Total de visualizações de página


terça-feira, 20 de julho de 2010

AMIGOS

Hoje é Dia do Amigo, então fiz uma lista de amigos (inseparáveis ou não) que tinham na música um laço forte:

Tom Jobim & Vinícius de Moraes

Os dois se conheceram na zona Sul do Rio de Janeiro, e juntos criaram alguns dos maiores clássicos da música brasileira, e mundial.
O Maestro e o Poetinha eram uma espécie de almas gêmeas musicais, e tinham um ciúme mútuo na questão das parcerias musicais.








Vinícius & Toquinho

Vinícius de Moraes era mais velho que Tom Jobim, e a diferença de idade com Toquinho era maior ainda. Por isso foi com surpresa que todos conheceram o novo mais frequente parceiro do Poetinha. Toquinho, o jovem violonista e compositor, formou o casamento perfeito de suas belas harmonias e melodias com as poesias de Vinícius.



John Lennon & Paul McCartney

A admiração mútua, o amor e a amizade entre os dois era intensa e grandiosa. Se completavam musicalmente, juntos compuseram verdadeiras jóias. A gigantesca competição os forçava a cada dia compor uma melhor canção, como num desafio aonde quem saia ganhando eram os Beatles e o público.


Eric Clapton & George Harrison
A parceria musical surgiu num convite de Harrison a Clapton, a gravar a guitarra-solo em "While My Guitar Gently Weeps" do "White Album" dos Beatles, em 1967. A retribuição veio com a participação da guitarra de George na sua composição "The Badge" gravada no disco "Goodbye" (1969) do The Cream, superbanda de Eric.
A amizade cresceu, e resistiu à traições, pois Clapton se apaixonou perdidamente por Patti Harrison, esposa de George. Mas segundo o ex-beatle: "As mulheres vem e vão e as amizades são para sempre".


Pete Towshend & Eric Clapton

Afundado nas drogas e na depressão pela paixão por Patti, Eric Clapton contou com a ajuda do guitarrista e líder do The Who, Pete Towshend.
Pete praticamente salvou Eric da morte, o ajudando a sair do vício da heroína, e o trazendo de volta à musica, organizando duas noites de shows no Rainbow Theater em Londres, em Janeiro de 1973, que contou com Ronnie Wood (guitarra) , Jim Capaldi (bateria) entre outros.



Frejat & Cazuza
Um era o contraponto do outro, e nessa simbiose o Rock floresceu e deu vários frutos. As letras de Cazuza ganhavam mais peso com os riffs de Frejat, assim como a poesia de Cazuza fazia com que a guitarra bluseira de Frejat ficasse mais afiada que navalha.


Erasmo Carlos & Roberto Carlos
Amigos desde da década de 50, na Tijuca, quando também conheceram o talentosíssimo Tim Maia; Roberto e Erasmo são provavelmente a dulpa de compositores brasileira que mais emplacou sucessos. O Rei e o Tremendão dividiam fãs e seguidores na "Jovem Guarda", até Roberto partir pra carreira de canções românticas, enquanto Erasmo manteve-se fiel ao espírito Rock'n'Roll. É o exemplo de que uma amizade pode ser duradora, respeitando-se as individualidades e diferenças.


Elis Regina & Milton Nascimento
Quando Milton conheceu Elis, o compositor tratou de apresentar suas músicas para a cantora. Pra desespero de Milton, Elis não manifestava entusiasmo pra nenhuma. Depois de gastar todo seu repertório, a Pimentinha perguntou se não tinha mais nenhuma pra ele mostrar, desanimado, ele avisou que tinha só mais uma, e era "Morro Velho". Pra sua surpresa Elis adorou, e foi a primeira de muitas das composições de Milton Nascimento gravadas por ela. "Travessia", "Maria, Maria", "Nada Será Como Antes" e "Cais" são só alguns exemplos. Milton diz que até hoje todas as músicas que faz são para Elis.



Caetano Veloso & Gilberto Gil
A admiração de Caetano por Gil começou na primeira vez que ele o viu num programa de TV em salvador. De fã passou a amigo e parceiro musical. São os pais do mais original movimento musical brasileiro, a "Tropicália".


João Barone, Herbert Vianna & Bi Ribeiro
Como já havia postado em HERBERT DE PERTO (sobre o filme), queria ter amigos como João e Bi, que sempre acreditaram e ajudaram Herbert nos dificeis momentos de sua recuperação. Aliado a isso, a química impressionante que existe entre o três, que fazem dos Paralamas uma das melhores bandas da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário