Total de visualizações de página


terça-feira, 17 de agosto de 2010

ROCK IN RIO CONFIRMADO PARA SETEMBRO DE 2011





Agora é pra valer, o Rock In Rio volta às origens... Depois de passar por Portugal e Espanha, retorna 11 anos depois da última edição carioca. Só estranhei bastante o fato de ter sido marcado para setembro (as outras 3 edições aconteceram em Janeiro).

Antes do primeiro festival era raríssimo as grandes bandas internacionais que faziam shows no Brasil. Genesis em 1977, Eart Wind & Fire em 1980 e The Police em 1982 (ambos no Maracanãzinho (RJ)); Queen em 1981 no Morumbi (SP), Van Halen em 1983 no Ginásio do Ibirapuera (SP), e Kiss em 1983 (Maracanã e Morumbi) foram as exceções. O Rock In Rio colocou nosso país e a América do Sul no mapa das turnês dos astros da música mundial.

Nascido dos sonhos do empresário Roberto Medina, que teve como braço direito Luiz Oscar Niemeyer, o evento foi histórico pelos números, pelo pionerismo, e pela coragem. Os dois tiraram leite de pedra, e conseguiram montar um cast de respeito com AC/DC, Queen , Yes, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, Iron Maiden, entre outros. “Desta vez, a ideia é termos noites pop, metal, rock, teen...” - afirma Medina, que não quer deixar a música eletrônica restrita à Tenda Eletrônica. –“Penso numa noite eletrônica, com um nome forte do gênero no Palco Mundo”. Acho isso no mínimo desnecessário , já temos eventos exclusivos de música eletrônica. Já de Rock é sempre muito raro no Rio. Espero que ele mude de idéia quanto a isso.

Ontem, segunda-feira (dia 16 de Agosto), o prefeito Eduardo Paes e Roberto Medina anunciam oficialmente o festival com uma entrevista coletiva. Anunciaram que o Festival deve receber 108 atrações e cerca de 720 mil espectadores. Com data marcada para os dias 23, 24, 25 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro de 2011, o evento terá seis dias de duração, com 14 horas de atrações por dia. Marcará a inauguração do futuro Parque dos Atletas, em Jacarepaguá, próximo à Cidade do Rock, local em que foram realizadas duas das três edições nacionais do festival (em 1985 e 2001). Orçado em R$ 40 milhões, o Parque Olímpico Cidade do Rock, como foi batizado, foi todo custeado pela Prefeitura e deve levar cerca de 8 meses para ficar pronto. Fora das datas de realização do festival, o espaço será administrado pela RioTur. Serão 150 mil metros quadrados, que vão abrigar o Palco Mundo, a Tenda Eletrônica e o Palco Sunset, novidade que vai reunir artistas brasileiros em shows improvisados com direito a o convidados. O espaço e o público serão menores que os da primeira e terceira edições. O valor dos ingressos já foi estabelecido; cada dia do evento custará R$ 180 (com direito a meia-entrada). O festival oferecerá também desfiles no Espaço Fashion e brinquedos como roda gigante e kaboon. Está prevista uma área com recreadores para que os pais possam deixar seus filhos enquanto assistem aos shows.

Veja o projeto:

Paes justifica a escolha dos meses de setembro e outubro para a realização do festival com as afirmações: "É um período do ano em que faltam eventos no Rio, faltam atrações para os turistas. A cidade fica um pouco devagar. Porque este é um evento que movimenta economicamente vários setores. No verão, época em que as outras edições foram realizadas, o Rio já acontece".

Medina também adiantou que, como em outras edições, vai dividir o festival em dias temáticos, com destaque, infelizmente para a música pop. Ele sonha em trazer Shakira, Lady Gaga (eca!), e artistas de Rock que já tocaram no Rio como o desfigurado Guns N’Roses, Iron Maiden e Radiohead. Avisa também que usará uma pesquisa pra saber o que o público quer assistir no Rock In Rio.

O Rock In Rio já está nas redes sociais e possui um site (www.rockinrio.com.br) , aonde em breve poderemos votar nas atrações que gostaríamos de ver. Ed Motta, Pitty, Sandra de Sá, Toni Garrido, Frejat, Dinho Ouro Preto, Evandro Mesquita, Ivo Meireles, Tico Santa Cruz (Detonautas), George Israel, Zé Ricardo, Rogério Flausino (Jota Quest), Di Ferrero (NXZero), entre outros gravaram o tema do Rock in Rio, e já pode ser visto no Youtube (reparem na Pitty uivando e latindo no finalzinho...ui...me excitou..rsssss)

Nenhum comentário:

Postar um comentário