Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

29 de Agosto de 2010 - LIONEL RICHIE NO HSBC ARENA (RJ)

Lionel Richie é o cara! Um dos maiores nomes da música contemporânea, compositor de algumas das mais belas canções de amor, voz de timbre bonito e marcante. E na sua primeira apresentação no Rio, ele mostra como se faz um show de verdade.

Repertório composto quase que 100% de grandes sucessos, músicos de primeira linha, bom público presente, animação contagiante, foi praticamente um show perfeito. Só não o foi por dois detalhes. Um é técnico, o som da bateria não estava bom, com o volume baixo e mal regulado, oq eu foi uma grande pena, pois o baterista era um monstro no seu instrumento. E o outro motivo, e principal do show não atingir a perfeição foi o tempo de duração; Richie apresentou seus maiores sucessos em econômicas 1h25.

Um show muito curto, o que contrariou suas declarações ao jornal “O Globo”: “ Vão ter que me tirar do palco. Como é minha primeira vez no Brasil, devo tocar por, pelo menos, duas horas e meia” . Infelizmente, não concretizou sua promessa.

O setor com os ingressos mais “baratos” onde custavam exorbitantes R$ 220, era também o mais cheio (os mais caros chegaram a R$ 750). O atraso de mais de 40 minutos, fez com que os presentes puxassem algumas vaias, que logo se transformaram em palmas e entusiasmo quando as luzes se apagaram, e uma versão remix dance de “Hello” anunciou o início da festa.

Até que finalmente Lionel Richie aparece simpático e risonho pra mandar “All Around the World”. Sempre alternando baladas e músicas dançantes, Richie deu ao público aquilo que todos esperavam. Falando bem devagar e com calma, eu mesmo com meu inglês sofrível, consegui entender perfeitamente suas falas: “Esta noite vamos relembrar minha carreira. Commodores, anos 70, 80 e tudo o que vocês esperam”.

Muito carismático, demonstrando muito bom humor, aparentava muito menos que os seus 61 anos de idade. A todo momento promovia demonstrações de carinho pelo público e pela cidade, que retribuía com muitos aplausos e presentes jogados e entregues ao cantor. Apesar de seus 42 anos de carreira era a sua primeira vez no Rio: “"Por que demorei tanto para vir aqui? Esta noite vamos celebrar. É a primeira vez que venho ao Rio, que loucura!".

Sentado ao lindíssimo piano de cauda no meio do palco, ele canta um dos maiores sucessos dos Commodores: “Easy” que foi levada em coro pela platéia e fez vibrá-la logo nos primeiros acordes.

Com total domínio de palco, ele comandava o público que atendia a todos os seus pedidos de palmas, e prontamente levantava das cadeiras sempre que solicitado.

Pra mim, o ponto alto foi quando anuncio: "Nas próximas três canções seremos apenas eu, o piano e vocês", e num clima bem intimeta ele interpreta "Still", "Oh No" e "Stuck On You";esta última a banda volta com destaque para o saxofonista André Delano.

Com hit atrás de hit, "You Are", " Three Times a Lady", "Say You, Say Me", Lionel demonstra que ainda canta muito bem.

Num certo momento ele perguntou a alguém da banda se Diana Ross estava no Rio. Com a resposta negativa, ele convidou as fãs para que o acompanhassem. "Vocês serão milhares de Diana Ross, quero ouvir as mulheres do Rio, todas serão Diana", e com a ajuda do coral, cantou um dos mais belos hinos ao Amor, "Endless Love", que eu injustamente não inclui na postagem (As 12 Músicas de Amor Mais Bonitas )

Após "Brick House", o cantor se despediu do público e deixou o palco, mas logo em seguida retornou ao piano, Lionel para "Hello". Depois colocou todo mundo pra dançar em "All Night Long", deixando novamente o palco.

Mas ainda não havia terminado. Num segundo Bis, "We Are The World" , em homenagem a Michael Jackson encerrou a noite inesquecível. Antes de ir embora, Lionel repetiu por duas vezes a frase: “See you next year” (Vejo vocês ano que vem).

Faltaram muitos hits como "Lady" e "Trully", e como já comentei, o show foi muito curto, talvez explicado pelas versões mais curtas de algumas canções como "Endless Love", mas não tem como negar que foi um showzaço, um dos melhores do ano até agora.

SETLIST:
- INTRO (Hello - versão Dance)
- All Around The World
- Penny Lover
- Easy
- Ballerina Girl
- Running With The Night
- Still
- Oh No
- Stuck On You
- You Are
- Three Times a Lady
- Dancing On The Ceiling
- Sail On
- Say You, Say Me
- Commodore Medley
- Fancy Dancer
- Lady You Bring Me Up
- Endless Love
- Brick House
Bis:
- Hello
- All Night Long
Bis 2:
- We Are The World

2 comentários:

  1. Foi um show maravilhoso!!!! Vc foi perfeito em seu comentário... realmente senti muita falta de Truly e Lady e o tempo foi muito curto... mas realmente foi um grande show, um dos melhores que já tive oportunidade de assistir e umas das vozes mais belas que já escutei ... Lionel Richie... perfeito...

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra,
    foi um showzaço, né?
    Obrigado pelas palavras e pela visita
    Beijão

    ResponderExcluir