Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de março de 2011

BANDA DE ROCK + ORQUESTRA SINFÔNICA = SONZEIRA - Primeira Parte

Algum leitor mais atento do Blog já pode ter notado que me amarro quando uma banda de Rock das boas toca ao lado de uma orquestra. Essa união cria possibilidades infinitas, e geralmente coloca o som da banda num outro patamar.
Provavelmente, os Beatles foram o primeiro grupo de Rock a se apresentar ao vivo com uma orquestra. Foi na BBC, na primeira transmissão via satélite, em "All You Need Is Love":


Nesse post vou colocar alguns DVDs aonde super bandas consagradas dividem o palco com grandes orquestas. Desde já lamentando que até hoje não foi lançado a turnê que o Emerson, Lale & Palmer fez acompanhado de uma orquestra em 1977, e registrado no CD "In Concert", lançado em 1979.
DEEP PURPLE - Concerto for Group & Orchestra : 1969
A nova formação com Ian Gilan nos vocais e Roger Glover no baixo tinha acabado de estrear, e mesmo assim o Deep Purple realizou esse ousado projeto. Com composições do tecladista Jon Lord, foi apresentado no Royal Albert Hall, com a Royal Philharmonic Orchestra, no dia 24 de setembro de 1969, ou seja, antes do lançamento dos discos que os tornariam célebres: "In Rock" (1970), "Fireball" (1971) e "Machine Head"(1972) . Nesse dia, além de mostrarem o novo tipo de composição idealizado por Lord (unindo as linguagens da música erudita e do rock), o público conheceu "Child in Time".

Confira "Third Movement (Vivace - Presto)":




DEEP PURPLE - In Concert with the London Symphony Orchestra, 1999
Com o guitarrista Steve Morse no lugar de Ritchie Blackmore, o Deep Purple grava o CD/DVD com a Orquestra Sinfônica de Londres. Numa noite cheia de convidados como Ronnie James Dio, além do repertório de 1969, não faltaram os grandes clássicos ("Smoke On The Water" e "Pictures Of Home") e canções da nova fase, como a bela "Sometimes I Feel Like Screaming", confira:



RICK WAKEMAN - Journey To Centre Of The Earth - 1974
Depois da obra-prima "The Six Wives Of Henry VIII" (considerado por muitos o melhor álbum de sua carreira solo), Rick Wakeman lança o LP ao vivo "Journey to the Centre of the Earth"(1974), com certeza, é o mais famoso disco de sua carreira. Acompanhado da Orquestra Sinfônica de Londres e do Coral de Câmara Inglês, além de uma banda de rock e um narrador.
Confira "
Free song and The Battle":



ERIC CLAPTON - 24 NIGHTS - 1991
Esse DVD é uma compilação das apresentações que Clapton fez em Londres no belíssimo Royal Albert Hall, entre 1990 e 1991. Os shows eram feitos em 4 formatos: como um quarteto, Banda de Blues, Banda com nove integrantes e finalmente Banda e Orquestra.
O maestro Michael Kamen conduziu a National Philharmonic Orchestra.

Veja "Edge Of Darkness":



JIMMY PAGE & ROBERT PLANT - No Quarter / Unledded - 1994
Page e Plant voltaram a tocar juntos depois de anos, para esse projeto da MTV, gravado em Marrocos, País de Gales e Londres.
A princípio seria inteiramente acústico, mas resolveram mesclar momentos "unplugged"como "Gallows Pole" e "No Quarter", com guitarras elétricas como em "Thank You".
Com a London Metropolitan Orchestra recriaram clássicos como "The Rain Song", e o Blues "dor de cotovelo" "Since I've Been Loving You", é de arrepiar, confira:


Somando ainda à Egyptian Ensemble Orchestra, temos a pérola "Kashmir":



MUSIC FOR MONTSERRAT - 1997
No dia 15 de setembro de 1997, foi realizado em Londres um mega-concerto beneficente, organizado por Sir George Martin, com toda a renda revertida para a reconstrução da pequena ilha de Montserrat, devastada pelo furacão Hugo em 1989, e tragicamente, após alguns anos, sofreu um ciclo de erupções vulcânicas, que mais uma vez arrasou o lugar.
O lendário produtor dos Beatles, construiu na ilha os AIR Studios, onde várias estrelas da música gravaram importantes discos.
Martin reuniu Phil Collins, Carl Perkins, Sting, Elton John, Eric Clapton, Mark Knopfler e Paul McCartney, além de uma orquestra e coral.
Veja Knopfler em "Brothers in Arms", grande sucesso de Dire Straits, sob regência de George Martin:


E todos juntos no epílogo do álbum "Abbey Road" dos Beatles: "Golden Slumbers"/"Carry That Weight"/"Tthe End":




YNGWIE MALMSTEEN - Concerto Suite LIVE With the New Japan Philharmonic - 2001
Composto, arranjado e produzido pelo próprio Malmsteen, esse concerto é a realização de um sonho do guitarrista.
É uma boa pedida para aqueles que o consideram um mero vomitador de notas.
Foi gravado no Japão, com a New Japan Philharmonic, sob regência do maestro Takemoto Taizo
Assista "Trilogy Suite Op. 5, the First Movement":




SCORPIONS - Moment Of Glory - 2000
O grupo alemão viveu seu momento de glória, em 2000, gravando um disco de estúdio com a Berliner Philharmonicer Orchestra, trazendo novas versões para clássicos como "Rock You Like a Hurricane" e "Still Loving You", além das inéditas "Moment of Glory" e "Here In My Heart. A capa do CD é hilária e muito bem feita, trazendo um tiranossauro rex cheio de jóias, como se estivesse em uma noite de gala.
Ainda naquele ano, durante a EXPO 2000 de Hannover, a banda gravou a performance ao vivo ao lado da Berliner Philharmoniker, regida por Christian Kolonovits, que foi lançada como o DVD.
Veja a versão de "Rock You Like a Hurricane", intitulado "Hurricane 2000":

4 comentários:

  1. Espero que o Kiss apareça na segunda parte!

    ResponderExcluir
  2. Comk certeza, Mell
    É só esperar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu sou um amante incondicíonal da mistura do Rock com Orquestra Sinfônica, e minha alegria foi imensa quando coloquei no google o tema e apareceu esse blog. Já procurei os dvd's dos videos que você postou aqui e com toda a certeza do mundo, vou comprar eles. Eu tenho os dvd's do Metallica, Scorpions e Deep Purple (1999). São ótimos trabalhos e pretendo aumentar a minha coleção. Amor pelo Rock e a música Erudita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eloisio,
      que bom que vc achou meu Blog, pq ele é feito exatamente para pessoas como vc, Amantes do Rock and Roll e da boa música.
      Abraço

      Excluir