Total de visualizações de página


sábado, 22 de setembro de 2012

14 de Setembro de 2012 - ED MOTTA NA LONA DE JACAREPAGUÁ

O grande (em todos os sentidos) Ed Motta possui dois formatos básicos para os seus shows: o tradiconal,  dançante com sua banda; e o intimista, em que sozinho se alterna entre a guitarra e o teclado.
Essa foi a terceira vez (segunda na Lona Cultural de Jacarepaguá) que conferi a uma apresentação do formato intimista, e todas tiveram a característica de serem bem diferentes uma das outras.
Os motivos são vários: a proximidade com o público, a versatilidade do artista, o seu grande repertório de sucessos, e o seu imenso bom humor. Ed Motta até faz um roteiro com um setlist, que logo no começo é ignorado para atender pedidos da platéia ou quando ele lembra de alguma música que ele gosta e acha que tem a ver com o clima do momento.
Mas talvez, o grande diferencial seja o fato de que Ed ser um sujeito muito, mas muito engraçado. A todo momento solta uma piadinha, brinca com sua obesidade e sua paixão pela gastronomia, faz imitações, e tira sarro de tudo. Seu show é um misto de excelente música com Stand up Comedy; ou melhor Sit Down Comedy, já que ele passa o tempo todo sentado.
A já citada proximidade entre o cantor e seus fãs permitem cenas interessantes e inusitadas. A principal da noite foi uma moça que estava perto do palco e perguntou se podia pedir uma música. Ed Motta respondeu que sim, e a garota mandou: "Canta essa: "Clareia manhã, o sol vai esconder a clara estrela...". Ela cantava muito bem e foi elogiada por Ed, que em seguida pediu desculpas, "É uma vergonha, mas eu não sei tocar essa linda música, que tive a honra de ter sido convidado por meu amigo Flávio (Venturini) para gravar em se disco."
Outra característica desse formato é a chance de ver Ed Motta cantando músicas de alguns de seus ídolos: Stevie Wonder ("My Cherie Amour"), The Controlers ("Stay"), Michael Jackson ("Got To Be There"). Quando ele mandava a linda balada "The Closer I Get You", ele parou de tocar ao ouvir a voz da mesma moça do episódio anterior cantando. Fez questão de convidá-la para subir ao palco para reviver ao vivo, o inesquecível dueto de Donny Hathaway e Roberta Flack. Ela se saiu muito bem, e depois se apresentou. Se nome é Helen Caxambu e faz um trabalho como cover da cantora mexicana Thalia. (se quiser saber mais sobre ela, entre em seu facebook .
Durante o restante do show, outras pessoas da platéia também chamaram a atenção do artista,e foram elogiados, mas não tiveram a mesma sorte de ser convidado a subir ao palco.
Mas talvez o momento marcante tenha sido a participação de um penetra. Um enorme morcego entrou na lona e começou a sobrevoar o palco. Naquela hora, atendendo a pedidos, ele cantava "Tem Espaço na Van", e ao ver o quiróptero  dando vários rasantes sobre a sua cabeça, Ed Motta saiu em disparada para trás das cortinas, e só voltou quando seu roadie garantiu que aquele mamífero voador já tinha ido embora.
O cara ficou mesmo apavorado, e esse contato com a fauna de Jacarepaguá o deixou realmente atordoado. Prova disso é que ele passou a não levantar nem pra mudar de posição entre os seus instrumentos, fazendo com que o seu roadie levasse sua guitarra no mesmo lugar em que ele tocava teclado (como na foto abaixo), tudo por medo do morcegão. Ah, se o show fosse do Ozzy...
Aos poucos, ele foi voltando ao normal, e brindou a todos com raridades como "Bem Simples" (da sua participação no DVD "Roupa Nova Acústico"), e "Do You Have Other Love?" (presente no seu segundo álbum da carreira, "Contrato com Deus").
É sempre um prazer e um privilégio poder apreciar todo talento, desse que é um dos maiores cantores do mundo. A combinação perfeita do canto com alma e técnica vocal apurada. Infelizmente a grande Mídia atualmente prefira valorizar "artistas" quje não cantam absolutamente nada. É mais triste ainda saber que isso não se restringe ao Brasil, tratando-se verdadeiramente de um fenômeno mundial.
SETLIST:
Por Você Ser Mais
Fora da Lei
Caso Sério
Baixo Rio
Vendaval
Daqui Pro Meier
The Closer I Get You
Do It Again
Manuel
Falso Milagre do Amor
Azul da Cor do Mar
Ainda Lembro
Got To Be There
Stay
Tem Espaço na Van
Minha Casa, Minha Cama e Minha Mesa
My Cherie Amour
Bem Simples
Vamos Dançar
Outono no Rio
Coisas Naturais
Mil Vezes Mais
Como Dois Cristais
Dez Mais Um Amor
Dias de Paz
Do You Have Other Love?

Bis:
Colombina
Baixo Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário