Total de visualizações de página


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

YES TOCA EM SÃO PAULO SEM JON ANDERSON E RICK WAKEMAN

Já virou rotina, só esse ano inúmeras bandas e artistas fizeram shows no Brasil e simplesmente ignoraram o Rio de Janeiro: Metallica, Scorpions, Aerosmith, Carl Palmer, Jan Akkerman, Rage Against The Machine, Paul McCartney, entre outros. O U2 virá em 2011 mas novamente só tocarão em São Paulo.
Fora o fato da Norah Jones ter se apresentado no Rio no minúsculo Oi Casa Grande, enquanto que em São Paulo fez show gratuito para milhares de pessoas.
Nesse domingo, dia 28 não foi diferente: o Yes um dos maiores representantes do Rock Progressivo fez única apresentação no HSBC Brasil em São Paulo.
Dessa vez a banda veio com um novo vocalista, Benoit David, com o pretexto de que Jon Andrson se recuperava de problemas pulmonares. Essa história está mal contada porque Anderson e Rick Wakeman têm uma turnê em duo pelo Reino Unido.
Benoit David fazia parte de uma banda cover do Yes, e possui o timbre da voz impressionantemente parecido com o de Jon Anderson, como pude comprovar em vários videos dessa turnê no Youtube.
O lendário tecladista Rick Wakeman vem substituído por seu filho Oliver Wakeman, que junto com seu outro rebento Adam Wakemam (que atualemente excursiona na banda de Ozzy Psbourne) são com certeza os "orgulhos do Papai".
Um CD com essa formação já foi prometido para o ano que vem. O Yes já errou feio em 1980 ao lançar o LP "Drama" sem a voz marcante de Jon, mas tenho muita curiosidade de escutar esse novo trabalho.
Lembro-me de uma frase de Rick Wakeman que dizia que o Yes é como a Orquestra Filarmônica de Berlim, existirá para sempre, e não importa quais músicos estão fazendo parte no momento, pois a garantia de qualidade é certa.
É pena que não pude conferir ao vivo, porque o altíssimo nível do repertório repleto de clássicos eternos do Progressivo, e apresença de Chris Squire, Alan White e principalmente do guitarrista Steve Howe são motivos suficientes para garanir um excelente show.
Abaixo algumas fotos da apresentação do dia 28 de novembro no HSBC Brasil (SP):
Benoit David, o novo vocalista do Yes em ação no show em São Paulo, com Steve Howe ao fundo


Oliver Wakeman, deixando o papai Rick bastante orgulhoso.


O fantástico guitarrista Steve Howe, que apesar de bem acabadinho fisicamente, ainda esbanja habilidade e técnica no instrumento.


Alan White, vários anos de bons serviços à bateria do Rock Progressivo.



Chris Squire, o dono e comandante do Yes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário