Total de visualizações de página


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

AS ESTÁTUAS DO ROCK AND ROLL

Alguns ícones do Rock e da música Pop ganharam homenagens, se transformando em monumentos erguidos em diversas partes do mundo.
Numa rápida pesquisa, listei alguns deles:

1) JOHN LENNON
Existem várias estátuas do beatle espalhadas pelo mundo. A mais famosa talvez seja a localizada em Cuba, feita pelo artista cubano José Villa Soberón. Lennon está sentado na metade direita do banco. Em um azulejo de mármore no pé do banco, há a seguinte inscrição: "Dirás que soy un soñador pero no soy el único" John Lennon, que é uma tradução para o espanhol da letra de "Imagine".
Foi inaugurada em Havana, numa praça que leva o seu nome, no dia 8 de dezembro de 2000, quando foram completados vinte anos da morte de John Lennon. Fidel Castro lamentou não ter conhecido o músico, e se declarou ser seu fã, e também dos Bestles. Antes, do período de abertura, no auge do comunismo, as bandas de rock não eram bem vistas no país. Ouvir o som dos Beatles era algo para se fazer escondido.

Assim como acontece com a estátua de Carlos Drummond de Andrade no Rio de Janeiro, em Havana constantemente vândalos arrancam os óculos de John Lennon.
Lennon também foi lembrado na Espanha, sua estátua fica nos jardins de Méndez Núñez, em Coruña. Ela foi esculpida por Jose Luis Rivase e está instalada no parque em 2005.
Em 2007, foi inaugurada mais uma, dessa vez em sua cidade natal Liverpool, em frente ao Cavern Club
 
Estivemos lá no ano passado. Não é mesmo, Mell?
No Brasil, mais precisamente em Brasília há também um monumento em tributo a John. Inaugurada no dia 16 de agosto de 1995, a estátua foi feita pela escultora Ivna Mendes de Moraes Duvivier, sendo instalada no Campus da Universidade de Brasília.
O monumento já sofreu inúmeros "atentados", e há muito se encontra sem os óculos. O mais recente aconteceu em maio desse ano, quando vândalos cobriram John inteiro de tinta rosa.
Mas até que ficou bacana...


2) MICHAEL JACKSON
Em 1995, durante a divulgação da coletânea History - Past, present and Future, um Michael Jackson gigante, de 9 metros de altura, desfilou por Londres, Berlim e outras grandes cidades da Europa. Um verdadeiro monumento itinerante que causava tanta histeria como o astro em carne e osso.
Em junho de 2010, a mãe do clã Jackson, Katherine Jackson, inaugurou inaugurou um monumento ao Rei do Pop em frente à casa humilde, no bairro operário da cidade de Gary (Indiana, nordeste), onde ele nasceu.
No Brasil, o Morro Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, recebeu em 26 de junho de 2012, a estátua em bronze de Michael Jackson. A imagem desenhada pelo cartunista Ique foi fixada na laje, onde o astro do pop gravou parte do clipe “They don’t care about us”, em 1996.
 


3) ELVIS PRESLEY
Elvis Presley possui dezenas de estátuas em diversos lugares, principalmente Estados Unidos. Duas destacam-se: à esquerda uma estátua do Rei erguida no Havaí em comemoração aos 30 anos do antológico show "Live in Hawai", com mais de 1 bilhão de espectadores em todo o mundo. À direita sua estátua em Memphis, Tennessee.
 Jerusalém em Israel (acima) e Tóquio no Japão (abaixo) são duas cidades que também possuim estátuas de Elvis.


4) RONNIE JAMES DIO
O lendário vocalista Ronnie James Dio tem um monumento dedicado a ele na cidade costeira de Kavarna, que fica na Bulgária. A estátua foi colocada em setembro de 2010, no parque central da cidade, como parte do "Walk of Rock", um projeto aprovado pela Câmara Municipal da cidade. 


5) FREDDIE MERCURY
 Freddie Mercury viveu seus últimos anos na cidade suiça de Montreux. Merecidamente foi erguida uma estátua em sua homenagem às margens do lado Lake. A obra foi feita pela artista plástica tcheca Irena Sedlecka.


6) STIVE RAY VAUGHAN
 O grande guitarrista Stive Ray Vaughan recebeu homenagem em sua cidade natal Austin, Texas


7) JIMI HENDRIX
 Outro incrível guitarrista, Jimi Hendrix também ganhou uma estátua na cidade onde nasceu, Seattle


8) BON SCOTT
 O primeiro vocalista do AC/DC, Bon Scott tem sua estátua erguida na Austrália.


9) FRANK ZAPPA
A cabeça de Frank Zappa repousa sobre um pedestal na cidade de Vilnius, na Lituânia.


10) BOB MARLEY
É mais do que esperado que Bob Marley tenha uma estátua em Kingston, Jamaica; afinal ele é um verdadeiro herói nacional. (fotro acima)
Mas o que você acha do monumento em memória de Bob Marley que foi inaugurado em Banatski Sokolac, numa localidade da Sérvia? (abaixo)



11) JAMES BROWN
A estátua de James Brown foi inaugurada em 2005 na Geórgia, sua cidade natal



12) JOHNNY RAMONE
Em Hollywood encontrar uma escultura de Johnny Ramone, no cemitério onde ele está enterrado, perto do túmulo de seu companheiro de banda Dee Dee Ramone.


13) RAY CHARLES
Em 2007, Ray Charles ganhou sua estátua de bronze em Albany, Georgia


14) PHIL LYNOTT
O lendário baixista e vocalista do Thin Lizzy possui uma merecida estátua em Dublin na Irlanda.


15) BUDDY HOLLY
Uma das maiores influências para os Beatles, Buddy Holly faleceu há 53 anos, na queda de um avião monomotor em um campo coberto de neve no estado do Iowa, EUA, ao lado de Ritchie Valens e J.P. "The Big Bopper" Richardson, três nomes que ficariam gravados para sempre na história do rock’n’roll. O episódio ficou conhecido como “o dia em que a música morreu”. Buddy tem sua estátua em Lubboc, nos Esrados Unidos.


16) RENATO RUSSO
Em Julho de 2012, o líder da Legião Urbana ganhou homenagem no Rio de Janeiro, 16 anos após sua morte: uma estátua de bronze , inaugurada na Ilha do Governador. A tem 1,75 metro, 250 kg e foi esculpida pelo cartunista e escultor Ique.



17) CHUCK BERRY
 Um dos pais do Rock and Roll, Chuck Berry é um dos poucos músicos que teve a honra de receber essa homenagem em vida. Recentemente, em 29 de julho de 2011, ele ganhou uma estátua erguida na Calçada da Fama de St. Louis, EUA.


18) B.B. KING

B.B. King é outro exemplo, su estátua está localizado no Tennessee Welcome Center (Memphis). É feita de bronze.


19) SHAKIRA
A escultura da cantora colombiana está em Barranquilla, medindo pouco mais de 4,5 metros, é feita de ferro fundido.


20) BRIAN JONES
O falecido guitarrista do Rolling Stones possui sua estátua localizado em Cheltenham, Gloucestershire, Inglaterra.

4 comentários:

  1. Algumas são perfeitas, mas a que mais me impressionou foi a do Bob Marley.
    Alessandra Duarte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale,
      também acho as estátuas muito parecidas com os homenageados.
      Beijo

      Excluir
  2. a mais foda é a do Johnny Ramone, muito épica.

    ResponderExcluir