Total de visualizações de página


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

VOCÊ CONHECE DONNY HATHAWAY?

Meu irmão há alguns dias, numa conversa no MSN, me perguntou se eu gostava de Donny Hathaway; respondi com um sonoro "Quem???". Ele ficou impressionado de eu nunca ter ouvido falar, e então me mandou links de alguns videos do youtube.
Putz... Como eu podia ser tão ignorante?
Donny Hathaway é simplesmente um dos maiores nomes da Soul Music. É ouvir a primeira vez pra se apaixonar pelo som e identificar a sua altíssima qualidade. É daqueles vocalistas que cantam com alma aliando a grande técnica, tal como Stivie Wonder e Marvin Gaye.
Teve seu primeiro contrato em 1969, com a Atlantic Records, sendo de cara considerado uma grande promessa.
Com certeza é uma grande referência para muitos cantores, inclusive achei seu timbre bem parecido com o Ed Motta, que o considera hors concours.
Era também um grande tecladista, capaz de fazer belos solos e improvisos. Confira:

Veja também a exuberante versão para "Jealous Guy" de John Lennon:

Realizou incríveis e marcantes duetos com Roberta Flack. Em 1973, ganharam o Grammy de Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocais para "Where Is the Love" .
Em 1978 dividiram os vocais na linda balada "
The Closer I Get To You"; que com certeza você conhece:


Em 1979, Donny preparava em estúdio um álbum de duetos, quando misteriosamente foi encontrado morto
na calçada, embaixo da janela de seu quarto no 15 º andar em hotel de Nova York Essex House. O vidros tinham sido cuidadosamente removidas da janela e não havia sinais de luta, levando os legistas a apontarem suicídio como causa da morte. Seus amigos ficaram perplexos, especialmente Flack que ficou severamente abalada.
pra conhecer mais sua obra, sugiro o disco "Donny Hathaway Live", coisa fina, da melhor qualidade.

4 comentários:

  1. A versão de Jealous Guy do John Lennon ficou simplesmente demais!! Arrepiei!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, fico demais mesmo. O cara é muito fera.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá! Conheci Mr. Hathaway através da música de Amy Winehouse, Rehab, em q ela o cita, e pelos covers q ela fez...depois escutei Whitney Houston cantando a song for you...grande legado desse mestre da música para alma! Creio q se não tivesse morrido tragicamente poderia ter tido um maior reconhecimento mundial, um gênio!

    ResponderExcluir