Total de visualizações de página


quarta-feira, 7 de julho de 2010

MORRE EZEQUIEL NEVES


Hoje faleceu o produtor musical e jornalista Ezequiel Neves, aos 74 anos. Internado desde janeiro na Clínica São Vicente, na Gávea, lutava nos últimos cinco anos contra um tumor benigno no cérebro, enfisema e cirrose. Morreu exatamente na data de aniversário de 20 anos da morte de Cazuza.
Ezequiel, foi o “descobridor” do talento de Cazuza e sua banda, o Barão Vermelho; foi por causa da sua insistência que João Araújo (pai de Cazuza), então presidente da gravadora Som Livre, concordou em lançar o primeiro LP do grupo.
Produziu os discos do Barão e os da carreira solo de Cazuza, e com ele escreveu alguns clássicos do rock brasileiro como "Por que a gente é assim?", "Codinome beija-flor" e "Exagerado". Na Som Livre, também trabalhou com ícones da MPB como Elizeth Cardoso e Cauby Peixoto.
Foi corroteirista do filme "Rio Babilônia", dirigido por Neville de Almeida.
Durante a década de 50 escreveu contos publicados na revista literária "Complemento". Na década seguinte começou a atuar no Teatro; na mesma época se apaixonou pelo Rock depois de ouvir o primeiro disco do The Doors, a partir disso foi largando os palcos, e começando sua carreira jornalística e produtor cultural.
Nos anos 70 era conhecido como Zeca Jagger, e foi precurssor no Jornalismo sobre cultura, sobretudoo a jovem. Em duas décadas passou pelas revistas "Playboy", "Pop", "Som Três" e "Música do Planeta Terra", o "Jornal da Música", além do "Jornal da Tarde" de São Paulo, e na edição pirata da "Rolling Stone" no Brasil (já que era editada sem a autorização da original americana. Sem dúvida, que se não fosse por pessoas como ele, hoje em dia não existiriam Blogs como o meu. Sempre apoiou a cena rockeira brasileira, ajudando a promover bandas como O Terço e Made In Brazil.
É na minha opinião, ao lado de Nelson Motta, o principal jornalista e crítico de Rock do Brasil.
Assim como Cazuza, era adepto do estilo de vida "melhor viver "dez anos a mil, do que mil a dez", e de forma impressionante, conseguiu longevidade mesmo sendo desregrado.
Já deve estar nesse momento fazendo alguma festa ou bagunça no Céu. Que Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário