Total de visualizações de página


terça-feira, 21 de dezembro de 2010

18 de Dezembro de 2010 - PITTY - GRAVAÇÃO DE DVD NO CIRCO VOADOR (RJ)

Estou acostumado a ficar horas mofando, esperando começar os shows, seja no Circo Voador ou na Fundição Progresso, ambos na Lapa. No ingresso geralmente vem impresso: "Show a partir de...", numa forma da casa tirar o corpo fora, em relação ao horário correto. A apresentação do Living Colour no Circo no ano passado que estava marcado pras 22h, foi começar depois da meia-noite. Na Fundição aguardei por 3 horas pra ver Capital Inicial.
Por isso, resolvemos chegar às 23h pra ver o Show da Pitty, que estava marcado para as 21h, na famosa lona do Circo Voador, que serviu para a baiana e sua banda gravarem o DVD ao vivo da turnê de seu terceiro álbum, "Chiaroescuro". E reforçando a máxima da "Lei de Murphy", Pitty começou a cantar por volta das 22h.
Casa cheia, com o público em sua maioria formado por meninas com idade entre 13 e 16 anos, com visual parecido com o da cantora (vi uma garota com as tatuagens idênticas as dela), e sabendo praticamente todas as letras de cor. Isso me impressionou muito, pois foi a primeira vez que fui vê-la ao vivo, e esperava encontrar o típico público de um show de Rock, ou seja, sempre muito mais homem. Pitty é, de todas as bandas que surgiram nessa década no Brasil, a única que eu realmente gosto, e compro os CDs. As letras são inteligentes, os arranjos são pesados e longe do lugar comum, canções com refrões vibrantes, e atitude totalmente diferente das bandinhas emos ou "coloridas" que assolam as FMs que se arriscam a tocar alguma coisa de "Rock".
Apesar de tentar não usar sua beleza física como chamariz, fica difícil conseguir isso com um idenfectível vestidinho preto, que mostra generosamente o corpinho malhado e as pernas grossas. É bom conferir um show de uma estrela feminina, e não precisar ouvir coisas como "Ah! Jon Bon Jovi é lindo...", "O Dinho é um gato...", "O Morten do A-ha é um espetáculo...", "O Paul é tão fofo..." . O que se via eram mulheres elogiando a beleza da Pitty, já os rapazes normalmente apreciam de forma mas contida; apesar de um fã meio alterado, que chegou a subir no palco, recebendo um olhar de reprovação da cantora, e logo pulou de volta fazendo um mosh. O som do Circo normalmente é poderoso e bem equalizado, e dessa vez não foi diferente, proporcionando que Martin (guitarra), Joe (baixo) e Duda (bateria), com apoio do convidado Brunno Cunha (teclado) mostrassem eficiência na massa sonora que permitia que Pitty, apesar da voz limitada, brilhasse sempre com muita sensualidade, e dominando a massa como uma sacerdotisa que comanda seus seguidores. Já com 3 CDs de inéditas, Pitty tem sua carreira consolidada, e está num momento especial, figurando na lista da revista Época das "100 personalidades brasileiras mais influentes em 2010", e carregou para o Circo uma orda de fã-clubes de diversas cidades brasileiras que traziam faixas e pedidos.
Normamelme num gravação de show, se monta um setlist com os maiores sucessos. Mas no caso da Pitty, um DVD assim já foi lançado a pouco tempo. Dessa vez a idéia era valorizar o repertório do mais recente CD de inéditas, e a noite contou também com convidados especiais. O primeiro a ser chamado foi Hique Gomez, o figura do "Tangos e Tragédias", que de violino em mãos, toca em "Água Contida".
A temperatura estava alta tanto na platéia quanto no palco: "Está todo mundo fritando aí. É bom, eu gosto quando está quente", e tenta dar uma esfriada na bela baladinha "Só agora", pra depois aumentar o calor novamente com o peso de "Medo".
Até então só rolara músicas do "Chiaroescuro", até que Pitty anuncia: "Essa nunca foi gravada, vocês são os primeiros a ouvi-la", e toca a inédita "Comum de Dois". Na sequência volta para 2003, em seu álbum de estreia, com "Só de Passagem", avisando antes: "A gente vai dar uma mexida no baú da velha aqui".O segundo convidado especial da noite, o baiano Fábio Cascadura subiu ao palco para fazer dueto na balada "Sob o sol" e na pesada "Senhor das Moscas", composição de Fábio. Pitty se percebeu suada e descabelada diante das câmeras. "Assim que é bom! Isso quer dizer que estou aproveitando.", disse para delírio da galera.
A cover da noite foi "Se Você Pensa", do Rei Roberto Carlos. Pitty se despediu com a última música de Chiaroscuro, "Todos Estão Mudos".
Todo mundo pediu Bis, antes de atender Pitty disse: "Vocês são insaciáveis!", pra tocar o seu mais recente hit "Me Adora".
Pitty e banda deixaram o palco novamente, e a platéia começou a cantar na íntegra os sucessos: "Equalize", "Admirável Chip Novo" e "Máscara". Os músicos retornaram, e a vocalista avisou que teriam que repetir três canções para o DVD: "Melhor fazer ao vivo com vocês aqui do que gravar no estúdio e fingir que foi ao vivo.
Depois das repetidas, perguntou: "E agora, hein? Então tá. Vamos sair do repertório", e tocaram as esperadas "Admirável Chip Novo" e "Máscara".
A galera pediu desesperadamente por "Equalize", mas Pitty fez cara de que "não ´vai rolar essa", e ignorou os pedidos. Vários artistas também tem essa atitude de não querer tocar os maiores hits, particularmente acho que isso é meio como cuspir no prato que comeu. No caso da Pitty, apesar de ser uma Roqueira e das boas, boa parte do seu imenso público foi conquistado por causa do sucessos de baladas como "Equalize", e junto a garotada essa proporção é maior ainda. Não custava nada tocá-la e agradar a meninada que ralou ou economizou a mesada pra comprar seus CDs e os ingressos pro Show.
Depois de tudo isso e de deixar a platéia suada e enloquecida, Pitty foi ao microfone e disse: "Já gozei. Então vou embora agora.". E saiu do palco, dando o "The End" do espetáculo.
Com isso fomos correndo para a Fundição Progresso, onde Nando Reis estava pra começar seu show "O Bailão do Ruivão". Mas estávamos todos sem dinheiro, e as bilheterias inacreditavelmente não aceitam cartões de débito ou crédito. Ficou pra uma próxima.

Set list:
1 - 8 ou 80
2 - Fracasso
3 - Desconstruindo Amélia
4 - Água Contida
5 - Trapézio
6 - Rato na Roda
7 - Só Agora
8 - Medo
9 - Comum de Dois
10 - Pra Onde Ir
11 - Sob o Sol
12 - Senhor das Moscas (Fábio Cascadura)
13 - O Lobo
14 - Se Você Pensa (Roberto Carlos)
15 - Todos Estão Mudos
16 - Me Adora

Bis
1 - Só de Passagem
2 - Sob o Sol
3 - Comum de Dois

Bis 2
1 - Admirável Chip Novo
2 - Máscara

Nenhum comentário:

Postar um comentário