
A guitarra é um instrumento apaixonate, com o formato sensual e curvilíneo como um corpo de uma mulher. E nada se compara ao seu som, quando tocada por alguém que sabe o que faz. Um sintetizador consegue reproduzir com fidelidade praticamente qualquer instrumento, mas por mais tecnologia empregada, ainda não se conseguiu simular o som da guitarra.
A principal explicação é que o solo de um guitarrista é uma inflexão. Pegada, feeling, emoção, força, suavidade, técnica, efeitos sonoros e eltrônicos, tudo isso é expressado quando as cordas de uma guitarra são tocadas. Por isso que mesmo quando ouvimos as mesmas notas de um solo tocadas por guitarristas diferentes, nunca um solo é igual ao outro. É um dos instrumentos onde a personalidade do músico faz mais diferença; comparável ao violão e o violino.
É uma grande frustração minha não conseguir tocar bem guitarra. Minha paixão por esse instrumento começou bem antes da bateria; talvez tenha me tornado baterista por não conseguir ser um bom guitarrista. Isso não significa que não ame a arte de tocar bateria. Mas guitarra foi meu primeiro amor, e primeiro amor a gente nunca esquece.




A interessante é a que abre o longa, aonde Jack prende um fio de arame junto com uma garrafa de vidro de coca-cola numa madeira, coloca um captador de guitarra; liga o "instrumento" num amplificador e começa a tocar com slide, vira pra câmera e diz: "Quem precisa de uma guitarra...".
A bizarrice é vê-lo gravando um take num gravador de rolo, tocando uma guitarra totalmente desafinada, e "cantando" com uma desafinação equivalente ao de seu instrumento.
As histórias dos 3 músicos é contada pelos mesmos, em bate papos conjuntos, ou em separado, visitando locais aonde gravaram, compuseram ou em outros que foram importantes na carreira, e na vida musical; por exemplo quando The Edge volta à loja onde comprou sua primeira guitarra.
O guitarrista do U2 não esconde o lado tiete, e a satisfação em estar ao lado de Page. Jack White esconde mais o jogo, e segura mais a onda, mas fica evidente no seu olhar a sua admiração ao ver Jimmy detonando sua Gibson.
O DVD ainda tem extras incríveis, como um improviso de Jimmy Page no violão. Ou ainda The Edge perguntando como foi criado o riff de "Kashmir". Ou quando Page comenta o excelente riff de "Seven Nation Army" criado por Jack White.
Se você gosta de cinema, recomendo que alugue em sua locadora. Se gosta de música compre ou baixe o DVD. Se você é guitarrista, o tenha como filme de cabiceira.

Mais uma vez muito bem escrito. Você ainda consegue tocar uma guitarra e eu que adoro rock e não tive a oportunidade ou a paciência de aprender a tocar!
ResponderExcluirOi Carlos, vc sempre generoso em seus elogios aos meus posts. Muito obrigado.
ResponderExcluirCara, como guitarrista eu sou um ótimo baterista,,,kkkkkk
Mas te deixo um conselho, se vc curte música e está muito afim, nunca é tarde pra aprender tocar um instrumento. Conheço várias pessoas que começaram já adultos e hoje estão tirando onda.
Abração