Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de julho de 2011

Décimo Sétimo Dia - Embarcando de Volta ao Brasil

Acordamos as 7h, terminamos de arrumar as malas, tomamos café, e fomos de táxi para o aeroporto. Ricardo nos levou até lá, e não conseguiu esconder a emoção, depois que fizemos o check in e nos despedimos.Pegamos o vôo ao meio dia (horário de Paris), e chegamos no Brasil por volta das 21hs (horário de Brasília).
A viagem foi maravilhosa e superou todas as minhas expectativas. Paris, Liverpool, Londres, Versailles, Reims, Giverny, foi tudo como um sonho.
Melhor do que isso, um sonho real.
Não tem como esquecer de agradecer a Letícia pela hospitalidade, e a meu irmão Ricardo pela atenção e pelo carinho.
Sempre achei que gasto com viagens fosse um pouco de disperdício. Mas agora percebo o quanto era ignorante por pensar assim.
Pois volto diferente depois desses 17 dias. Com uma visão de mundo ampliada, depois de conhecer novas realidades, novas culturas, novas pessoas. Estive em lugares que achei que nunca fosse conhecer. Que via em fotos, filmes, mas parecia que não eram reais, algo como Gothan City, ou a Terra do Nunca.
Serviu pra carregar as baterias, e até melhorar o humor.
Já cheguei ao Brasil com vontade de voltar, e começando a pensar na próxima: Grécia, Sul da França, Itália...
Veremos. O futuro a Deus pertence.

Pra terminar uma lista com algumas lendas e mitos que foram confirmados ou desmentidos durante a viagem:

* "Os Franceses se ofendem quando alguém tenta conversar em inglês"
Balela: não falo nada de francês e deu pra se comunicar numa boa com meu inglês "joel santânico".

* "Os Franceses fedem"
Não é totalmente mentira, pois encontramos alguma pessoas bonitas e bem vestidas que estavam cheirando mal. Mas isso não é uma regra, pois a maioria era cheirosa.

* "Os restaurantes na França e Inglaterra são caríssimos"
Na média, comemos em lugares com o preço equivalente ou até mais barato que nos restaurantes brasileiros.

* "Os Franceses são mal educados"
99% foram educados e simpáticos conosco. Eles são grossos pra dar bronca quando alguém faz alguma coisa que é proibido, aí eles falam como se estivessem chamando a atenção de uma criança.

* "Os Ingleses são antipáticos"
Mentira! Só encontramos na Inglaterra gente simpática e atenciosa. Todas as vezes que pedíamos informação eram atenciosos e educados. Ganhei até uma piscada de olhos da moça da bilheteria do metrô...rsss

* "Os Brasileiros bebem muito"
Mentira! Os britânicos é que bebem pra valer.

* "Os Parisienses fumam muito"
Verdade! Putz... eles fumam muito e o tempo todo. Nas mesas do lado de fora dos cafés é quase impossível encontrar uma mesa que não tenha alguém fumando.

* "Brasileiro é bem recebido em todo lugar"
Verdade! Quando descobriam que éramos brasileiros (no caso da Mell sempre!), abriam um sorriso: "Brasil!"

Ah, e não poderia deixar de comentar, que encontramos brasileiros em absolutamente todos os lugares que visitamos. Chegou o ponto que já não tinha mais graça.