Total de visualizações de página


sábado, 14 de maio de 2011

13 de Maio de 2011 - PEPEU GOMES NA LONA DE JACAREPAGUÁ

Sempre é um prazer assistir a um show de Pepeu Gomes. E ele volta à Lona de Jacarepaguá pra mostrar que é um dos melhores guitarristas do mundo (veja a resenha da apresentação de 2009, nesse mesmo palco 09 de Agosto de 2009 - SHOW DO PEPEU GOMES NA LONA CULTURAL DE JACAREPAGUÁ).
Arsenal de Pepeu

O repertório é quase que 100% de canções dos Novos Baianos, e Pepeu explica que o show dessa noite serve como ensaio para a gravação do DVD "Pepeu Gomes toca Novos Baianos", que será realizado em Junho em São Paulo.
Quem nunca o viu em ação, pode não acreditar que Pepeu Gomes ao vivo é Rock and Roll; e do bom: pesado, muito bem tocado, mas cheio de balanço. Parte da culpa é de sua superbanda que literalmente bota pra quebrar.
Seu irmão Jorginho Gomes é um mestre das baquetas, e o acompanha desde os tempos de Novos Baianos. Além de exímio baterista, toca bandolim como poucos, e assina o clássico "Bilhete pra Didi", que envergonhado Pepeu diz que não ensaiaram: "Mas já que vocês pediram, vamos mandar um trechinho...".Seu Sobrinho André Gomes é um dos melhores baixistas do país, e ao apresentá-lo, Pepeu canta um trecho de "Tem Que Ver", pareceria de André com Arnaldo Antunes. Pra variar, o cara destruiu no baixo, mostrando técnica acima da média, virtuosismo e fundamentalmente muito suingue.Dudu Trentin parece um peixe fora d'água, com seu visual de professor de geometria. Mas é outro fera. Fazendo bases, preenchendo, dobrando algumas partes da guitarra, e brilhando em belos solos. Pepeu faz questão de apresentar seus músicos, divide o mérito de seu sucesso com eles, e deixa espaço para que cada um deles possa mostrar talento.
A participação especial é Felipe Pascoal, filho adotivo de Pepeu. Conheci o garoto no Lona em 2009, e o vi tocando na festa em homenagem a Jimmy Page na Escola Britânica (MEU FIM DE SEMANA COM JIMMY PAGE) e depois numa apresentação no Fashion Mall no ano passado ( 4 de Agosto de 2010 - PEPEU GOMES,GEORGE ISRAEL & FILHOS NO FASHION MALL). Dá gosto ver o crescimento do menino, tanto na vida, como na guitarra elétrica. O moleque ganhou uma composição em sua homenagem: "Cholipe no Reggae", que ganhará registro no novo DVD, num duelo guitarrístico de pai e filho.O show é pauleira pura, até a hora em que Pepeu avisa que vai dar uma acalmada. Com banquino e violão, entoa os hinos dos Novos Baianos: "Acabou Chorare", "Swing de Campo Grande", "O Samba da Minha Terra"(esta de autoria de Dorival Caymmi), "A Menina Dança" e "Preta Pretinha", todas cantadas pelo público.
Pepeu Gomes curte e divulga a boa música, não importando a origem; ao mesmo tempo que toca "Fire", prestando tributo a Jimi Hendrix, o responsável por começar a tocar guitarra; ele pega seu cavaquinho elétrico e exalta os gênios do Chorinho, verdadeiros mestres como Waldir Azevedo ("Brasileirinho"), Pixinguinha ("Carinhoso" e "Lamento"), Jacob do Bandolim ("Noites Cariocas"), e Ary Barroso ("Aquarela do Brasil") . Não se trata de ecletismo, e sim de bom gosto musical.
"O ensaio pra esse show começou a meia noite e foi até as quatro da manhã. A metade dele foi tocando uma única música. A gente espera que saia legal agora". Essa foi a intro para "Rocarnaval", "...um Rock Progressivo, mas do Sertão, Progressivo arretado!". Pra mim, foi o ponto alto, o destaque dessa celebração aos bons sons, cheios de tempos quebrados, com Jorginho quebrando tudo, e solos endiabrados de baixo, guitarra e teclado.
Depois ainda rolou uma jam, com todos os músicos tendo seus solos, com Pepeu comandando e dando as deixas. Rolou até um imprevisto, a pele da caixa da bateria rasgou, e o show não parou, Pepeu fazia seus tappings, enquanto Jorginho Gomes continuava tocando, enquanto os roadies trocavam a peça (veja o regsitro do momento na foto abaixo).
Pra fechar, ainda rolou "A Cidade" do Chico Science, que Pepeu Gomes contou ser um grande fã dos Novos Baianos, e "Eu Também Quero Beijar", o único sucesso da carreira solo presente no setlist.
SETLIST:
1- Dê Um Rolê
2- Tinindo Trincando
3- Colégio de Aplicação
4- História da Guitarra / Fire
5- Cholipe no Reggae
6- Mistério do Planeta
7- Acabou Chorare
8- Swing de Campo grande
9- O Samba da Minha Terra
10- A Menina Dança
11- Tem Que Ver (trecho)
12- Um Bilhete Pra Didi (trecho)
13- Preta Pretinha
14- Piut-Pourri de Chorinho
15- Rocarnaval
16- A Cidade
17- Eu Também Quero Beijar

Após o show, bati um papo com Pepeu, que ainda autografou meu CD.

6 comentários:

  1. texto maravilhoso , só teve um errinho de nada. andré gomes não e sobrinho de pepeu e sim amigo de longa data , de resto ta perfeita sua narrativa do show ...aqui quem escreve é um dos roadies que estava lá na hora da troca da caixa da batera de jorginho .. um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Oi Dj Zeca,
    primeiramente parabéns por fazer parte da equipe de Pepeu Gomes, e pelo eficiente trabalho realizado, como pude comprovar na troca da caixa da batera do Jorginho.
    Agradeço pela sua informação, pois em um show que assisti a um tempo atrás, vi Pepeu apresentar André Gomes como seu sobrinho.
    Vai ver que é sobrinho do coração e/ou musical...
    Obrigado pelo elogio ao texto,
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. A FAMILIA GOMES INTEIRA TEM O DOM...

    ResponderExcluir
  4. o andre gomes esta gordo, inchado. será que é a fome da larica? rss. mas sou seu fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, só sei que ele toca pra cacete.
      Mosntro do contra-baixo

      Excluir