Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DE QUEM É ESSE SOLO?

Abaixo algumas participações especiais, nem sempre creditadas, de grandes instrumentistas:

"WHILE MY GUITAR GENTLY WEEPS" - Beatles
solo de ERIC CLAPTON

É uma canção dos Beatles composta por George Harrison, lançada no álbum The Beatles, conhecido como Álbum Branco de 1968.
Segundo George Martin, John e Paul subestimaram a música. Eles gravaram mais de 14 passagens, algumas acústicas e nenhuma agradou George. Ele dizia que Lennon e McCartney tocaram com muito desânimo e desdém: “Eles não levaram o trabalho a sério e acredito que nem se esforçaram para tocá-la direito.” Mas sua forma de revolta não poderia ser mais criativa: convidou Eric Clapton pra tocá-la. Eric se encontrou rapidamente no estúdio com sua Gibson Les Paul, fazendo o solo da “guitarra que chora suavemente”.




"NO MORE LONELY NIGHTS" - Paul McCartney
solo de David Gilmour

Composta e gravada por Paul McCartney em 1984, na trilha sonora do filme "Give My Regards to Broad Street", conta com sublimes solos de guitarra de David Gilmour.
Os dois voltariam a trabalhar juntos em 1999, no disco de Paul "Run Devil Run", contando ainda com o lendário baterista Ian Paice. Os três tocaram juntos em dezembro do mesmo ano num show no Cavern Club.




"BEAT IT" - Michael Jackson
solo de Eddie Van Halen

Composta e gravada por Michael Jackson, "Beat It" foi um dos maiores sucessos do álbum "Thriller". Eddie Van Halen foi convidado pelo produtor Quincy Jones pra tocar guitarra na música, e o resultado foi arrebatador, um dos melhores solos de sua carreira.




"OCEANO" - Djavan
solo de Paco De Lucia

Em 1989, Djavan convidou o grande Paco de Lucia para tocar seu violão na música "Oceano". Ao ouvir a música, o violonista flamenco lhe disse que não conseguiria solar numa harmonia tão complexa e bela. Djavan insistiu, e o resultado foi sublime.




"ALWAYS ON THE RUN" - Leny Kravitz
solo de Slash

Em 1991, Lenny Kravitz lança "Mama Said", seu segundo disco. E nele temos o rockão "Always On The Run", composta em parceria com Slash, que também participa da gravação da música.




"WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS" - Joe Cocker
solo de Jimmy Page

Gravada no disco de estréia de Joe Cocker em 1968, conta com a magistral guitarra de Jimmy Page. Outros lendários músicos que participaram foram B.J. Wilson (baterista do Procol Harum) e Steve Winwood que tocou órgão. Abaixo a foto de todos que tocaram no disco.




"MIRACLE" - Jon Bon Jovi
solo de Jeff Beck

A música "Miracle" foi lançada em 1990, no primeiro disco solo de Jon Bon Jovi, Blaze of Glory, trilha sonora do filme "Young Guns 2" (Jovens Demais Para Morrer 2); e conta com a guitarra do monstro sagrado Jeff Beck.




"WHEN DEATH CALLS" - Black Sabbath
solo de Brian May

Brian May e Tony Iommi são amigos de longa data. Brian já tocou ao vivo ao lado do Black Sabbath em janeiro de 1981 nas músicas "Paranoid" e "Children Of The Grave; e em setembro de 1989 em "Heaven And Hell". Finalmente em 1988 no disco "Headless Cross", Brian May faz a guitarra solo em "When Death Calls".
Em 1992, ele retribui a gentileza, convidando Iommi pra tocar ao lado dele no show de Tributo a Freddie Mercury no estádio de Wembley.




"LET'S DANCE" - David Bowie
solo de Stevie Ray Vaughan

David Bowie conheceu Stevie Ray Vaughan durante sua apresentação no festival de Mountreux em 1982, ficando extremamente impressionado. Ele o convidou pra tocar guitarra em duas canções do disco "Let's Dance", na faixa-título e "China Girl".





"INNUENDO" - Queen
solo de Steve Howe na parte flamenca

Em 1990, Brian May convidou o virtuoso e talentoso guitarrista do Yes, Steve Howe para tocar seu violão na parte flamenca da épica canção "Innuendo".




"HEY STOOPID" - Alice Cooper
solo Joe Satriani

Joe Satriani participou da gravação do disco "Hey Stoopid" de Alice Cooper, em 1991. Ozzy Osboutne também participa cantando o refrão da música e fazendo backing vocals





"SAMURAI" - Djavan
solo de Stevie Wonder

"Samurai" foi gravada no álbum "Luz" que Djavan lançou em 1982. Um dos destaques da música, sem duvida é a participação de Stevie Wonder na harmônica, com seus maravilhosos fraseados.





"PERRY MASON"
Intro e Teclados de Rick Wakeman

Rick Wakeman é amigo de Ozzy Osbourne há muitos anos, desde os tempos de Black Sabbath. O mais famoso tecladista do Yes participou, por exemplo das gravações do álbum "Sabbath Bloody Sabbath" em 1973, tocando nas faixas "Sabbra Cadabra" e "Who are You?", sob o pseudônimo "Spock Wall".
"Perry Mason" foi gravada no álbum "Ozzmosis" em 1995

Nenhum comentário:

Postar um comentário