Total de visualizações de página


domingo, 18 de setembro de 2011

17 de Setembro de 2011 - JORGE VERCILO NA LONA DE JACAREPAGUÁ

Em comemoração ao aniversário de 4 anos da Lona Cultural Jacob do Bandolim, Jorge Vercilo se apresentou no democrático palco de Jacarepaguá. Havia pedido pro meu pai comprar os ingressos a tarde, e fui surpreendido com a resposta de que estavam esgotados, mas que teria uma segunda sessão do show no mesmo dia, logo após o primeiro.
Quando cheguei à Lona a noite, me espantei pela quantidade de gente dentro e ao lado de fora. Até então, a ocasião que havia visto a casa mais cheia foi em 2009 na apresentação do Frejat. Mas Vercilo bateu o recorde, conseguindo lotar o local nas duas sessões.
E foram realmente dois shows a vera, de mais de uma hora e meia cada um, com direito a Bis, e a uma super banda.
Tradicionalmente, Vercilo se cerca de excelentes e tarimbados músicos. E não foi diferente, acompanhado por Glauco Campelo (Djavan) nos teclados, Andre Negão (Lulu Santos) no baixo, Bernardo Bozizio na guitarra, violão e sítara , Claudio Infante (Rita Lee, Kid Abelha, Djavan) na bateria e Michael Lopes no sopro, Jorge desfilou seus hits, e músicas de seu novo CD "Como Diria Blavastsky", sempre em arranjos caprichados.
Você pode não gostar de MPB, e até mesmo achar Vercilo um chato, mas é no mínimo ignorância não reconhecer seu talento, e não admitir que ele é um grande cantor. E canta muito mesmo.
Fiquei de queixo caído, ao vê-lo soltar a voz depois de já ter feito um show, com uma pausa de menos de 30 minutos. Presenciei sua voz perfeita e limpa. Mais profissional impossível.
Apesar de tudo isso, acho que Jorge Vercilo deveria repensar um pouco sua carreira. Ele tem lançado disco novo todo ano, dessa forma não dá descanso pro seu público, e acaba se tornando um pouco repetitivo. Talvez dando uma parada de um ou dois anos, talvez oxigenasse suas composições, e fizesse as pessoas terem mais interesse em suas músicas. Talvez pela grande exposição, muita gente já não vê tanta graça nele.
Mas voltando ao show, ao vivo Vercilo manda muito bem. Comunicativo, simpático e carismático, mostra ter total domínio de palco. Achei o repertório com músicas novas demais, mas esse fato não impediu a animação da platéia que cantava quase tudo, e dançava empolgada.
Isso mesmo, apesar de estar repleto de baladas ultra românticas, o show tem pique, e vários momentos dançantes. E alguns deles, Vinícius, filho de Jorge Vercilo, aparecia no palco dançando alucinadamente no estilo Michael Jackson, com direito a "Moonwalker" e tudo. O moleque é o maior figuraça.
Outra participação especial foi a cantora Ninah Jo

Vercilo com a cantora Ninah Jo que fez um dueto com Jorge em "Memória do Prazer", que está na trilha sonora da novela da Globo. Não conhecia a música e nem a cantora. Apesar de veterana, Ninah estará lançando em breve seu primeiro CD. Sua voz é bonita, com o timbre bem agradável.
Falem o que quiser, mas na minha opinião, Jorge Vercilo é um grande artista, e se souber direcionar bem sua carreira, pode chegar ao status de "Mestre da MPB", alcançando o patamar de Ivan Lins, João Bosco, Flavio Venturini, entre tantos.

SETLIST:
1-Sou uma Ilha no Meio do Mundo
2- Rio Delírio
3- Ela Une Todas as Coisas
4- Devaneio
5- Memória do Prazer (com Ninah Jo)
6- Acendeu
7- Toda Espera
8- Eu Quero a Verdade
9- Me Transformo em Luar
10- Órbita
11- Contraste
12- Como Diria Blavastsky
13- Sensível Demais
14- Regressão
15- Por Nós
16- Oração Yoshua
17- Em Tudo Que É Belo
18- Arco Íris
19- Homem Aranha
20- Final Feliz
21- Que Nem Maré
22- Monaliza

3 comentários:

  1. J.C. Batista Jr:

    Tua análise rica em detalhes e observações coerentes só mostra que o Blogueiro é um músico de conhecimento e crítica afinados.
    Parabéns pelo Blog e pela análise do Show de Vercilo. Também parabéns pela sutileza da crítica, onde expõe tua opinião que é negativa em relação ao gosto musical, mas coerente em termos de arte.

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo,
    muito obrigado pelos elogios. Sempre procuro escrever as resenhas tentando focar nesses aspectos que vc destacou. Através de seu comentário vejo que estou conseguindo...
    Acho q todos merecem respeito. E acho o Jorce Vercilo um grande artista, músico, cantor e compositor.
    Espero ver mais comentários seus por aqui.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir