no mesmo ano. Em 1967 foi regravada por Gladys Knight & the Pips, e no ano seguinte por Marvin Gaye.
A versão mais popular é a do Creedence Clearwater Revival de 1970.
Não achei no Youtube a versão dos The Miracles, por isso coloquei a do grande Marvin Gaye.

Creedence Clearwater Revival


Original - Marvin Gaye




KNOCKIN' ON THE HEAVEN'S DOOR
"Knockin' on Heaven's Door" é um dos hinos de Bob Dylan, e foi lançado na trilha sonora do filme Pat Garrett & Billy the Kid, em 1973. Dois anos depois, Eric Clapton a regravou, em uma famosa versão Reggae.
Guns N'Roses fez um cover da canção e introduziu no álbum Use Your Illusion II, lançado em 1991

Guns N'Roses


Original - Bob Dylan



WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS
Escrita por John Lennon e Paul McCartney, lançada pelos Beatles no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band em 1967. Foi composta especialmente para ser cantada por Ringo Starr.
A célebre versão de Joe Cocker foi gravada em seu disco de estréia em 1969, e foi eternizada durante sua apresentação no Festival de Woodstock.

Joe Cocker


Original - Beatles



IF YOU DON'T KNOW ME BY KNOW
Composta por Kenny Gamble e Leon Huff, e gravada originalmente pelo grupo Harold Melvin & the Blue Notes em 1972.
A regravação do Simply Red foi realizada em 1989, chegando ao topo das paradas de vários países.

Simply Red


Original - Harold Melvin & The Blue Notes



BEHIND BLUE EYES
Composta por Pete Townshend para seu projeto solo "Lifehouse"; mas acabou sendo gravada orifinalmente pela sua banda The Who em 1971, no álbum "Who's Next".
A regravação do Limp Bizkit saiu no álbum "Results May Vary" de 2003; e fez parte da trilha sonora do filme "Na Companhia do Medo" (Gothika) estrelado por Halle Berry.
Outros artistas que já gravaram esta canção: Bryan Adams, Sheryl Crow e Suzanne Vega,

Limp Bizkit


Original - The Who

2 comentários:

  1. vc fez um ótimo trabalho, e ao vê-lo me senti descobrindo a verdade depois de enganada durante muito tempo... rsrsrs
    da próxima vez eu vou pesquisar a música se é ou não sua primeira gravação...
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo elogio.
    Só peço que na próxima vez que comentar, por favor assine, tá?
    Beijo, e obrigado pela visita

    ResponderExcluir