Total de visualizações de página


quarta-feira, 16 de junho de 2010

AS 20 MAIORES BANDAS DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS (NA MINHA OPINIÃO...)

Primeiro vou dizer os critérios usados:
- Relevância Histórica;
- Qualidades dos Discos lançados;
- Qualidade das composições;
- Originalidade e Criatividade;
- Perfomance Ao Vivo;
- Qualidade dos músicos;
- Popularidade e vendagem de discos;
- Influência exercida sobre a outras bandas;
- E é claro: Meu gosto pessoal...rssss



1 - BEATLES
A banda mais popular, a que vendeu mais álbuns (tenho um Guiness Book de 1994, que aponta a vendagem de mais de um bilhão de discos!!!); e a que tem os discos mais elogiados e cultuados pela crítica: "Revolver", "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", "Whie Album" e "Abbey Road".
Mas o motivo maior pra ser considerada a melhor de todas, é porque foi a única banda que conseguiu reunir ao mesmo tempo John Lennon, Paul McCartney e George Harrison, três dos maiores gênios da música Popular (sem querer desmerecer o Ringo). Só esse fato já garantiria o primeiro lugar.
Muitas bandas transformaram a música, mas só uma transformou o mundo: The Beatles




2- LED ZEPPELIN
Assim como os Beatles, sua música não tinha limites. Apesar de ser um dos precurssores do que viria a se chamar de Heavy Metal, pode-se escutar de tudo em seus excelentes discos: blues, folk, hard rock, rockabilly, reggae, progressivo, soul, funk, e até improvisações jazzísticas.
A química entre seus quatros componentes era assombrosa. Todos monstros em seus instrumentos, suas apresentações ao vivo eram apoteóticas.




3 - RUSH
Segundo a RIAA (Recording Industry Association of America), o Rush é o terceiro colocado nas estatísticas de vendas de álbuns consecutivos de ouro ou platina por uma banda de rock, atrás somente de Beatles e Rolling Stones. Isso graças a fidelidade dos antigos fãs, e da indiscutível qualidade da banda, que até hoje conquista milhões de novos admiradores. Geddy Lee, Neil Peart e Alex Lifeson se multiplicam ao vivo, aliando virtuosismo, pegada e criatividade. Outra qualidade do trio é não se prender a rótulos ou fórmulas, e sempre trazerem novidades em seus discos.




4 - YES
O Rock progressivo foi levada ao extremo pelo Yes. Com discos clássicos como "Yes Album", "Fragile", "Close To The Edge", "Tales from Topographic Oceans" e "Relayer" eles levaram milhões de pessoas a viajar sem sair do lugar. Com várias formações, passaram pela banda excelentes músicos como Steve Howe, Patrick Moraz, Rick Wakeman, Trevor Rabin, Jon Anderson, Chris Squire, Alan White, Bill Brufford, Tony Kaye, entre outros.




5 - BLACK SABBATH
Os Pais do Metal, tanto na sonoridade quanto no visual e na temática do Terror e Satanismo. Com duas fases bem distintas, a primeira com o vocalista Ozzy Osbourne, e a outra com seu substituto Ronnie James Dio. Em ambas foram lançados discos excelentes, com vários clássicos do Rock pesado. Sempre foram maltratados pelos críticos, que hoje em dia rasgam seda e reconhecem a importância da banda.




6 - DEEP PURPLE
Super banda britânica, que forma com o Led Zeppelin e o Black Sabbath a "Santíssima Trindade do Rock Pauleira". Outro grupo que teve várias formações, sendo as mais clássicas as conhecidas como "MKII" (com Ian Gillan nos vocais) e "MKIII" (com o vocalista David Coverdale). A marca da banda sempre foi a mistura da guitarra de Ritchie Blackmore com o teclado com o som característico e original de John Lord, com riffs fortes e solos alucinantes. Na formação atual são substituídos respectivamente pelos excelentes Steve Morse e Don Airey.




7 - PINK FLOYD
Piscodélico ao extremo com a formação original com o lunático Syd Barrett, ao Rock Espacial sob o comando do genial Roger Waters, sempre teve a originalidade como característica marcante em toda sua obra. Com as obras-primas "The Dark Side Of The Moon" e "The Wall" escreveram seus nomes na história da música mundial. Não posso deixar de comentar os solos cortantes do guitarrista David Gilmour. Seus concertos são famosos pela altíssima produção e pelos efeitos visuais inovadores.




8 - THE WHO
Anarquia é a principal definição desse quarteto inglês. Famosos por destruir seus instrumentos e equipamento durante saus arrasadoras apresentações ao vivo. Tendo Pete Towshend como compositor, líder e guitarrista, gravaram a famosa ópera-rock "Tommy", a saga do garoto cego, surdo e mudo que se transformou no "Mago do Pinball". Foram uma das primeiras bandas realmente pesadas da história.



9 - QUEEN
Outra banda que sempre foi injustiçada pela crítica, e que hoje é exaltada. É muito difícil definir o som do Queen. Hard Rock, Progressivo, Música de Cabaré, Ópera, música Clássica, Pop, Funk, cabe tudo em seu liquidificador sonoro. Tinham um senhor vocalista que era um verdadeiro maestro de multidões, que com seu carisma e talento comandava as massas em coros antológicos.




10 - CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL
Pra mim é a melhor banda americana de todos os tempos. Sem dúvida, os motivos são as composições, a rasgante voz, os riffs e a guitarra de John Fogerty. Infelizmente duraram pouco de 1967 a 1972.




11 - THE POLICE
Num caldeirão sonoro com ska, reggae, punk, new wave e jazz, com espaço ainda para músicas de todos os lugares do mundo, foram sem dúvida a banda mais influente dos Anos 80; por culpa das composições geniais, dos vocais e do baixo jazzístico e reggueiro de Sting, pela originalidade da batida e dos ritmos da magistral bateria de Stewart Copeland, e pelo talento em obter novas texturas e sonoridades na guitarra de Andy Summers. Todo mundo se rendeu a força desse trio, que infelizmente também durou muito pouco tempo(de 1978 à 1983), com raras reuniões como na Turnê que passou pelo Brasil em 2007.




12 - THE CREAM
O primeiro power-trio do Rock, que trazia o blues na guitarra de Eric Clapton, o peso do Rock na voz e no baixo de Jack Bruce, e as influências jazzísticas do grande baterista Ginger Backer. Com riffs poderosos, apresentações ao vivo delirantes repletas de improvios, ao lado de outro trio, The Jimi Hendrix Experience criaram os pilares do que mais tarde ficaria conhecido como Hard Rock e Heavy Metal.




13 - AC/DC
Uma banda de rock sem frescuras. Cru, simples, básico, sujo, pesado e acima de tudo Foda. Mesmo com a morte do grande vocalista Bon Scott, seguraram a onda encontrando uma solução caseira (o substituto Brian Johnson dirigia o caminhão da banda) e lançaram o estrondoso sucesso "Back In Black", um dos discos mais vendidos da história. Mesmo sendo bem coroas, até hoje Angus Young e Cia continuam emanando energias adolescentes em seus shows lotados pelo mundo.




14 - METALLICA
Misturando a atitude e a sujeira do som do Punk, com o peso e a qualidade técnicas dos grupos da "Santíssima Trindade do Rock Pauleira", juntando a isso tudo velocidade, o Metallica foi um dos criadores ao lado do Slayer e Megadeth, do Trash Metal. Foi a banda que com essa fórmula obteve maior reconhecimento, sucesso comercial e que gravou os melhores álbuns: "Ride The Lighting", "...And Justice For All" e "Black Album".




15 - GENESIS
Uma das mais importantes bandas do Rock Progressivo, teve duas fases bem distintas. A primeira, considerada clássica, calcada no som sinfônico, que contava com o performático vocalista Peter Gabriel; e a segunda com o fantástico baterista Phil Collins assumindo os vocais, que a partir do terceiro disco com essa formação abandona o progressivo, tornando a sonoridade mais pop e acessível, vendendo milhões de discos. Eu particularmenete prefiro a fase progressiva, mas a mais pop tem coisas interessantes também.




16 - U2
Com um vocalista carismático (Bono), um guitarrista criador de temas e riffs marcantes (The Edge), e com uma cozinha que alia eficiência e simplicidade, o U2 foi sem dúvida a banda de maior sucesso e reconhecimento dos Anos 80. Sempre preocupados em não se repitirem, continuam na ativa, lançando bons álbuns e lotando estádios em suas turnês gigantes.




17 - ROLLING STONES
Eram a banda que rivalizava com os Beatles nos Anos 60. Mas aqui entre nós, não dá pra comparar. Isso não quer dizer que os Stones não sejam bons, ou que não garantiram seu nome no Rock. Muito pelo contrario, Mick Jagger, Keith Richard escreveram algumas das canções mais importantes do gênero. It's only Rock and roll, but i like it. Mas não passa disso.




18 - IRON MAIDEN
Lideraram a "Nova onda do Metal" nos anos 80. Aliando som pesado e bem tocado, com visual agressivo das capas de seus discos, sempre contando com a presença do mascote Eddie. Conquistaram o mundo, principalmente com a entrada de Bruce Dickinson nos vocais em 1982, na gravação do álbum "The Number of The Beast".




19 - THE DOORS
Importante banda americana dos Anos 60, que tinha como símbolo máximo o vocalista Jim Morrison, um verdadeiro mito, que morreu precocemente em condições ainda mal explicadas. As letras delirantes de Morrison junto com a sonoridade única da banda tiveram forte influência em várias gerações.




20 - VAN HALEN
Descobertos por Gene Simmons (baixista e vocalista do Kiss) quando tocavam num bar em Los Angeles, a banda dos irmãos Van Halen gravaram seu primeiro disco em 1978. Graças as loucas perfomances do vocalista David Lee Roth, e do revolucionário e criativo guitarrista Eddie Van Halen, ganharam fama e projeção mundial.
Em 1985 trocaram de vocalista, com a entrada de Sammy Hagar, a banda perdeu um pouco do ar de bad boy mais conquistou maior sucesso comercial. Particularmente prefiro Sammy que tem mais potência vocal e timbre mais bonito.

64 comentários:

  1. É Brunão...
    Aerosmith é muito foda. Mas tinha que escolher 20, e acabou ficando de fora.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. esse cara é um brincalhão..
    cadê o fênomeno GUNSNROSES..e talento
    inigualavel de AXL ROSE..
    CADA UM QUE ME APARECE VIU..
    sem GUNSN não dá!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza esse cara tah brinando com essa lista aí KD os Guns N' Roses

      Excluir
    2. Guns é bom d+, mas... não é melhor do que cada uma das bandas que estão neste top show de bola

      Excluir
    3. puta sacanegem vey, sem o unico guns ' nao dá

      Excluir
    4. N curto guns mas n nego o talento do axl so acho q vcs deviam ficar quietos pq se n gostaram do post façam um melhor

      Excluir
    5. Guns foi uma grande banda, eles tocavam e tocam muito, mas tudo que eles sabem foi herdado das bandas acima, ou seja, eles não inovaram nada no cenario do rock'n'roll, nem mesmo com o melhor guitarrista do mundo na epoca do alge da banda.

      Excluir
  3. Calma anônimo! Rsss
    Opinião cada um tem a sua, e na minha o Guns N'Roses não merece estar nessa lista.
    Gostaria que você tivesse se identificado e deixado a sua lista das "20 Melhores Bandas de Rock".
    Valeu,
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Ótima lista, critérios corretos e opinião precisa, porém, na minha, obedecendo aos 8 primeiros critérios, deveria constar pelo menos uma dessas 3 bandas: Ramones, Sex Pistols ou The Clash, pois o punk é um dos sub ritmos mais iportantes do Rock. Também é inegável a importancia do Nirvana do cenário musical.Ao Finalizar os Rolling Stones vc falou "não passa disso", mas na verdade os Stones vão muito além.

    ResponderExcluir
  5. Oi Anônimo 2,
    Lamento muito que você não tenha se identificado, pois gostei muito do seu comentário.
    Você tem razão, o Punk é de suma importância para o Rock, e as 3 bandas que vc citou (principalmente The Clash e Ramones) têm muita importância e influenciarm muita gente. Mas o problema é que eu não sou muito chegado em Punk Rock, aí o critério "Meu gosto pessoal" pesou muito, e elas acabaram ficando fora da minha lista das "20 Mais".
    Sei também da importância do Nirvana, e que eles foram um divisor de águas na época, mas não consigo imaginar o Nirvana no lugar de nenhuma das 20 bandas que listei.
    Quanto aos Stones, pra mim eles não passam de uma grande banda de Rock; e isso pra mim é um grande elogio.
    Espero q vc volte mais vezes em meu Blog, deixando sempre seus comentários relevantes, mas da próxima vez se identificando, please...
    Ah, e seria ótimo se vc colocasse aqui as suas "20 MAIORES BANDAS DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS".
    Muito obrigado pela visita e pelos elogios.
    Forte Abraço

    ResponderExcluir
  6. De super bom gosto a lista!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Anônima, espero ter acertado o sexo, afinal me mandou um beijo, rssss...
    Obrigado pela visita e pelo elogio feita à postagem.
    Mas por favor, da próxima vez q deixar um comentário, se identifique.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei realmente da lista, se fosse 100% minha opinião acho que eu teria colocado o led zeppelin em primeiro e o Floyd la pro 4 ou 5, mas inegavelmente beatles merece estar em primeiro lugar.
    Valeu, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc concorda comigo: Beatles em primeiro e Led Zeppelin em segundo. Abraço

      Excluir
  9. MEU BROTHER!!!
    GOSTEI DOS SEUS FAVORÍTOS(SUA OPINIÃO),MAIS ACHO QUE OS "BEE GEES" (IRMÃOS GIBB),NÃO PODEM FICAR DE FORA!
    VENDERAM QUASE 300 MILHÕES DE DISCOS ATÉ HOJE...

    ResponderExcluir
  10. Amigo Anônimo, obrigado por ter deixado a sua opinião e suas colocações tão interessantes. Mas faltou você se identificar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi Lucas,
    Os Bee Gees realmente são muito bons e populares, mas quem você tiraria da lista para colocá-los?
    Abraço

    ResponderExcluir
  12. NADA CONTRA MAIS THE DOORS
    ERA PRA ESTAR EM PRIMEIRO..

    ResponderExcluir
  13. Oi Anônino,
    The Doors é muito bom, MAS não dá pra competir com Beatles, Led Zeppelin...
    Pelo menos na minha opinião.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  14. cade o kiss,ramones,nirvana,twisted sister e o guns n roses.vc podia fazer uma lista das bandas q revolucionaram o rock.

    ex:the runasways
    uma das primeiras bandas femininas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo,
      acho q vc forçou um pouco a barra com o Twisted Sister, mas beleza?
      Todas as 20 bandas que listei revolucionaram o Rock.
      Já o exemplo que vc citou, The Runaways, não sei se chegou a esse feito, apesar de ter sido a primeira banda formada exclusivamente por mulheres; não vejo nenhuma inovação no som e na sonoridade do Rock. Sem contar que essa banda foi montada por empresário e produtores.
      Mas valeu pelo comentário.
      Abração

      Excluir
  15. Seria perfeito com Guns no lugar de YES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anônimo, respeito a sua opinião. Mas consigo listar mais 20 bandas que considero mais importantes e melhores que o Guns N'Roses.
      Abraço

      Excluir
  16. Na minha opinião Pink Floyd ficaria em primeiro lugar, a música mais inteligente de mundo.Roger Waters é meio fod% "Mother Should I Trust the government? - No Fucking Way"

    ResponderExcluir
  17. U2 Merecia uma posição melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E qual seria a posição q o U2 mereceria? Na frente de quem?

      Excluir
  18. Olha, acho que ta faltando o Kiss ae mano.Kiss foi tão estrondoso que minha mãe conta que quando ela era mossa, era uma febre, especialmente quando vieram pro Brasil em 1984.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exelente lista, parabens pelo bom gosto, poderia fazer a lista dos melhores instrumentistas, ex: qual melhor tecladista: Walkerman/Lord/Emersom? Melhor guitarra, na minha opinião é Steve Howe, melhor bateirista, obs: Neal Peart não vale, pois só entra os desse planeta. Para terminar deixo meu protesto, o rock começou a acabar depois que o Peter Gabriel saiu do Gênesis.Um abraço!

      Excluir
    2. Felipe, só te corrigindo, o Kiss tocou a primeira vez no Brasil em 1983, com direito a show antologico no Maracanã
      Abraço

      Excluir
    3. Oi Bida,
      obrigado pelos elogios.
      Em relação ao seu pedido, ja fiz a lista dos 20 melhores baixistas nacionais e internacionais, dos 100 melhores guitarristas , dos 20 melhores guitarristas brasileiros, dos 20 melhores bateristas brasileiros e gringos, dos 50 vocalistas masculinos, dos 50 vocalistas femininas.
      Dá uma procurada aí no Blog.
      Só estou devendo o de tecladistas.
      Abraço

      Excluir
  19. Metallica YEEAHH! Muito bom gosto man, gostei muito da lista, e me ajudou em um trabalho também, rs. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Fico feliz em ter ajudado, mesmo que indiretamente.
      Pena vc não ter se identificado.
      Abraço

      Excluir
  20. Muito boa lista. Os comentários de escolha; parabéns pela edição! Bem concordo com todos de sua lista. Mas pessoalmente faria as 21 melhores, e colocaria o KISS nessa, rs, acho que são ícones do rock e 'rock and roll all night, caramba é quase um hino do rock! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vailton,
      valeu pelo comentário!
      Em breve completarei a lista com mais 20 bandas, e chegarei ao número 40.
      Abração

      Excluir
  21. EDUARDO:
    Caro J.C parabéns pela lista. Só Gostaria de citar uma banda importante que marcou época e principalmente um estilo irreverente e cadenciado. Sei que a lista é pessoal, mas Dire Strait merecia uma citação especial.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo,
      eu também adoro Dire Straits.
      Deixei eles de fora da lista com dor no coração.
      Abração

      Excluir
  22. para vcs qual a maior banda dos anos 80 ?

    ResponderExcluir
  23. J.C Batista. para vc quais foram as 4° maiores bandas dos anos 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, até pra ser coerente com essa lista das "AS 20 MAIORES BANDAS DE ROCK DE TODOS OS TEMPOS", pra mim, as 4 maiores dos anos 80 são:
      - POLICE
      - AC/DC
      - METALLICA
      - U2

      O Rush e o Queen deixo de fora pq apesar de terem feito estrondoso sucesso nos anos 80, ambas são bandas oriundas dos anos 70.
      Abração

      Excluir
  24. cara muito boa a lista muito msm e obrigado por relembrar velhas bandas que são muito boas ... abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Kaio!
      Uma das funções desse blog é exaltar a história das grandes bandas.
      Volte sempre
      Abração

      Excluir
  25. Não sei exatamente se é uma banda de rock, mas Earth Wind & Fire é uma ótima banda. Oque acha sobre?

    ResponderExcluir
  26. Na minha opniao os beatles em primeiro logico...
    mais os rolling stones erao pra ser o segundo
    voce falou (nao passa disso) uma banda que simplesmente tem varios hits(Satisfaction eleita a segunda melhor musica de todos os tempos pela rolling stone) ...
    teve um show com a segurança do hell angels
    pra min a unica banda que pode se comparar com os beatles e o rolling stones
    conheça melhor a historia antes de falar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você.Subestimou os Stones.Essa lista deveria se chamar "As minhas 20 bandas favoritas".

      Excluir
    2. concordo, até escrevi um comentário sobre isso

      Excluir
  27. Concordo com você, The Beatles em primeiro e Led Zeppelin em segundo gostei da lista só bandas que eu amoooooooooooooo.

    ResponderExcluir
  28. Kkk
    Existe vinte bandas melhor q o guns,kkkkkk.
    Mais falto slipknot , guns, kiss, ac/dc amigo

    ResponderExcluir
  29. Sua lista ficou boa mas faltou o Guns e o Aerosmith mesmo assim um abraço

    ResponderExcluir
  30. boa lista, mas o que vc escreveu sobre os stones me machucou de verdade, como assim, ''não passa disso''? saiba q é considerada junto com os beatles a melhor banda de rock de todos os tempos, pesquise mais, se enforme melhor, ouça mais músicas deles antes de diminuir desse jeito os rolling stones, e dizer q não são comparaveis com os beatles é um absurdo, é o seu gosto pessoal mas, pelo amor de deus! até digo sem medo, q prefiro mto mais os stones q os beatles

    ResponderExcluir
  31. Cade Guns N' Roses e Red Hot Chili Peppers?

    ResponderExcluir
  32. sinceramente tem muitas bandas otimas que na MINHA opniao deveria estar aí,Nirvana,Guns A' Roses,Red Hot Chili Peppers,Scorpions


    obs:o Led Zeppelin esta em 2 segundo lugar com toda ha razao

    2 bjos!

    ResponderExcluir
  33. Nego é foda Nem Lembra de Lergiao urbana

    ResponderExcluir
  34. Achei boa a lista,tenho um gosto pessoal que pesa mais pro Led,mas acho que pela importância os Beatles merecem o 1° lugar(e claro pelo som).

    ResponderExcluir
  35. muito legal so preferia que acdc fosse em primeiro ...mais um abraço cara...

    ResponderExcluir
  36. P mim os Stones são melhores q os Beatles q reconheço o valor histórico e talz mas n curto !

    ResponderExcluir
  37. Você não acha que o Elvis um revolucionário do Rock?

    ResponderExcluir
  38. Faltou o oasis... uma das maiores bandas britanicas nao so na sonoridade como em vendas de disco...

    ResponderExcluir
  39. Aí galera para de pegar no pé do cara só porque ele não colocou Guns na lista háhaha aí concordo com essa lista , Dire Straits tinha que ter , mais e um ótimo gosto musical ... e vamos combinar Guns não tem 1% da relevância histórica musical que essas bandas citadas na lista tem
    Abrass Jr

    ResponderExcluir
  40. com certeza, é muito difícil escolher um número determinado de bandas, alguém sempre acaba ficando de fora, mas tá valendo; eu deixo um mérito pro King Crinsom!

    ResponderExcluir
  41. Pra mim tinha que ter nirvana e ramones

    ResponderExcluir