Total de visualizações de página


segunda-feira, 16 de abril de 2012

FANTÁSTICO E O DESAFIO "PAUL MCCARTNEY" - Promoção furada...

Confesso que ultimamente não vejo muita televisão, principalmente os canais abertos. A programação a cada dia fica menos desinteressante. A Globo que nas últimas décadas era sinônimo de alta qualidade, atualmente tem apelado e baixado o nível das suas atrações, até mesmo dos seus telejornais que vez ou outra lançam mão de reportagens sensacionalistas.
O fenômeno do crescimento das Classes C e D, que são a maior parcela dos telespectadores é a justificativa dessa nova conduta. Ao invés de estimularem que as pessoas busquem aumentar sua cultura, as emissoras pegam o caminho mais prático e rápido que é investir em programas vazios como "Big Brother" e "A Fazenda". Quando aparece algo realmente interessante eles colocam em horários na madrugada, como o "Som Brasil" (que a cada programa faz tributo a um grande compositor brasileiro) e o "Altas Horas", onde a Globo desperdiça o talento do grande Serginho Groisman.
Os canais pagos também estão indo por esse caminho. Os filmes e as séries que antes eram legendados, agora são dublados. Claro, brasileiro não gosta de ler. Vamos agradar a "Nova Classe Média", põe tudo dublado. Ah!, mas existe como o assinante escolher entre as duas opções, basta pagar um pouco mais caro por um novo pacote.
Mas na verdade, essa postagem não é sobre a atual realidade da Televisão Brasileira; e sim sobre o "Desafio Paul McCartney".
Muito raramente vejo o "Fantástico", portanto não sabia da promoção que daria para cada um dos 24 vencedores, um ingresso para a um dos 3 Shows (2 em Recife e um em Florianópolis) que Paul McCartney fará no Brasil, com direito a passagem de som (Hot Sound) e ainda o direito a ficar frente a frente com o beatle, em uma visita ao camarim.
Kátia, uma grande amiga da família, ligou toda empolgada pra minha mãe pra contar sobre o concurso. A empolgação a contagiou, e assim que ela me viu chegar em casa na segunda-feira me abordou:
"Filho, você tem que fazer um video cantando uma música do Paul, pra mandar pro Fantástico. Os melhores vão ganhar ingresso pro show e conhecer o Paul McCartney".
Ela ficou meio murcha com minha reação. Eu não acredito muito nesse tipo de promoção. Liguei pra Mell pra contar, e ela também colocou "pilha" pra eu participar.
Lá fui eu entrar no site do programa pra ler o regulamento, que dizia entre outras coisas, que o participante deveria cantar qualquer música gravada pelos Beatles em um video de no máximo dois minutos, e que os critérios para a escolha dos 24 melhores seriam: adequação à proposta, criatividade e qualidade do material.
Eu e Mell tivemos a idéia de usar os bonecos de pano do George Harrison e do Ringo Starr, que me foram presenteados por ela. Eu faria o papel de John Lennon, e pediríamos que o Fantástico promovesse o encontro de nós três com o Paul que estaria fazendo shows no Brasil. Como eu seria o John teria que escolher uma música que fosse cantada por ele. Durante a escolha, percebi que as canções que mais gosto de cantar são coincidentemente do Paul: "Oh Darling", "The Long and Winding Road", "Sgt.Pepper's Lonely Hearts Club Band"...
Acabei optando por "A Day In The Life", que inclusive consta no repertório das últimas turnês de McCartney. O problema é que essa era uma que eu não sabia tocar. Tive que aprendê-la e decorar a letra, pra fazer o video abaixo:

O video foi gravado e enviado na segunda-feira (dia 9) a noite, e teve a Mell como camera-woman e narradora.
Acabei entrando no clima, e no mesmo dia acabei sonhando que tinha ganhado, encontarado Paul e batido altos papos.
Entrei nessa pilha, e no domingo a noite estava ansioso pra saber o resultado. Pra aumentar a tensão, eu estava na casa da Mell, e por volta das 19 30h, a energia elétrica acabou. Fomos os dois pra minha casa.
Ligamos no Fantástico, com minha família na torcida. No fim do primeiro bloco do programa, Zeca Camargo apresentou o "trio de notáveis" que seriam os jurados, e que escolheriam os 24 melhores vídeos: Léo Jaime, o comediante Fábio Porchat e o "especialista em Beatles", Dudu Nobre. Foram mostrados 4 videos, inclusive um que a ganhadora teve a genial e originalíssima ideia de se deixar filmar dançando e cantando "Twist And Shout" enquanto usava o secador. Mais tosco ainda foi ver os jurados tentando justificar a escolha.
Foi torturante ser obrigado a assistir a 6 blocos (com direito a uma matéria apelativa sobre um casal vítima das chuvas na Região Serrana do Rio no ano passado) pra depois constatar que eu não tinha sido agraciado com o sonhado prêmio.
Ok, meu video não é a "oitava maravilha", mas não tenho puderes em dizer que ele é melhor e mais criativo do que a maioria dos que foram premiados. E isso não é choro de perdedor.
É muito provável que o meu video não tenha sido assistido por ninguém, muito menos pelos jurados. Léo Jaime, em seu twitter, afirmou que os jurados (ele, Fábio Porchat e Dudu Nobre) apenas receberam 100 vídeos para julgar, sendo que foram enviados quase 2500 vídeos.
O mais lamentável de tudo, é que as regras que foram estipuladas pela própria emissora não foram cumpridas. Situação muito grave, se levarmos em conta que se tratava de um concurso, e que muita gente gastou tempo, dedicação e, muitas vezes, dinheiro para realizar seus videos da melhor maneira possível.

Leia esse trecho do regulamento:
- Participante deverá enviar um vídeo captado por celular, câmera fotográfica ou qualquer outra mídia similar, feito pelo Participante, que mostre ele cantando uma canção gravadas pelos Beatles. O vídeo deverá ser enviado para, “Link”, do Concurso Cultural disponibilizado no site http://www.g1.com.br/fantastico;
ireitos autorais e direitos da personalidade.
- Os vídeos que fugirem do tema proposto serão automaticamente desclassificados.

Dois videos utilizaram músicas da carreira solo de Paul McCartney, mas precisamente da época de sua banda Wings, ao invés de canções gravadas pelos Beatles. São os exemplos de Luiz Fernando Spessatto, de Herval d’Óeste (SC) que cantou “Cook of the House”; e Gabriel de Góis Paula, de Aracaju (SE) que fez um clipe bastante interessante, cantando "My Love" enquanto aparecia a letra escrita na areia da praia.
Também houve quem não cantou, se limitando a dublar ou simplesmente dançar ao som das gravações originais dos Beatles.
Oswaldo Vicentini Rossi, de São Paulo (SP), fez um video bacana e bem editado, dublando “Twist and Shout”. Dyego Vinicius Dos Santos Gheller, de Charqueadas (RS), também fez dublagem de “Obladi Oblada"; já Andressa Fiorucci Michelotti, de Curitiba (PR), apenas dançou essa mesma música, com seus amigos sobre uma faixa de pedestres.
No vídeo do professor Leandro Rimolo Osório, de Florianópolis (SC), ouvem-se apenas as vozes dos alunos, com a gravação original de "Hey Jude" ao fundo. Aparentemente o autor não aparece cantando.
Há também a polêmica de dois candidatos que fizeram paródias de clássicos dos Beatles. Pelo regulamento não fica claro se Luiz Carlos Alves de Freitas, do Recife (PE) (que fez uma versão sertaneja em português de "Let it Be") e Marco Vinicius de Souza Reis, do Rio de Janeiro (RJ) (que fez uma letra engraçadinha em cima de “When I`m Sixty Four”) teriam que ser eliminados.
Reinaldo de Almeida, integrante da banda paulista Zoom Beatles, resumiu muito bem a situação: “Lamentável mesmo… E mais um monte de coisas não foram respeitadas, acima de tudo a nossa inteligência e o bom senso”.
Você pode conferir essas denúncias no site do Fantástico, onde estão os videos premiados

Irados com o desrespeito da Rede Globo com as regras criadas por ela mesma; fãs de Paul McCartney organizram uma Petição Pública que recolhe assinaturas no site www.peticaopublica.com.br para entrar com um processo contra à emissora que violou o regulamento do concurso "Desafio Paul McCartney".
Se você participou mandando o seu video, e se sente prejudicado, entra lá.

13 comentários:

  1. ahhhhh q ridiculo, nego viu 100 videos so pqp namoral q ridiculo, promoçao fajuta mas flando do video fico manerao axei muiot mlehro do qvarios q vi gnahando mesmo realemte nego nem viu o teu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Vitor.
      Não deupra entender tudo q vc escreveu, mas obrigado.
      Beijunda

      Excluir
  2. Oi JC, achei um absurdo esse concurso frajuto. Apesar de não ter mandado um video meu pro Fantástico já assinei a petição.
    Adorei seu video, é engraçadinho, original, e você canta muito bem e consegue fazer a voz bem parecida com a do John Lennon. Parabéns!
    Concordo com você: "ele é melhor e mais criativo do que a maioria dos que foram premiados."
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonima,
      obrigado pelos elogios ao video e a minha voz.
      Beijo

      Excluir
  3. Infelizmente a maioria desses concursos culturais, especialmente os promovidos pela Globo não merecem credibilidade nenhuma. O que o Dudu Nobre estava fazendo lá para 'julgar' os vídeos?
    Provavelmente era um jogo de cartas marcadas, como a maioria dos programas globais.

    Lamentável.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dudu Nobre sabe tudo de Beatles e Rock em geral. kkk
      O Pior, Mell, é q eu já imaginava q seria assim. Mas mesmo assim entrei nessa pilha...
      Mas valeu a experiência, né?
      Beijão

      Excluir
  4. Nossa, eu achei sua performance maravilhosa! Os Beatles são incríveis, incluindo o Paul, é claro. Eu sou menor de idade, nem deu para participar, mas sua performance é mesma muito boa.
    A Globo foi ridicula de ter descumprido as regras! A culpa certamente não foi do Paul, né?
    Espero que Sir Paul McCartney tenha pelo menos GOSTADO de UMA das apresentações, porque se não vai ser o maior mico!
    Eles são uns sortudos caras-de-pau :@

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Anônimo (a),
      obrigado por tantos elogios, fiquei até sem graça...
      Com certeza, a culpa do desrespeito às regras não foi do Paul.
      Tb acho q ele não verá nenhum dos videos. Mas de qualquer forma, muitos deles são bacanas e tem qualidade.
      valeu!

      Excluir
  5. Olá, não tive nenhuma novidade sobre a petição,alguem tem alguma?!! no que deu isso tudo, pois o show do Paul no recife é hj...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane,
      acredito que a petição não é pra anular o resultado do concurso, até pq não daria tempo; e sim pra ver se a Globo é punida de alguma forma, pelo desrespeito ao regulamento e por não terem avaliados todos os videos enviados.
      Beijo

      Excluir
  6. vc sabe q eu conheci essa mulher de pernambuco q ganhou...cantando e secando o cabelo...ela nem gosta do Paul disse que gostava mais do John hahahaha....
    Mas conhecemos a globo...uma petição não dará em nada....
    boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo,
      como respondi anteriormente a Viviane, só espero que a Globo seja punida, nem que seja obrigada a fazer um "pedido de desculpas" publicamente.
      Não quero punição aos ganhadores. Espero que eles curtam bastante o prêmio.
      Boa sorte pra vc tb
      Abração

      Excluir
  7. JC, também fiquei indignada. Li o seu relato e entrei no link do Fantástico para conferir, e de fato você tem toda razão. A Rede Globo descumpriu o regulamento muitas vezes.

    Sim, tiveram vídeos de qualidade, mas alguns foram uma afronta a nossa inteligência e bom gosto musical.

    Eu receberia a notícia de participar de um concurso, assim como você recebeu, também não creio muito nessas coisas. Mas ao participar e não ganhar, também pensaria ter valido de experiência.

    Conferi o teu vídeo e pude constatar a qualidade e originalidade. As ideias que você e a Mell tiveram, de usar os bonecos se apresentando para o vídeo, ficaram uma gracinha!!!

    Como eu já disse, sua voz é linda e ficou parecida com a do John!!! Com certeza, infelizmente o teu vídeo não foi visto pela produção da Globo, do contrário, estaria entre os 100 selecionados, e provavelmente, entre os 24 premiados! Beijão!

    ResponderExcluir