Total de visualizações de página


quarta-feira, 9 de junho de 2010

TOP 20 DOS MEUS BAIXISTAS PREFERIDOS

Faz pouco tempo em que coloquei a opção de receber aviso por email, quando alguém faz um comentário sobre uma postagem minha.
Ontem um comentário anônimo em uma postagem de dezembro de 2008 -OS 10 MELHORES BAIXISTAS (NA MINHA OPINIÃO):-, me despertou a vontade de voltar a fazer listas "dos melhores".
Já que para bateristas e guitarristas eu escolhi 20, vou incluir mais 10 baixistas, pra poder empatar.
Aproveito para explicar os critérios que utilizo pra fazer as listas:
- técnica
- criatividade e originalidade
- sonoridade
- importância e relevância histórica
- Influência sobre os outros músicos
- E PRINCIPALMENTE MEU GOSTO PESSOAL...

Na primeira postagem estavam os 10 primeiros:
1 - GEDDY LEE
2 -PAUL MCCARTNEY
3- STANLEY CLARKE
4- MARCUS MILLER
5- JACO PASTORIUS
6- ARTHUR MAIA
7- VICTOR WOOTEN
8- JOHN ENTWISTLE
9- JACK BRUCE
10- FLEA

Agora os outros 10:

11- NICO ASSUMPÇÃO

Com estilo inconfundível, participou da gravação de mais de 400 discos, de feras como Milton Nascimento, João Bosco, Caetano Veloso, Helio Delmiro, Raphael Rabello, Edu Lobo, Billy Cobham, Larry Coryell, Ronnie Foster, Frank Gambale, Joe Henderson, Michel Legrand, e Pat Metheny. Com sua técnica inspirada ampliou as sonoridades do instrumento. Faleceu em 2001.


12- RICHARD BONA

Esse camaronês é um dos maiores músicos da atualidade. É um dos baixistas preferidos de Arthur Maia. Bona já tocou, gravou ou excursionou com: Larry Coryell, Mike Stern, Pat Metheny, Herbie Hancock, Chick Corea, Branford Marsalis, David Sanborn, e Bobby McFerrin.


13- GEEZER BUTLER

O mais jazzísticos e um dos mais influentes baixistas do Heavy Metal. Se você duvida que ele está entre os melhores, sugiro que ouça "War Pigs" do segundo LP do Black Sabbath.


14- JOHN PATITUCCI

Arrebentando tanto no baixo acústico quanto no elétrica de seis cordas, com notáveis técnicas e velocidade, com espantosa agilidade na mão esquerda. Tornou-se mundialmente conhecido tocando na banda de Chick Corea. Já trabalhou com Stan Getz, David Sanborn, Larry Carlton, Wayne Shorter e Freddie Hubbard.


15- BILLY SHEEHAN

É para o contra-baixo o que Eddie Van Halen é para a guitarra. Com seus acoredes e tappings com as duas mãos, é um dos mais conceituados baixistas de Rock da história. Fez parte do Mr Big, e também já tocou com Steve Vai, David Lee Roth, na banda Talas, e formou ao lado do tecladista John Novello e do baterista Dennis Chambers o Niacin, super grupo de jazz-fusion.


16- MIKE RUTHERFORD

Baixista muito melódico, com linhas de baixo que soam agradáveis aos ouvidos. Pra entender é só ouvir canções do Genesis como "No Reply At All". Infelizmente cismou que é guitarrista, e é cada vez mais diícil vê-lo tocando baixo.


17- JOHN PAUL JONES

Com precisão e simplicidade era o ponto de equilíbrio do Led Zeppelin. Referência para várias gerações de baixistas. Atualmente forma o power trio Them Crooked Vultures com Josh Homme (Queens of the Stone Age e Kyuss) e Dave Grohl (Foo Fighters e ex-Nirvana).


18- LARRY GRAHAM

É o inventor do "Slap" (técnica de bater com o polegar nas cordas do baixo eléctrico), só esse fato já justifica sua entrada na lista. Fez parte da banda de soul psicodélico dos anos 60 e 70 Sly & the Family Stone, e foi ainda o fundador da Graham Central Station.


19- VERDINE WHITE

Um baixista pra ser bom tem que ter balanço, e isso não falta para o baixista do Earth Wind & Fire. É de cair o quiexo sua perfomance dançando alucinadamente enquanto faz seus grooves eletrizantes no seu baixo.


20- STEVE HARRIS

O dono do Iron Maiden criou seu estilo próprio, tendo referência grandes baixistas como Pete Way do UFO (sua maior influência), Chris Squire do Yes, Mike Rutheford do Genesis, Andy Fraser do Free, Martin Turner do Wishbone Ash, Geddy Lee do Rush, Geezer Butler do Black Sabbath e John Entwistle do The Who. Seu jeito de tocar "lá vem a cavalaria" criou escola.

6 comentários:

  1. John Patitucci e Nico Assumpção dividem a 1ª posição. É indiscutível isso rs. Tocando com uma mão só, baixistas de Jazz são melhores que os de Rock/Metal rs.
    Flea nem era pra ter entrado, ele e Champignon é empate técnico na ala dos piores.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo,
    sem dúvida, tecnicamente os baixistas de jazz são melhores que os de Rock, Metal, Pop...
    Mas as listas não são os dos mais técnicos, e sim os dos meus 20 baixistas prediletos. E inclusive, fiz questão de colocar os critérios que usei.
    John Patitucci e Nico Assumpção são dois monstros, e cada um tem sua lista particular.
    Não concordo com vc sobre o Flea. Mas é isso mesmo, cada um tem seu gosto e sua opinião.
    Gostaria que vc colocassse aqui sua lista dos seus 20 Baixistas Preferidos.
    Obrigado pela visita e pelo comentário. E na próxima, por favor se identifique
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Péssima seleção...não pelos músicos, mas pela ordem que os colocou, colocar o Pastorius abaixo de Geddy Lee é um crime....

    ResponderExcluir
  4. Oi Anonimo,
    concordo q Pastorius é muito mais tecnico q Geddy Lee e Paul McCartney.
    Mas essa história de quem toca melhor é muito relativa, e gera discussões interminaveis.
    Por isso fiz questão de destacar que a lista é dos meus baixistas favoritos, não necessariamemye o mais técnico, rapidp, preciso, ou q melhor improvisa.
    Abração

    ResponderExcluir
  5. Muito bom seu trabalho, na minha opinião faltou aí a talentosíssima Tal Wilkenfeld, baixista fera demais!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela seleçao. Besteira se dar ao trabalho de responder as críticas pejorativas dos que nao concordam com sua colocaçao. Cada um tem um gosto próprio, além da forma como observa e admira um artista. Por exemplo eu, embora aceite que o Pastorius é muito mais técnico que o Sheehan, nunca o colocaria acima do último, pois musicalmente nao sou tao fa do som "outside" do 1o. Ignorância musical? Talvez, mas nao vem ao caso. O fato é: Prefiro este a aquele por esse motivo e ponto final.

    ResponderExcluir