Total de visualizações de página


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

1991 FOI UM ÓTIMO ANO...

É... to ficando velho. Tinha entre 13 e 14 anos quando comprei ou ouvi pela primeira vez esses CDs. O engraçado que me lembro aonde comprei alguns deles, ou aonde estava ou ao lado de quem os escutei pela primeira vez. Vinte anos que passaram voando. Às vezes parece que 1991 foi ontem... (nostalgia).
METALLICA - Black Album
Conheço alguns headbangers radicais que querem me matar quando me ouvem falar que esse é p melhor álbum do Metallica. Mas num ponto concordam comigo: foi a última vez que o Metallica foi Metallica. Considero este o disco de Heavy Metal mais bem produzido e com melhor som de todos os tempos. " Sad But True", "Wherever I May Roam", "Holier Than Thou", "Enter Sandman" e a balada "The Unforgiven" justificam a minha opinião.


RED HOT CHILLI PEPPERS - Blood Sugar Sexy Magic
Disco fodástico! Depois do excelente "Mother's Milk", os Chilli Peppers se superam e lançam o melhor álbum da carreira. Flea mandando altos grooves no baixo, e Chad Smith quebrando tudo na bateria. Hits e mais hits: "Suck My Kiss", "Give it Away", "Under the Bridge", "Breaking the Girl", "Naked in the Rain"....


OZZY OSBOURNE - No More Tears
Nesse disco Ozzy apresentou para o mundo o extraordinário guitarrista Zakk Wylde, que mais tarde se transformaria em lenda do Rock. O clipe de "No More Tears" também marcou época, na época que a MTV ainda tinha música.


TITÃS - Tudo ao Mesmo Tempo Agora
Nos anos 80, os Titãs era a banda mais cultuada pelos críticos. Os LPs "Cabeça Dinossauro", "Jesus Não Tem Dentes No País dos Banguelas" e "Õ Blesq Blom" eram considerados obras primas. Até que em 1991, os Titãs lançaram este álbum, e os críticos meteram o pau. Justamente no disco em que a banda exerceu as maiores virtudes exaltadas pelos entendidos: Peso, Criatividade, Originalidade, Guitarras e letras polêmicas.
Criticaram os Titãs por serem Titãs como nunca. De qualquer forma ouvia muito esse CD na época, e adoro sua sonoridade.


R.E.M - Out Of Time
Com esse multi premiado disco, o R.E.M. deixou de ser a maior banda indie, pra se transformar numa das maiores do mainstream. "Losing My Religion" e "Shiny Happy People" impulsionaram suas vendas.


SEPULTURA - ARISE
É o primeiro grande disco do Sepultura. Com ele se transformaram numa das mais populares bandas de Trash Metal do mundo. "Dead Embryonic Cells" me traz boas lembranças.


U2 - Achtung Baby
Confesso que não gostei desse disco na primeira vez que o ouvi na casa de meu amigo Rafael Hespanhol. Tinha muita espectativa, porque o U2 tinha passado muito tempo sem lançar nada. Talvez esse álbum estivesse um pouco a frente do seu tempo, pois hoje em dia o considero um dos melhores da banda.


CAETANO VELOSO - Circuladô
O gênio Caetano avisava, como um verdadeiro profeta: "Alguma coisa está fora de ordem, fora da nova ordem mundial...". Comemorando seus 50 anos, o baiano fez da turnê de divulgação de "Circuladô" um dos pontos altos de sua carreira, e um dos melhores shows que vi na vida: Caetano Veloso na Praça do Canhão (Realengo) em 1993.


PEARL JAM - Ten
É até hoje, de longe, o melhor disco do Pearl Jam. E foi justamente com esse que Eddie Vedder e Cia se tornaram famosos no mundo todo. Discaço.


LENNY KRAVITZ - Mama Said
O pessoal gosta de falar mal do Lenny Kravitz. O acusam de mamar na teta dos anos 70.
Eu o considero um puta artista, que mama na teta certa, do bom Rock and Roll e do Soul setentista. É desse discos os megahits "Always On The Run" (parceria com o guitarrista Slash) e "It Ain't Over Til It's Over".


QUEEN - INNUENDO
Foi o último disco do Queen lançado antes da morte de Freddie Mercury. Infelizmente o mundo não pode vê-los executando ao vivo as belas "Show Must Go On" e "Innuendo".


SOUNDGARDEN - BAD MOTOR FINGER
Living Colour e Soundgarden são minhas bandas prediletas dos Anos 90. E esse é o melhor disco dessa banda de Seattle. Chris Cornell já cantava o fino.


RUSH - Roll The Bones
Ah... eu sou suspeito pra falar, sou muito fã. Mas até hoje, é um dos meus discos do Rush favorito. Então vou me limitar a comentar a capa: linda! uma das melhores daquele ano.


NIRVANA - Nevermind
Fiquei com muita bronca do Nirvana depois de vê-los no Hollywood Rock. Kurt Cobain visivelmente drogado, saindo do palco engatinhando, numa cena deprimente. O pior foi depois ler no "O Globo", o Tom Leão falando que foi o melhor show de uma banda gringa no Brasil....
Mas tenho que dar o braço a torcer, e admitir que esse é um grande disco. E pensar que esse bebê já tem 20 anos...


GUNS N'ROSES - Use Your Illusion I e II
Depois da expectativa gerada pelo excelente "Appetite for Destruction", o Guns lançou logo dois CDs (dois albuns duplos na versão vinil). Com certeza, seria um disco muito melhor, se fosse resumido em um único CD.

9 comentários:

  1. Tá mandando bem pra caramba!!!
    Eu e Bruno aqui, no sapatinho, curtindo de montão esse teu espaço!Nosso né, afinal vc compartilha conosco!muito show, só sonzão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Humana, obrigado pelos elogios. Vc entendeu totalmente o espírito da coisa: o espaço é nosso com certeza!
    Me diz uma coisa, eu conheço vc e o Bruno?
    Super beijo

    ResponderExcluir
  3. Na minha opiniao foi o ultimo ano prospero do rock'n'roll. Me sinto quase honrado d ter nascido nesse ano rs.

    ResponderExcluir
  4. Não me lembrava de ter mostrado para você o Achtung Baby! Mas concordo que realmente tratava-se de um disco à frente do tempo. Talvez seja o disco mais europeu do U2.
    Quanto ao show do Nirvana, lembro-me que ficamos revoltados com aquela porcaria do Kurt Cobain. Hoje em dia, quando falo que vi um show do Nirvana, as pessoas falam: "caramba". Forte abraço

    ResponderExcluir
  5. É Rafa, fomos testemunhas oculares de um momento histórico, o primeiro e único show do Nirvana em terras cariocas.
    O problema é que ninguém lembra que foi uma merda, e que Kurt Cobain mal conseguia ficar em pé de tão drogado. Ou seria em crise de abstinência?
    Saudades de ir a shows com vc, amigo. O último foi Rock In Rio 3: Fernanda Abreu, Cássia Eller (antológico), Foo Fighters (chato...), Beck (solenemente ignorado enquanto lanchávamos) e R.E.M (que não gostei muito, mas em respeito a vc que se amarra, não vou falar mal.
    Ve se vc se anima pra irmos juntos em algum dia do novo Rock In Rio.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Ah esqueci do Barão Vermelho que arrebentou como sempre

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente não poderei ir ao shows do Rock in Rio, por razões que depois te explicarei melhor!
    O último show que assisti foi o do Crossroads ano spassado. Muito boa esta banda, sabe!
    O penúltimo show que assisti foi o do Radiohead em 2009. Muito bom, para quem gosta, evidentemente.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir