Total de visualizações de página


terça-feira, 24 de agosto de 2010

MEU TOP 40 DE GUITARRISTAS DE ROCK E BLUES

Provando ao Tiago (juro que não é provocação....), listo mais 20 dos meus guitarristas de rock e blues preferidos, que somados com a postagem de fevereiro de 2009 (MEUS 20 GUITARRISTAS PREFERIDOS DE ROCK E BLUES ), completam meu "TOP 40". Primeiro relembrando os 20 primeiros da lista:
1- Jimmy Page
2- Jimi Hendrix
3- Steve Howe
4- Stevie Ray Vaughan
5- Eddie Van Halen
6- Eric Clapton
7- Steve Vai
8- Carlos Santana
9- David Gilmour
10- George Harrison
11- Joe Satriani
12- Jeff Beck
13- Brian May
14- Ritchie Blackmore
15- Gary Moore
16- John Petrucci
17- Steve Morse
18- Alex Lifeson
19- Jeff Healey
20- Angus Young

E agora mais 20, e nada de Slash, Tiagão....

21 Vernon Reid
Assim como sua banda, o Living Colour, Vernon é uma mistura de estilos: o virtuosismo do jazz-fusion, a velocidade do metal, o sentimento do Blues, e a força do Rock somada a música negra. É surreal vê-lo ao vivo, e já tive o privilégio por duas vezes.


22 - Frank Zappa
Músico genial, de obra extensa, sendo um guitarrista brilhante, e muitas vezes pouco reconhecido. Segundo palavras de Steve Vai, que já fez parte de sua banda: "Aprendi como não tocar vendo vários guitarristas tocarem. Com Zappa aprendi como tocar da maneira certa..."


23 - Tony Iommi
É impressionante o som que Iommi tira da guitarra; é único. Pude conferir isso, ao vivo no ano passado. No Black Sabbath foi criador de vários dos maiores e mais marcantes Riffs da história do Rock.


24 - JohnnyWinter
Esse albino louco possui uma das técnicas mais originais da guitarra blues-rock. É também mestre no slide. Vi seu show esse ano, e mesmo carcumido pelo tempo e pelas drogas, botou pra quebrar.


25 - Jan Akkerman
O exímio e criativo guitarrista da banda holandesa de Rock Progressivo dos Anos 70, o Focus, Akkerman fazia solos bem a frente de seu tempo.


26 - Mark Knopfler
Com simplicidade e leveza, sempre colocando as notas certas, formando os mais belos desenhos, Mark Knopfler possui na sua carreira a frente do Dire Straits inúmeros solos que marcaram para sempre.


27 - Buddy Guy
Verdadeira lenda do Blues, influenciando todos os grandes guitarristas da década de 60, de Hendrix a Clapton, Buddy Guy não poderia ficar fora dessa lista.


28 - Randy Rhoads
Tirado do Quiet Riot para alavancar a seminal carreira solo de Ozzy Osbourne, Rhoads juntou Rock com música clássica em solos eternos como em "Mr.Crowley" e "Crazy Train". Infelizmente faleceu no auge, aos 26 anos.


29- Zakk Wylde
Outro que deu gás para Ozzy brilhar, Zakk Wylde é ao mesmo tempo agressivo e virtuoso. Um verdadeiro animal, que também já tive a felicidade de assisti-lo em ação.


30 - Paul Gilbert
Técnica, virtuosismo, feeling, bom gosto, criatividade; paul Gilbert tem tudo isso e muito mais.


31 - Eric Johnson
Consegue o respeito dos puristas com seus solos cheios de feeling. Ao mesmo tempo participa dos shows do G3 com Vai e Satriani, deixando a molecada presente de queixo caído, literalmente.


32 - Nuno Bettencourt
Se você estranha a inclusão de Nuno Bettencourt na lista, sugiro que ouça o solo da música "Rest In Peace", gravada por sua antiga banda, o Extreme. Tenho certeza que seus conceitos mudarão.


33 - Joe Perry
Toca pra cacete! Rock and Roll de verdade. Joe Perry é tudo que um guitarrista de Rock precisa ser. Os fãs do Aerosmith sabem muito bem disso.


34 - Joe Walsh
Desde do Jame's Gang já mostrava que era um dos melhores do mundo. No Eagles fazia verdadeiros duelos com Don Felder, e quem sempre saia ganhando eram os ouvintes, que se deliciavam com belíssimos solos como os de "Hotel California".


35 - Duane Allman
A frente do Allman Brothers, Duane mostrava o que Southern Rock tinha de melhor, com sua pegada totalmente Blues, e arrasando no slide guitar.


36 - Pepeu Gomes
Como já escrevi em várias postagens anteriores, Pepeu é um dos maiores do mundo. Pena que nem todos sabem disso...


37 - Robert Cray
O som estalado da sua Fender Stratocaster já é uma marca registrada. É um dos guitarristas favoritos de ninguém menos que Mr Eric Clapton.


38 - Matthias Jabs
Seus belos e rasgantes solos de guitarra influenciaram meio mundo, o próprio Eddie Van Halen assume a sua admiração por Matthias Jabs.



39 - Yngwie Malmsteen
Muita gente o acusa de metralhadora de notas. E ele realmente o é. Mas além disso é um puta guitarrista, e nem tem como negar isso.



40- Dimebag Darrell
Assim como Zakk Wylde, o guitarrista do Pantera aliava agressividade com técnica refinada. Um retardado que se dizia fã o assassinou a tiros durante um show. Uma perda irreparável para o Rock e os bons sons.

2 comentários: