Total de visualizações de página


sábado, 5 de fevereiro de 2011

10 ANOS DO ACIDENTE COM HERBERT VIANNA

Ontem fez 10 anos do terrível acidente que quase tirou a vida de Herbert Vianna, e matou sua esposa Lucy Needham Vianna. Na época, a notícia da queda do ultraleve no mar de Angra dos Reis teve um impacto de uma bomba, pra mim e minha família, que sempre fomos muito fãs de Herbert e os Paralamas do Sucesso.
Quando o foram resgatados, Lucy estava morta. Herbert foi levado para o hospital Copa D’Or com 10% de chance de sobrevivência. Ficou em coma por vários dias, permanecendo internado por 44, até ter alta para continuar o tratamento em casa. Com o acidente ficou paraplégico e teve perda de massa encefálica.
O casal se conheceu em 1989, quando Lucy veio ao Brasil, para realizar um documentário para uma TV inglesa. Foi um tipo de amor à primeira vista. Herbert vinha se recuperando da sofrida separação com Paula Toller, e encontrou em Lucy novo ânimo até pra tocar sua carreira.
Começaram a namorar, e casaram em agosto de 1991 na Inglaterra (terra natal de Lucy), e tiveram 3 filhos: Luca, Hope Isabel e Phoebe Rita. Viviam, sem dúvida, uma verdadeira e linda história de amor.
Foi um milagre Herbert ter sobrevivido, mais ainda a sua espantosa recuperação. Soma-se a isso sua imensa força de vontade, sua gana, enorme bom humor, e ajuda da família e dos amigos, sobretudo dos seus companheiros Bi Ribeiro e João Barone. Recomendo muito o documentário "Herbert de Perto", que passou nos cinemas em 2009,e hoje está disponível em DVD, que mostra toda carreira desse talento e exemplo de vida chamado Herber Vianna (leia mais detalhes sobre o filme no post HERBERT DE PERTO ).
De forma impressionante, assim que Herbert mostrou que podia tocar, Bi e João resolveram voltar aos ensaios e gravar um disco cujas canções já estavam preparadas antes do acidente. "Longo Caminho" foi lançado em 2002, e trazia uma sonoridade mais crua, voltando as raízes do trio, e sem os metais.
Emocionante e comovente era ver os Paralamas do Sucesso de volta aos palcos, com Herbert cantando melhor, apesar de todas as dificuldades, como na foto acima, abrindo o show do The Police no Maracanã, em 2007.
Quem já viu a um show dos Paralamas nos anos 80 e 90, sabe que Herbert sempre foi um bandleader, um show man, e ao vivo era um perfeito mestre de cerimônias, comandando a massa, regendo o coro, e transformando suas apresentações em grandes festas.
É claro que por motivos óbvios, isso mudou; mas os shows paralâmicos continuam sendo celebrações a boa música e ao Rock'n'Roll, e valendo cada centavo do preço do ingresso.
Além disso, Herbert ainda é um grande guitarrista, sempre com muito feeling. Voltou a compor, e a comprovar a afirmação do amigo e parceiro Fito Paez: "Assim como temos o vento, o mar, a montanha, temos Hebert Vianna, uma verdadeira força da natureza!".

8 comentários:

  1. "...e tiveram 3 filhos: Luca, Hope Isabel e Hope Isabel..."
    Eles tiveram duas filhas chamadas Hope Isabel?
    E quem são os pais da Phoebe Rita?


    Kokokil

    ResponderExcluir
  2. Oi Kokokil,
    muito obrigado pela correção.
    É claro q não tiveram duas filhas com o mesmo nome. Foi um erro na digitação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. =) Linda e triste a História de vida do Herbert! =(

    ResponderExcluir
  4. Sim, Linda e triste a História de vida do Herbert!

    ResponderExcluir
  5. muito linda emocionamente

    ResponderExcluir
  6. Exemplo de força ,superação e profissionalismo...Cantor sempre maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Não existe erro. Está correto o nome dos filhos dele.

    ResponderExcluir