Total de visualizações de página

sábado, 10 de julho de 2010

7 de Julho de 1980 - Último Show do Led Zeppelin

Nessa quarta-feira fez 30 anos que o Led Zeppelin se apresentou ao vivo pela última vez. O show foi realizado na Alemanha, na cidade de Berlim, e foi a última vez que o grande John Bonham tocou bateria ao vivo, e a canção derradeira foi "Whole Lotta Love". Bonham viria a falaecer em 25 de Setembro do mesmo ano, fazendo com que a banda encerrasse as atividades.
Depois disso, os 3 remanescentes (Robert Plant, Jimmy Page & John Paul Jones) voltariam a tocar juntos só em 1985, no Live Aid no palco da Filadélfia, com Phil Collins e Tony Thompson na bateria, e o baixista Paul Martinez (músico que fazia parte da banda que acompanhava Plant em sua carreira solo). Jones tocou teclado.
Três anos depois, com Jason Bonham (filho de John) na bateria, tocaram no aniversário de 40 anos da gravadora Atlantic. Esta formação ainda voltou a tocar no 21º aniversário da filha de Bonham, Cármen, e no casamento de Jason, para poucos e priveligiados convidados.
Em 1995, o Led Zeppelin entrou para o "Rock and Roll Of Fame" dos EUA, e durante a cerimônia de entrega do prêmio Jones, Plant, Page e Jason Bonham se apresentaram ao lado de Steven Tyler e Joe Perry (respectivamente vocalista e guitarrista do Aerosmith). Veja o registro do encontro:

Neil Young também participou, e tocou "WhenThe Levee Breaks", tendo Michael Lee substituindo Jason na bateria.
Em 10 de dezembro de 2007, os três membros originais do Led Zeppelin e Jason Bonham reuniram-se mais uma vez, num show em tributo a Ahmet Ertegün, fundador do selo Atlantic (morto em 2006), na O2 Arena, em Londres, tocando para vinte mil pessoas.

SetList do Show de 7 de Julho de 1980:
The Train Kept A Rollin’
Nobody’s Fault But Mine
Black Dog
In The Evening
The Rain Song
Hot Dog
All My Love
Trampled Underfoot
Since I’ve Been Loving You
White Summer
Black Mountain Side
Kashmir
Stairway To Heaven
Rock And Roll
Whole Lotta Love

2 comentários: