
Confesso que estava bastante apreensivo e desconfiado em ir pra um show a noite em plena Quinta da Boa Vista, mas acabei indo e não me arrependi. Com presença maciça da Polícia Militar e da Guarda Municipal, com facilidade pra estacionar (coloquei meu carro dentro da Quinta, e custou R$6,00; bem barato comparado que já paguei R$15,00 em eventos no Rio Centro e no Rio Sul).
O palco foi montado de frente ao Museu Nacional, num local parecido com um vale, que deu um efeito bem bonito, e provavelmente pela geografia favoreceu bastante a qualidade do som.
Quando chegamos já estava rolando o show de Targino Gondim, um dos autores de "Esperando na Janela", que na voz de Gilberto Gil virou mega hit, e fez parte da trilha do filme "Eu, Tu, Eles". Com muito xote, maxixe e baião, Targino fez uma apresentação de forró clássico e de raiz, que hoje é conhecido como "Pé de Serra". A platéia eclética formada por idosos, casais com bebê de colo, crianças, famílias inteiras, alternativos, neo hippies, pagodeiros, funkeiros, nordestinos, cabeludos, gringos, e um grupo que chamava atenção pela alegria e pelo jeito de ser escandaloso: as "Bibas". Parecia que haviam fugido os veadinhos do zoo, que fica ali perto, tanto era a quantidade e a felicidade desse grupo; dançavam em dupla, ou em grupo, num verdadeiro show a parte. Com o fim da apresentação do sanfoneiro, escalamos o morro pra comprarmos comidinhas, algumas típicas das festas juninas como cocada, e outras nem tanto como cachorro-quente.
Enquanto comíamos começou o show da atração principal e mestre de cerimônias da noite, o mestre Gilberto Gil.
Ele que acabara de lançar seu segundo disco dedicado ao gênero dos ritmos nordestinos do período junino. O primeiro foi exclusivamente em homenagem ao grande Luiz Gonzaga; já no seu novo CD, com músicas inéditas e de sua autoria, ele aproveita com um certo grau de oportunismo, pra saudar essa gostosa tradicão brasileira em "Fé na Festa".
E foram esses dois álbuns que serviram de base pro repertório executado. Com músicos de altíssimo nível como o francês Nicolas Krassik (rabeca), Toninho Ferragutti (sanfona), Jorginho Gomes (zabumba e percussão) e Arthur Maia (um dos melhores baixistas do mundo) ele consegue obter arranjos inteligentes e criativos, com riqueza na variação rítmica, conseguindo atingir a simplicidade sofisticada dos grandes nomes do gênero como Jackson do Pandeiro e o já citado Gonzagão.
Dessa forma, a figuraça Martnália foi chamada e cantou "Cabide" (outra da Ana Carolina); com muita personalidade e presença de palco, ela vestida a caráter, em com jeito malandro, fez a galera dançar com a mistura de samba e xaxado.

A bela e colorida Vanessa da Mata surgiu feliz da vida. Cantou "Lá vem ela", uma música inédita composta em parceria com o Gil, que está no novo disco do artista. Além desta nova canção eles cantaram juntos "Ai, ai, ai" numa versão arretada.
Já a reação com Zeca Pagodinho foi exatamente o contrário. O sambista foi o artista da noite que recebeu os mais calorosos aplausos. Primeiro ele mandou Jackson do Pandeiro, no grande clássico "Sebastiana". Deu uma paradinha estratégica pra pegar um copo de cerveja e oferecer um gole pra Gil e saudar a platéia. Depois mandou dois de seus maiores hits "Verdade" e "Deixa a Vida Me Levar".
As estrelas se despidiram e deixaram o palco, mas quando todos pensavam que a apresentação tinha chegado ao fim, o anfitrião avisou que iria tocar mais duas, e mandou "São João Carioca", parceria com Nando do Cordel e presente no novo CD.
O baiano convida Targino Gondim pra juntos tocarem "Esperando na Janela", que realmente não podia faltar na noite. E pra encerrar com chave de ouro, Gil avisa que os seus músicos iriam fazer um tema instrumental; excelente!
Foi uma noite agradabilíssima, se cumprirem a promessa de repetir a dose no ano que vém, estarei lá na Quinta da Boa Vista com certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário