Total de visualizações de página


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

68 ANOS DE JIMMY PAGE e 66 DE JOHN PAUL JONES

Nessa segunda feira, dia 9, Jimmy Page completou 68 anos de idade. Page sempre foi e será um dos meus heróis.
Por mais que conheça a fundo toda obra do Led Zeppelin, sempre fico fascinado com a perfomance de Jimmy Page. Por exemplo em "The Song Remains The Same", fico tentando descobrir o número de overdubs em cada passagem, o tipo de afinação usada (Page é mestre em usar afinações exóticas e pouco usuais), e chego muitas vezes a conclusão que seria impossível chegar aquele resultado numa apresentação ao vivo, com uma guitarra só. Na verdade não é possível mesmo um único guitarrista reproduzir o que é feito em estúdio. E é quando Page me deixa ainda mais embasbacado, quando escuto aos shows do Led Zeppelin, e constato a sua criatividade e originalidade ao criar um novo arranjo que apesar de mais simples, é tão bom quanto o original.
Ele é o meu guitarrista favorito. Não que Page seja o mais técnico ou aquele que consegue tocar mais notas por segundo; Jimmy não entra nessa onda, me parece estar mais preocupado em passar suas emoções para o instrumento.Como escrevi em MEUS 20 GUITARRISTAS PREFERIDOS DE ROCK E BLUES, "É pura paixão... Eu poderia dar mil motivos por ele ser meu guitarrista favorito, mas todos estariam envolvidos com a emoção."
Foi indescritível vê-lo em 1996, tocando ao vivo ao lado de Plant aos clássicos eternos do Led Zeppelin. Emoção parecida foi poder conhecê-lo pessoalmente e estar ao seu lado, conversar,e ficar emocionado "pagando de tiete", como contei em MEU FIM DE SEMANA COM JIMMY PAGE .
Page está sempre batendo ponto aqui no Blog, inclusive o post mais comentado foi uma brincadeira que fiz usando suas fotos em Porra, Jimmy! .
No dia 3 desse mês, John Paul Jones também comemorou aniversário, completando 66 anos.
Jones é um músico extraordinário, baixista elegante e preciso, e tecladista criador de climas inesquecíveis. Não se pode esquecer de citar seu talento magistral como arranjador.
No post "ANIVERSÁRIO DO MESTRE JOHN PAUL JONES - 65 ANOS tracei seu perfil, e contei um pouco de sua história.
Jimmy Page e John Paul Jones são duas lendas vivas do Rock and Roll e são um dos responsáveis por algumas das histórias mais bonitas escritas nas páginas da música popular.
Longa vida para os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário