Total de visualizações de página


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os melhores CDs e DVDs lançados em 2010 (1) - DVD CHICKENFOOT: GET YOUR BUZZ ON LIVE

No ano passado fiz 5 resenhas de CDs e DVDs que gostei muito, e foram lançados em 2010. Foram eles (clique no link pra ler):
- O novo disco do Djavan
RESENHA DE "ÁRIA" - NOVO CD DE DJAVAN

- O CD solo do guitarrista Slash
O DISCO SOLO DE SLASH

- Novo CD do Pato Fu:
PATO FU LANÇA DISCO GRAVADO APENAS COM INTRUMENTOS MUSICAIS DE BRINQUEDO

- O DVD do documentário "It Might Get Loud", que uniu os guitarristas Jimmy Page, The Edge e Jack White:
"A TODO VOLUME" ("It Might Get Loud")

- O DVD do documentário "Rush: Beyond The Lighted Stage"
17 de Junho de 2010 - Exibição no Cinema do longa "Rush: Beyond the Lighted Stage"

A partir de hoje farei resenha dos CDs e DVDs lançados em 2010, que mais gostei; começando pelo DVD "CHICKENFOOT: GET YOUR BUZZ ON LIVE".
Filmado em HD com 16 câmeras o registro oferece ao espectador o deleite de conferir uma verdadeira Super Banda em ação. Formada em 2008, em como CD de estréia lançado em 2009, o Chickenfoot tem em sua formação o excelente vocalista Sammy Hagar (Van Halen e Montrose), Michael Anthony no baixo (Van Halen), o baterista Chad Smith (The Red Hot Chilli Peppers) e o Guitar Hero Joe Satriani, numa combinação de virtuose e enorme talento, que ao vivo explode em energia Rock an Roll, mesmo com todos integrantes já passando a casa dos cinquanta anos.
Filmado no verão de 2009, pelo premiado diretor Daniel Catullo III E. (responsável pelo último DVD do Rush) e mixado em DTS 5.1 Surround Sound por Mike Fraser, mostra um show completo no Dodge Theater, em Phoenix, AZ e os segmentos de shows no Tabernacle, em Atlanta, GA e The Rock & Roll Hall Of Fame, em Cleveland. Vem ainda recheado de bônus, que incluem bastidores, entrevistas com a banda, filmagens de performances extras, e galeria de fotos.

Não tem como não elogiar a atuação de Sammy Hagar, já com seus 62 anos de serviços prestados ao Rock, o frontman continua mandando muito, mais muito bem mesmo. Com a voz e o pique em dia, ele detona logo de caras nas boas "Avenida Revolution" e "Sexy Little Thing". Seu amigo Anthony dá o apoio nos backing vocals, e foca evidente que todos os integrantes estão acima de tudo se divertindo pra caramba.
Isso é talvez uma das coisas mais importantes numa banda de Rock. Tocar com prazer, e curtindo o som, e a compania dos outros músicos é fundamental pra garantir a qualidade, principalmente nas perfomances ao vivo. É sempre nítido nas grandes bandas da história, que acima de tudo, seus integrantes no palco estão numa verdadeira festa. Conferindo um DVD ao vivo do Led Zeppelin, Black Sabbath, ou Rush, fica fácil de ver a cumplicidade e a diversão que rola entre os caras quando estão tocando.
Ao contrário do que seria óbvio, não tocam nenhuma música do Van Halen, red Hot Chilli Peppers, ou da carreira solo de Satriani. O repertório é baseado nas boas canções do CD "Chickenfoot", com arranjos descomplicados, com excelentes e matadores riffs de guitarra, tudo sempre acompanhado de muito swing, provavelmente pelo trabalho do baterista Chad Smith, esbanjando simplicidade e colocando sempre uma pimenta que privelegia o lado dançante dos arranjos.
Muita gente fala mal injustamente de Satriani, o acusando de virtuosismo barato e metralhadora de notas. Os críticos deveriam prestar atenção nesse DVD, pois o cara continua sendo um monstro na guitarra, mas mostra que consegue simplificar seus solos em favor do som do grupo. Sem contar que Hagar também é um grande guitarrista, e juntos fazem uma dupla afiada.
Há somente duas covers no setlist: "Bad Motor Scooter" do Montrose - grupo integrado por Hagar nos anos 70, e "My Generation", do lendário The Who, que finaliza o show de modo apoteótico, com direito a quebradeira geral da bateria.
Recomendo pra todas as idades, principalmente pra garotada que acha que conhece Rock. Vai ser um tal de achar um monte de CDs de Restart e Cia nas latas do lixo...
Track List:
1. Avenida Revolution
2. Sexy Little Thing
3. Soap On A Rope
4. My Kinda Girl
5. Down the Drain
6. Bitten By The Wolff
7. Oh Yeah
8. Learnin To Fall
9. Get It Up
10. Turnin Left
11. Future in the Past
12. Bad Motor Scooter
13. My Generation

Nenhum comentário:

Postar um comentário