Total de visualizações de página


sábado, 22 de setembro de 2012

21 de Setembro de 2012 - JON ANDERSON NO IMPERATOR (RJ)

Não foi novidade ver e ouvir Jon Anderson ao vivo, pois essa foi a terceira vez que pude  conferir em ação o lendário vocalista do Yes, que considero a melhor banda de Rock Progressivo de todos os tempos.
Só que dessa vez, de forma intimista, Jon Anderson se apresenta sozinho no palco. Como meu amigo João Paulo disse: "pode ser maravilhoso, ou então pode ser chato pra cacete".
Para a minha felicidade e a dos demais presentes, o show foi sublime.
Eu não toco porra nenhuma de violão, e o Jon Anderson toca menos ainda. Quem já me viu no violão já entendeu o drama. Mas com todas as suas limitações técnicas no instrumento, ele executou vários clássicos do Yes, que originalmente são suítes sinfônicas de longa duração, se transformam em simples canções de 2 minutos. O mais interessante é que a maioria delas nasceram exatamente assim, pois Anderson é um dos principais compositores da banda. Dessa maneira que Squire, Howe, Wakeman, Moraz, Bruford, White e Cia ouviam as melodias que Jon compunha, e em cima delas criavam arranjos maravilhosos.
Toda essa simplicidade e o tom intimista serviam para realçar e destacar a bela voz, que parece não sofrer com o tempo. Tão cristalina, que fez emocionar. Nos dois shows do Yes, provavelmente pela competição com os outros instrumentos, não senti essa emoção. Nessa noite, por vários momentos meus olhos marejaram, e não foi por estar a frente de uma lenda viva do Rock. Era simplesmente o efeito daquele canto e daquela voz.

Foi uma noite com muita chuva no Rio de Janeiro. Como consequência, o trânsito que já é ruim na cidade ficou terrível, e até Jon Anderson fez piada com o congestionamento. Com isso, muita gente chegou em cima da hora.
O novo Imperator é super confortável e possui uma acústica excelente, o que propiciou o clima perfeito para que Jon Anderson encantasse a todos. Além de grandioso vocalista, Jon esbanjou simpatia e mostrou que sabe entreter o público, contando piadas e histórias engraçadas, como a quase entrada de Vangellis para o Yes (quando Rick Wakeman decidiu abandonar a banda no auge do sucesso) e suas lembranças sobre sua participação no primeiro Rock In Rio, quando "Owner of a Lonely Heart" estava estourada nas rádios.
Além do violão, Jon usou ukelele e um exótico instrumento chinês (foto acima) para levar os hinos do Rock Progressivo: abrindo o show com"Starship Trooper", e passando por "And You And I", "Long Distance Runaround","Roundabout", "Yours Is No Disgrace", "I've Seen All Good People". Músicas de sua carreira solo e da parceria com o tecladista e compositor Vangellis também foram incluídas no setlist. E ainda rolou versões para canções de Bob Marley ("One Love"), Beatles ("A Day In The Life"), e Paul Simon ("America").
Outros momentos interessantes foram a música "Brasilian Music Sound", que ele fez para a Copa do Mundo de 2014; e  "Tony and Me", que conta história da viagem a Liverpool que fez ao lado de seu irmão para assistir ao show dos Beatles no Cavern Club.
Sentado ao piano, mostrou mais desenvoltura, no medley "Set Sail"/ "Close to the Edge/"Heart of the Sunrise", e na belíssima "Marry With Me Again".
No fim, com a insistentemente pedida "Soon", todos aplaudiram de pé e sairam completamente maravilhados; tantos os mais jovens que aprenderam com os pais, quanto a galera de cabeça branca que cresceu e envelheceu escutando os LPs do Yes.
Jon Anderson se mostrou completamente recuperado das cirurgias no pâncreas e na garganta. Chris Squire está literalmente comendo mosca, quebrando a cabeça atrás de vocalista para o Yes, ao invés de humildemente promover o retorno da voz que é uma verdadeira marca registrada da banda.

Setlist
1. Yours Is No Disgrace (Yes)
2. Sweet Dreams (Yes)
3. Long Distance Runaround (Yes)
4. Time and a Word (Yes)
5. One Love (Bob Marley)
6. Under Heaven's Door (Never Ever)
7. Everyday Love
8. Find My Way Home (Jon Vangelis)
9. Starship Trooper (Yes)
10. America (Paul Simon)
11. Ritual (Nous Sommes Du Soleil) (Yes)
12. Owner of a Lonely Heart (Yes)
13. Piano Medley (Set Sail, Close to the Edge, Heart of the Sunise)
14. Marry With Me Again
15. The Light of Love
16. And You And I (Yes)
17. Show Me
18. Flight of the Moorglade / To the Runner
19. Brasilian Music Sound
20. A Day in the Life (The Beatles)
21. Tony and Me
21. Your Move/ I've Seen All Good People (Yes)
22. Roundabout (Yes)
Bis:
23. State of Independence
24. Wonderous Stories (Yes)
25. Soon (Yes)

3 comentários: