Total de visualizações de página


sexta-feira, 23 de março de 2012

CHICO ANYSIO E A MÚSICA

A comédia e o humor hoje perdem um pouco da graça, com a morte de Chico Anysio. Não é exagero chamá-lo de gênio, pois ele literalmente jogava nas onze: humorista, ator, redator, diretor, cronista esportivo, locutor, escritor, dublador, pintor, e... músico. Sim! O cara ainda era compositor. Já teve suas composições cantadaspor intérpretes de peso como Alcione, que gravou "Rio Antigo" (parceria com Nonato Buzar). Foi parceiro de Wando na engraçada e sem vergonha "Safada". Até Elis Regina já gravou "A Fia de Chico Brito", uma de suas composições. Confira esse dueto de Elis & Chico Anysio:

Outro momento marcante de Chico com a música foi o trio Baiano e os Novos Caetanos, que nos anos 70 satirizava e homenageava o Tropicalismo. Formado por ele, Arnaud Rodrigues e Renato Piau, tinha o nome criado pela união da banda Novos Baianos e o cantor Caetano Veloso. Surgido na TV Glogo, onde Chico Anysio fazia sucesso com "Chico City", onde junto com Arnaud Rodrigues interpretavam inúmeros personagens em diversos quadros. Num desses surgiram Baiano e os Novos Caetanos. Chico era Baiano e Arnauld fazia Paulinho Boca de Profeta. O mais interessante é que o grupo tinha composições próprias e lançou seu primeiro disco em 1974, trazendo letras divertidas porém com críticas engajadas, em boas melodias com excelentes arranjos. O grande sucesso da foi “Vô batê pra tu”, que cutucava a ditadura de forma tão sutil que a censura da época não percebeu. No ano seguinte, 1975, lançaram outro LP: “Baiano e os Novos Caetanos 2”. Na década de 80 mais dois álbuns: “A volta” (1982) e “Sudamérica” (1985). Arnaud Rodrigues ainda lançou vários discos solo, como "Sound & Pyla”, “Murituri”, e “O som do Paulinho”. No final dos anos 80, Chico Anysio ainda lançou mais um disco com o personagem Baiano: “Baiano e Amaralina”, onde a voz feminina imitava Elba Ramalho.
Apesar de ser uma "banda de mentirinha", Baiano e os Novos Caetanos tiveram grande importância no cenário da MPB na época, tanto que tinham em seu repertório belas canções como "Folia de Reis":

6 comentários:

  1. Boa ideía que vc teve em deixar registrado no blog,uma lembrança do nosso saudoso Chico Anysio, quem é dessa época com certeza ,está se sentindo lisonjeado em poder assistir essas imagens.



    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Eu sou dessa época do programa de Chico Anysio "Chico City". Nossa!Como eu amava assistí-lo;principalmente guando ele cantava juntamente com o Arnoud Rodrigues. Parabéns por registrar no blog suas musícas para seus fãs poderem recordar uma época tão linda e inesquecível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado,
      A intenção do post foi justamente fazer um tributo ao talento do Chico, e feixar registrado no blog para deleite de seus fãs, como eu.
      Abraço

      Excluir
  3. Qual o nome dessa música?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo,
      desculpe o vacilo, já até consertei a postagem. O nome da composição de Chico que a Elis canta no video é "A Fia de Chico Brito". No dueto é "Canto de Ossanha" de Toquinho e Vinícius de Moraes.
      Abraço

      Excluir